Em Busca do “Butterscotch Ice Cream” Perfeito

Por em

Butterscotch Semifreddo

É a segunda vez que faço, quase, a mesma receita. Ou melhor, a ideia para um prato. Na primeira, foi sorvete (na máquina) com sabor de Butterscotch. Nesta segunda, o semifreddo (semi congelado em italiano).

Butterscotch, a grosso modo, é uma calda servida junto com sorvete. Os ingredientes principais são manteiga e açúcar mascavo, e pode ser adicionado xarope de milho (glicose de milho amarela), creme de leite, por exemplo. Particularmente, gosto por causa do sabor caramelado/queimado (quase um toffee) que possui. Casa muito bem com baunilha e chocolate.

Até que um belo dia veio o estalo: se é bom com sorvete, imagine sendo sorvete! Não poderia ficar ruim, pensei.

Ruim não ficou, claro. Mas falta algo, ainda.

Na primeira tentativa, ficou gostoso. Mas muito gorduroso devido ao creme de leite fresco com 45% de gordura. Bem fatty. Na segunda, foi justamente o contrário. Faltou um pouco dessa gordura toda, pois tentei com creme de leite de caixa (25% de gordura).

Entretanto, o gosto “queimado” não ficou interessante como gostaria em ambos os casos. É gostoso, mas… mas… não era o que tinha em mente.

Devo tentar outra vez quando tiver, de novo, seis gemas sobrando. Sim, usei 6 gemas. Manteiga + açúcar + creme de leite + gemas = Você sente as coronárias entupindo, hahahah

Deixarei apenas a receita da calda Butterscotch (da Nigella) que uso, o semifreddo em si, prefiro não. Como já disse, não atingiu o resultado esperado. Mas a calda pode confiar que é boa mesmo, heheheh.

Butterscotch Sauce

Rendimento: cerca de 250~300mL, aproximadamente.

Ingredientes

  • 45g de açúcar mascavo
  • 30g de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 150mL de xarope de milho amarela
  • 125mL de creme de leite*
  • Opcional: 2 colheres (sopa) de extrato de baunilha

Modo: numa panela junte os açúcares (cristal e mascavo), xarope de milho e manteiga. Em fogo médio-baixo, mexa para misturar e ajudar a derreter a manteiga.

Deixe ferver por 3-5 minutos, aproximadamente, a mistura. O tempo depende de quanto calor a sua panela “armazena”. Cuidado que nas de fundo triplo pode queimar. Para saber o ponto é prestar atenção no cheiro a medida que vai cozinhando, deve cheirar caramelo.

Então, adicione o creme de leite e o extrato de baunilha (caso desejar), misture bem. Desligue o fogo. Está pronto! Sirva quente.

Quando esfria, a calda fica mais viscosa. É só reaquecer em banho-maria que volta a ficar mais líquida.

Dica
- Creme de leite: já fiz com creme de leite fresco e de caixa. Ambos dão certo, a única diferença é que com o fresco a calda fica mais encorpada por causa da gordura a mais.

Compartilhe!

Estante do PraFundo

Itália de Jamie
Gourmet Today: More than 1000 All-New Recipes for the Contemporary Kitchen
David Lebovitz: The Sweet Life in Paris: Delicious Adventures in the World's Most Glorious – and Perplexing – City
A Miscelânea da Boa Mesa de Schott

Confira toda a ESTANTE!

8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Joana:

    sendo sincera, espero que acerte rapidinho!
    eu já estava salivando quando comecei a ler o post!
    =)

    mas, a dieta agradece!
    beijos!

  2. Já fiz essa calda e ela realmente é perfeita.
    Amei tudo por aqui! Voltarei sempre!

  3. Sem Avatar Ruslan:

    Olá Vitor Hugo,

    já sou iniciado na cozinha (sim, cozinha, não gastronomia ou culinária, cozinha… 9 anos morando sozinho dá nisso), mas decidi me aventurar nesse mundo de novas delícias (me dou melhour com doces =), nisso encontrei seu bolo da Nigella (vi ela uma vez no GNT e fui procurar umas receitas)…

    Depois de anotar a receita (e talvez testá-la hoje, benzadeus, também quero pouca louça suja!) comecei a fuxicar no seu blog, achei muito legal, acessível aos iniciantes (principalmente pelos vídeos, dei umas boas risadas hahahah), hoje vou às compras \o/

    Já favoritei-o, continue assim!
    PS: Visitei o site da Nigella e vi o Butterscotch, mas fiquei sem saber o que é… até esse post hehehe fica tão mais fácil estar no nosso idioma!

  4. Sem Avatar dani:

    adorei esse blog

  5. Sem Avatar Adriana:

    Uso a calda Butterscotch como cobertura de cheesecake… bom demais!

    Já comi aqui em Melbourne esse sorvete de butterscoth, muito bom… Em alguns lugares eles adicionam Baileys, você não tem idéia da delícia que é!!! :D

    Vou tentar essa receita da Nigella pq tem bem menos açúcar do que a que eu costumo fazer. Deve ficar mais levinha, a que uso é um tantinho enjoativa…

  6. Sem Avatar Thiago:

    ola!
    não sei se o que falta pode ser um ingrediente que altere um pouco o sabor final, mas já fiz muito semifreddo de butterscoth com amendoas. fica maravilhoso.
    e parabéns pelo blog.

  7. Sem Avatar Cris:

    Sempre acompanho o seu trabalho, desde muito tempo…
    Hj, passeando em um site, encontrei isso:
    “Tudo que rola nos melhores blogs de gastronomia do Brasil” [link quebrado removido]
    e claro, vc estava lá!!!!
    OMEDETÔU viu!!

  8. Logo vai descobrir. Outro dia também cismei em fazer sorvete de mate com leite e aveia. Fiz, fiz, fiz, até que saiu. O pessoal da granja é que agradece, né?

    abs
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»