Brigadeiro Quase Tradicional

Por em

Brigadeiro Quase Tradicional

Nos últimos tempos a moda em recepções e coisas do gêneros são os chamados “food fingersfinger food que são na essência canapés e acepipes para se comer com as mãos e fazer o mínimo de sujeira. Dentro desse novo (?) conceito de servir caiu no gosto de todo mundo o brigadeiro de copinho, mas não custa nada lembrar do brigadeiro “old skool“. Ah, não estou aqui para julgar o copinho, pelo amor de Vatel. Porém, que vai ou já virou arroz de festa não há como negar, né? ;P

Digo quase clássico, pois nessa versão vai creme de leite. Dica cantada pela vizinha (será que é da parede amarela?) de uma colega lá no trabalho. E qual a diferença? Basicamente fica mais cremoso e melhora a patabilidade (paladar) do docinho por causa da dose extra de gordura.

Grau de dificuldade: não queria caçoar.. mas tipo é brigadeiro?!? Mole, mole.. quer dizer no ponto.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata ou caixa de creme de leite
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó*
  • Chocolate granulado para acabamento

Utensílios: panela, colher.

Modo: tudo dentro da panela e em fogo baixo mexa até adquirir consistência (quando mexe consegue ver o fundo da panela sem dificuldades). Enfatizo que por ter creme de leite, demora bem mais para dar o ponto. Deixe esfriar, enrole e passe no granulado.

Como vai creme de leite, o rendimento aumenta um bocado e demora um pouco mais para dar o ponto de brigadeiro. Se for para crianças, use chocolate em pó ou achocolatado (*heresia!* É necessário acrescentar mais para obter uma coloração mais interessante.), pois o cacau em pó não tem açúcar, ou seja, o brigadeiro não fica tão doce e, particularmente, com pouco já fica excelente.

Compartilhe!

Dicas de Compras

Grant Achatz – Alinea
Heston Blumenthal at Home
Joanne Chang – Flour, Too
Eleven Madison Park: The Cookbook

Confira toda a ESTANTE!

22 Comentários (Deixe o seu!)
  1. olha já cansou ver os brigadeiros no copinho…acho q as bolinhas com granulado devem voltar!!! sim sim sim1 comemos menos, tem o granulado q é uma dleicia, sem falar q dá pra variar o tipo de “enrolamento” pode ser no chocolate em pó(meu preferido) no coco, nas bolinhas prtas, granulado colorido…mil eu ma versoes…mas a dica da visinha é fantástica!!anotadissimo!!!

  2. só de olhar para a foto fiquei com a cabeça a andar á roda. e olhe que eu nem sou grande apreciadora de brigadeiros, mas o aspecto destes fazem-me ficar morrendo de vontade de comer já um!

  3. Eu não apenas me divirto com a sua maneira de escrever, também “absorvo” suas dicas como uma “esponja”, meste caso é da vizinha, mas muito boa!
    Beijocas

  4. Foto linda, manda ai uns mil, tá?
    Beijoca

  5. Sem Avatar Nina:

    No brigadeiro para recheio costumo usar uma parte de creme de leite (acho que fica mais macio, menos puxa-puxa).
    Tenho uma boa história sobre a invenção do brigadeiro, mas preciso esperar o Dias Lopes (Gula)publicar antes…

    bjo.

  6. Meu irmão faz brigadeiro assim e realmente fica mais macio!

  7. @laila: as vezes, tenho essa súbita vontade de um docinho e desta vez foi brigadeiro normal mesmo. Realmente, o granulado faz toda a diferença.

    @risonha: estão tão gostosos! =D~

    @Marizé: fico feliz em saber que além de levar diversão, as minhas dicas também são absorvidas! =D

    @Anette: mil, só? heheheh

    @Nina: é a história de como ele criado? Devido a um slogan de um político que era militar e a patente era Brigadeiro? heheheh Isso! Não ficou nada puxa-puxa!

    @karen: uia, sério? =D

    E coincidência ou não (ou apenas o inevitável), assistindo um vídeo de tapioca com recheio de brigadeiro a moça usou creme de leite também. A dica é mais comum, e eu fiquei comento toca esse tempo todo, hahahah

  8. Sem Avatar Nina:

    Tenho uma grande amigo que é parente da mulher que trouxe a receita para o Brasil.

  9. Sem Avatar Daniela:

    Essa receita do brigadeiro com creme de leite é legal. Prefiro colocar o creme por último depois de desligado, tente, o resultado é muito melhor.

    Faça o brigadeiro ao ponto de desgrudar do fundo da panela (pode até deixar passar um pouco mais de tempo) desligue, espere que parem as bolhas, e misture para cada lata de leite condensado usado, metade do creme de leite, misture e deixe esfriar, fica no ponto bom para enrolar. Se for usar como cobertura ou recheio pode utilizar mais de meia medida do creme. Huuuum isso dá até água na boca de pensar.

  10. Minha irmã me ensinou esse truque e falei sobre ele um tempo atrás. A mim, particularmente, me apetece muito mais essa versão, que é menos doce e me faz sentir melhor o gosto do chocolate. Mas concordo que os ‘old school’ têm mesmo o seu lugar ;***

  11. Sem Avatar Akemi:

    Gostei desta receita, o creme de leite é com soro mesmo?

  12. @Nina: uia! Quero saber mais sobre isso! =D

    @Daniela: não vai ficar puxa-puxa? Também achei que com o creme fica interesante para recheios…. idéias para bolos não param… heheh

    @Akemi: coloquei com soro e tudo, como usei o de caixa que vem com o soro homogeneizado.

  13. Sem Avatar Agda:

    Food fingers???

  14. @Agda: não entendi! hehe /o/

  15. Sem Avatar Ana:

    Eh “finger food” Vitor!!!!! :-)
    (nao food fingers…!) Acho q foi essa a duvida da agdah!
    Ana

  16. @Ana: putz, isso que eu tinha olhada na revista para ter certeza! Desculpe minha dislexia! hahahah Já arrumei, agradeço! :)

  17. Menino, já que você está querendo novidades para o nosso bom e velho brigadeiro, tente essa: depois de pronto, ao invés de passar no granulado, passar no chocolate derretido, como uma truffa. Hmmm… delícia

  18. Sem Avatar Gi:

    hahahha o último brigadeiro que fiz, teve um entrão que jogou absolut no meio =x é mole?!

  19. oi Vitor,
    caí no teu blog em busca de espetinhos de frango pra minha festa de aniversário, mas daí vi essa receita de brigadeiro e resolvi prová-la (desisti dos espetinhos). acabei usando só 2 colheres de creme de leite e a massa ficou meio mole, bem mais difícil de enrolar (tive que besuntar minha mão de manteiga pra conseguir fazer as bolinhas), mas ficou beeeeeeeem mais gostoso que o brigadeiro tradicional.
    obrigada pela dica!

  20. @Mariza: brigadeiro trufa… nhammm

    @Gi: eita! ficou bom? :)

    @Ligia: seja bem-vinda e agradeço o comentário. Então, como eu disse, quando se coloca creme de leite no brigadeiro demora mais para dar o ponto, tem que ficar mexendo por mais tempo mesmo.

  21. Sem Avatar Thayna Basilio:

    Eu Fiz e Fico Uma Delicia Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm :))

  22. Sem Avatar Maria Kalisz:

    Eu vou fazer a prova amanhã, dia 23.12 minha bisneta estará completando 1(um) aninho e eu estou encarregada de fazer os brigadeiros. Vitor fiquei feliz ao encontrar esta receita. Obrigada.
    Cida

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»