Equipamentos para Cozinha: Foque no Básico

Por em

Equipamentos: Foque no Básico

Quando comecei a escrever esse artigo acreditava que fosse mais fácil do que imaginei. Ao passar do tempo percebi que não seria tão simples assim.

A influência direta deste texto “The Essential Kitchen: The Basics and Beyond” de um ano atrás que divide os gourmet em três grupos iniciante, intermediário e avançado. Porém, algumas coisas para o pessoal no exterior é mais fácil (e barato) do que em terra brasilis.

Mal terminei de esboçar a idéia básica vi que estava meio grande. Tempo vai, tempo vem… resolvi testar um outro formato!

Por isso o conteúdo deste está em vídeo! Era para ser apenas um vídeo único e direto, mas as proporções do arquivo não seria aceito no youtube e nem no vimeo. Assim, o vídeo está dividido em três partes.

Devo ter tido muita besteira, então, não se acanhe dizer o seu ponto de vista! :D E sim, eu sei que minha voz não é nada bonita e esquisita. :/

Básico (Iniciante)

Intermediário

Avançado

Compartilhe!

Estante do PraFundo

David Lebovitz – Perfect Scoop: Ice Creams, Sorbets, Granitas, and Sweet Accompaniments
Aventuras com Chocolate
Anthony Bourdain: e as Receitas do Les Halles – Nova York
100% Prazer – Aperitivos

Confira toda a ESTANTE!

22 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Acabo de descobrir que preciso de alguns acessórios. Na minha próxima ida a SP City vou reservar um trocado para fazer umas compras. :) Gostei da série e acho que vc deveria fazer mais posts assim. Soa bem em um blog sobre comida. :P
    E não, não estou zoando.

  2. Sem Avatar Márcia:

    Oi Vitor, achei bem interessante os vídeos viu, eu comecei meus experimentos em cupcakes mas ainda não montei blog.
    Continue com suas dica!
    []´s
    Márcia

  3. Pô, Vitor, do jeito que você fala, pensei que a sua voz fosse mais ou menos assim:
    http://www.youtube.com/watch?v=PzI8PikVElY

    Me surpreendi positivamente. Agora vou ver os seus próximos vídeos sem receios :-)

  4. Sem Avatar Luiza:

    Olá Vitor (desculpa pelo comentário do post anterior o “c” no seu nome, força do hábito)!
    Muito bacana esses vídeos, bem interessante para quem
    nao tem muita noçao do que comprar. Gostei também de suas dicas sobre a frigideira de tefal (teflon?), e a faca de desossa que mandaram comprar quando começei a faculdade
    (de Gastronomia) já estou no 2º período e acho que a usei uma só vez, assim como o cutelo e outras que mandaram comprar.
    Só queria acrescentar que em alguns momentos a faca
    de ofício (legumes) pode ser bem útil e ela é bem “baratinha”.
    Um abraço,
    Luiza

  5. Sem Avatar Bibi:

    Vitor, me diverti com os vídeos. Pena que você me fez aumentar a minha wishlist. :D Acabei procurando mais algumas coisas na Amazon e dá até tristeza de ver os preços por aqui.

    Tenho uma perguntinha: onde você comprou aquela faca linda? E qual a marca? Ando caçando uma. Tenho algumas da Tramontina de aço inox, inteiras, lindas, que eu mantenho afiadinhas, mas ando caçando uma igual a sua, que só vi na Amazon. :(

    O maçarico está na minha wishlist há algum tempo… meu sonho é fazer crème brûlée em casa. Comi uns por aí doces demais e duvido que tenham usado fava de baunilha de verdade. Então, com sorte ainda faço um até o final do ano.

    Abraços,

    Bibi

  6. Sem Avatar Aline:

    Gastronomia realmente é um hobby caro. E do jeito que sou consumista, nem ganhando na megasena ia conseguir comprar tudo o que eu quero. Isso sem falar nos livros…

  7. Sem Avatar Michel:

    Salve Sr. Vítor! Atacando de apresentador.
    Ficaram ótimos os vídeos.
    Sobre o Silpat, ele é francês e não existe ninguém que fabrica uma imitação.
    O que vc. mostrou é original mesmo.

  8. Caro Vitor,
    Achei uma gracinha os seus videos, muito informativo. Ví uns gadgets alí que fiquei bem curiosa em adquirí-los, e vou comprá-las com certeza.
    Realmente vc tem razão, às vezes por impulso acabamos comprando coisas caras que não tem tanta necessidade.
    Adorei “conhecê-lo”, video tem essa magia, acho até que vc tem jeito pra comandar um programa de culinária na tv por que não, fazer umas gostosuras “confeitaria”, e em seguida diquinhas como vc fez no video. Ai já tem uma espectadora garantida, você é bem articulado e carismático, tem futuro.
    Virei fã, já te adicionei no meu blog.Bjss

  9. “É caaaarooo”. Adorei a forma como você é econômico kakakakaka

    Beijos!

  10. Adorei! Ai que vontade de sair correndo e comprar aquele silpat!
    Foram muito bons os vídeos. Parece que estamos conversando frente e frente…
    e realmente é caaaaaro…. imagino vc comprando roupa…
    Beijos

  11. Sem Avatar Cinthia Nemoto:

    Oi Vitor,
    Adorei seus videozinhos, principalmente o básico qdo vc falou que era para pessoas que estão “tentando aprender a cozinhar” – eu! rss
    Mas não sei se vc lembra de mim, mas me mudei para Toronto há um ano atrás e agora, aqui, sem mamãe, sogra, empregada ou qquer outra coisa parecida, quando tenho vontade de comer alguma coisa, eu que tenho que me virar!
    E suas dicas são fantásticas para mim, já fiz vários pratos que vc recomendou inclusive, é que nem sempre consigo tempo para escrever aqui.
    Aproveitando, tem uma loja muito bacana aqui chamada Kitchen Stuff Plus (www.kitchenstuffplus.com), os precos são bem convidativos e como estou indo para o Brasil em Maio, caso vc queira alguma coisa, pode encomendar. Estou levando algumas coisas para umas amigas então um a mais ou a menos não tem problema, aí coloco no correio para vc. Qquer coisa me escreve no meu e-mail.
    abraços e parabéns pelo blog!!
    Cinthia.

  12. podcast!

    podcast!

  13. Sem Avatar Camila:

    Gostaria que vc falasse as marcas dos produtos que indica e as melhores lojas para comprá-los. Uma coisa que eu não vivo sem agora é meu copo medidor americano com cups e ounces, muito útil para o Tastespotting!

  14. @Fabi: fomentei o bicho de compras em ti? hahahah se precisar de dicas em que lugar comprar, você sabe como me acha! xD

    @Márcia: acredita que nunca fiz cupcakes mesmo, só muffins! Quero testar também, heheheh

    @Letícia: hahahahah, não chega a ser como no vídeo que postou, mas está longe de ser algo bonito, heheheh

    @Luzia: exato, comprei a de desossa por causa do curso que fiz e no fim das conta nem pude usar lá no curso. Muitas facas para quem não tem lá muita habilidade e nem previsão de aprender a usar corretamente, eu creio, que seria desperdício de dinheiro. Tendo ao menos uma, realmente boa, dá conta do serviço para quem cozinha só em casa. Não acha? :)

    @Bibi: que bom que se divertiu, hahahaha Minha wishlist também é grande, falta dinheiro pra realizá-la. A faca que mostrei é uma Tramontina também, da linha Century (modelo 24020/107). Comprei em Curitiba numa loja que é distribuidora da marca, http://www.viainox.com/ Respondida? :)

    @Aline: nem me fala nos livros, melhor nem entrar nesse assunto… hahahah

    @Michel: hahahahah, pois é. Mas nem, só pra divertir mesmo. Sério? Pois no meu está escrito Cimapi que é indústria brasileira, no site deles não indica nada que possuam os direitos de produção. Bom, vai saber!

    @Carmencita: agradeço e muito os elogios! :D Mas ainda tem muito chão para chegar nesse patamar de responsabilidade, heheheh. Tenho que estudar e aprender muito ainda.

    @Claudia: só depois na hora de editar que percebi que repeti tantas vezes isso, hahahahah

    @Amanda: hahahahahah, roupa é tudo caro também. Só compro quando é necessário, tudo muito… caro! Hahahahah

    @Cinthia: Claro que lembro! Não é do http://desampaparatoronto.blogspot.com/ e http://www.fromsampatotoronto.blogspot.com/ ? heheheh (tá, nada que uma busca nos comentários não resolva :P) Espero que tenha apreciado as sugestões de receitas :D Olhei o site que você mandou… nossa, passei tanta vontade lá! E tudo bem convidativo mesmo! Se lá tivesse a Flip Mino HD ou Zi6, nosssaaaaaa. hahahahah Agradeço e muito a disponibilidade.

    @Guada: era para ter sido podcast, mas queria testar em vídeo! :D

    @Camila: então, eu não tenho tanta certeza se dizer a marca e onde comprei seria “interessante”, por que acredito que cada um pode escolher qual é a melhor marca e loja, não? Ou seria legal dizer? ;/

  15. Sem Avatar Bibi:

    Sim, e muito obrigada :D Acho que consigo achar por aqui mesmo (São Paulo). Mas se por acaso eu for para Curitiba loja eu até sei onde é a loja. :) Mais uma vez, muito obrigada.

  16. Sem Avatar Camila:

    Victor Hugo, o problema é que aqui no Rio de Janeiro é muito difícil encontrar produtos especializados, principalmente certos temperos. Essa semana achei horseradish no Extra, o mercado mais vagabundo que tem, e quase infartei de emoção. O preço é absurdo, claro, mas foi um verdadeiro milagre. Pimenta caiena e chili também são difíceis de achar. Sálvia e outras ervas quase nunca vejo e quando tem não são frescas. Um absurdo, acho que quem mora na roça é mais bem servido. O mesmo ocorre com os equipamentos, o que tem, quando tem, é caríssimo ou vagabundo made in China. Por isso, achei que talvez tivesse alguma loja em São Paulo que vendesse pela internet, aí seria muito interessante ;)

  17. Ai… tô chorando de rir… ADOREI os vídeos… mas é caaaaaaaro… rs… ;-)

  18. Sem Avatar Eliana:

    Oi Vitor adorei os vídeos. Acho que vc já devia ter se acostumado, bons utensílios são caaaaaaaros mesmo.

  19. Sem Avatar Rose Petrus:

    Amei seus vídeos… Parabéns
    Sou uma mãe que ama cozinhar para minha família e amigos, então sempre estou procurando aprender coisas novas para surpreender meus filhos, marido e amigos….
    Parabéns …
    Ah!! tenho um filho que chama João Vitor
    Abraços

  20. Muito bom! Vídeos explicativos da Série 101: Equipamentos – Foque no Básico — Prato Fundo http://t.co/R5xvAfkv

  21. Adorei os vídeos. Já estou no nível avançado, tenho mais equipamentos que tempo para cozinhar. A minha super paixão é a Thermomix, que não é só para a molecular, faço tudo com ela, sempre perfeito e com padrão. Faço até arroz… :) Parabéns pelo site.

    1. @Daniela: Thermonix é sonho de consumo! Mas poderia ser mais acessível, muito caro para o pobre mortal aqui! hahahah

Trackbacks/Pingbacks

  1. Na Mídia: Matéria no Correio Braziliense — Prato Fundo

    [...] um pouco o artigo Série 101: Equipamentos. Só faltou uma coisa na matéria, não colocaram o endereço do blog nela! Ao menos, na versão [...]

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»