Aquele Tal De Lime Curd e Lemon Curd

Por em

Aquele Tal De Lime Curd e Lemon Curd via PratoFundo.com

ATUALIZAÇÃO
Fiz novamente! Agora sim é coisa linda: Lemon Curd: A Redenção.

Estava novamente com algumas gemas sobrando e como jogar comida fora não é opção. Não queria fazer maionese (já sabem o porquê), mas acabei fazendo uma prima: quente e doce! Guardada das devidas proporções e a minha insanidade na comparação.

Procurando aqui e ali lembrei desse tal lemon curd que é muito difundido lá fora, consumido como recheio de tortas, bolos e acompanhado waffles, panquecas e afins. Sempre ficava intrigado qual seria o gosto da combinação de gemas, limão, manteiga e açúcar.

Sendo que na receita em questão foi lime curd e não lemon, pois usei o limão taiti (Citrus x latifolia) que na verdade é uma lima. Caso tivesse usado o limão siciliano (Citrus limon), aí sim seria lemon.

Então…

Não digo que é ruim, mas achei deveras esquisito. Acreditava que teria um quê egg-ish maior, mas a força do limão não deixa isso acontecer. É doce, azedo-limão e cremoso.

Considerando que foi a primeira vez tanto na produção quando ao paladar, isso causou certa estranheza. Além do fato de que eu ainda associo limão com pratos salgados e marinadas. Por exemplo, tortas de limão me causam calafrios, hahahahah

Entretanto, o pessoal do blogs de comida parece gostar bastante do prato. Então, darei mais uma chance numa próxima oportunidade. Quem sabe como recheio de torta ou bolo, junto com bolachas deva ficar mais interessante.

A maneira que fiz difere um pouco das receitas mais usuais e clássicas: coloquei água. Normalmente, é apenas usado o suco do limão em si, porém como o taiti é bem mais pungente que o siciliano o creme iria ficar extremamente azedo caso tivesse usado o suco de dois limões.

Lime Curd

Adaptado de My Kind of Food

Ingredientes

  • 3 gemas
  • Suco de um limão
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 6 a 8 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 4 colheres (sopa) de manteiga

Modo: numa tigela que possa ir ao banho-maria coloque as gemas, suco de limão e água. Leve ao banho-maria (a água já deve estar quente), comece a bater essa mistura de gemas.

Vá acrescentando o açúcar aos poucos, a quantidade varia de acordo com o seu paladar. Com seis colheres já ficou relativamente doce, então, é preciso ir experimentando. Batendo sempre.

A medida que é cozido e batido, o creme começa a ficar mais consistente. Adicione a manteiga aos poucos (colher por colher) até incorporar totalmente. O creme deve ser capaz de cobrir as costas de uma colher sem escorrer de maneira fluída.

Transfira para um recipiente. Deve ser armazenado na geladeira (3 dias) e quando frio fica mais firme.

Lime Curd / Creme de limão
Quem me dera se as gemas fossem amarelas do jeito que aparecem na foto.

Compartilhe!

Dicas de Compras

Pierre Gagnaire: 175 Home Recipes with a Twist
Bon Appetit Desserts: The Cookbook for All Things Sweet and Wonderful
Grande Livro dos Ingredientes
Yotam Ottolenghi – Plenty

Confira toda a ESTANTE!

14 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Simone izumi:

    um dia hei de testá-la…
    realmente essa foto das gemas ficou um epetáculo…dá até vontade de comê-las cruas…
    bisous
    si

  2. Vitor, eu realmente adoro lemon curd e já fiz várias vezes – inclusive já fiz misturando lime e lemon e também só com lime e ficou muito gostoso. Eu não colocaria água numa próxima vez, não…

  3. Sem Avatar Núbia:

    É por isso que a Nigella chama de lime os limões verdes. Eu achei que era uma peculiaridade do inglês britânico.
    Vitor, nunca comeu uma mousse de limão azeda-docinha? É ótimo!

  4. Faz tempo que estou querendo fazer Lemon / Lime Curd. Só que também faz tempo que não me sobram gemas pra isso! Hahaha (E de fato, as suas estão bem bonitas!).
    Eu tentaria a versão do David Lebovitz, que fez recentemente. Ele usa uma receita que vai ovos inteiros, também…

  5. Sem Avatar Ana Paula:

    Olá Vitor (nome do meu irmão, e daí???)

    Nada a ver com o lime curd, quero comentar que “achei” seu blog há poucos dias mas estou amando, estou lendo (gosto de ler blogs desde o começo para depois poder participar) e logo começo a comentar mais, posso? rs

    Sou louca por culinária/gastronomia, consumidora louca del ivro caros e bons sobre o assunto, e ADORO (ops acho que está mais para AMO) cozinhar.

    Não faço pratos chiques (lê-se caros) mas adoro pratos finos (lê-se metidos a besta), minhas amigas e amigos e principalmente meu marido adoraaaaam quando resolvo me aventurar na cozinha.

    Bom conversaremos bastante, pode ter certeza!

    Abraços Ana

  6. Sem Avatar Ana Paula:

    Fiz um comentário enormeeeeeeeeeeeeeeeeee e esqueci de perguntar uma coisa (ainda não achei se vc fala isso no blog) voc~e aceita receitas testadas e super aprovadas?
    Para vc testar e super aporvar?
    :-)

  7. ahhh eu adorei o tal do lemon curd.. mas agora que vc falou, descobri que tbm fiz o lime curd hahahahahahaha
    fiz nessa receita aqui: http://jannajoaninha.blogspot.com/2009/03/choco-lemon-tartelette.html

  8. Sem Avatar Dri Simizo:

    Mr. PratoFundo! Obrigada pelo link!
    Torta de limão é minha sobremesa favorita! =) Gosto do azedinho do limão com o doce do suspiro!
    Em casa temos um pé de limão siciliano. Faz tempo q está carregado, mas nada dos danados ficarem amarelos!! =(
    Abs!

  9. Sem Avatar Joana:

    e eu que nem tomei coragem de testar!
    =s

  10. Olhe,

    Concordo com você. Eu também não vejo nada demais nesse creme de limão. Se fosse você não se perdia o teu tempo numa receitinha como essa. Se ainda fosse os ovos moles de aveiro…

    É um docinho de passar no pão que os ingleses (que sempre entenderam muito pouco de comida) comiam há algumas centenas de anos para recuperar vitaminas. Tem vitamina C, açúcar e proteínas do ovo e da manteiga. Super energizante, tipo uma manteiga fortificante. Fica ‘fofo’ num biscoitinho mas eu pessoalmente acho que não justifica a quantidade de linhas que se escreve sobre este creminho. Ainda que as versões maracujá, manga e tangerina sejam muito mais excitantes e saborosas.

    Adorei teus vídeos sobre os equipamentos, super divertidos. Adorei o “é caroooo”. Você deveria praticar mais isso, aprimorar o teu estilo pois você é bem divertido na hora de dar opinião e dicas.

    Felicidades,

    C.

  11. Vitor, eu amo lemor curd mas comi so os industrializados ate agora. Sera que peneirando as gemas nao fica com menos cheiro de ovo? A Valentina tem uma receita de curd de marcuja que tbm parece deliciosa! E foi bom vc ter comentado sobre a cor das gemas pq ja ia te perguntar em qual granja vc encontra ovos assim! Fiquei impressionada com a palidez das gemas aqui, mesmo dos ovos vermelhos… :0(

  12. Sem Avatar Cláudia Luz:

    Olá Vitor,

    Já estive na sua cidade no ano passado. Fui em um restaurante francês na rua Euclides da Cunha e comi um dos melhores tiramissu da minha vida. Mas isto vc já sabe pq escrevi para vc. A novidade é que devo estar aí outra vez em junho dia 5 a 7 para o casamento da filha de um amigo meu. Vc estará em Campo Grande?
    Outro assunto: não consegui encontrar a receita de massa de pimentos no blog da Marizé que vc faz referência em uma receita de frango. Pode postar a receita ou dizer como encontro no blog dela? Está classificada em que sessão? Bjs! Cláudia.

  13. @Izumi: eu acho que você não vai gostar, hahahah

    @Pat: coloquei água por causa do volume de líquido necessário. Explico, na original pedia suco de um limão e uma lima. Se eu colocasse dois dos nossos limões… ia ficar terrivelmente azedo, heheheh

    @Nubia: já comi sim e não gostei, hahahahah

    @Renato: hum… vou dar uma olhada na do David, valeu!

    @Ana Paula: hahahaha seja bem-vinda, então! :D Aceito sim, mas já aviso que sou bem sincero, hein?

    @Janna: mas como assim? Faz sem saber? hahahahah

    @Dri: prefiro maracujá com todas as forças, heheheheh

    @Claudia: hahahahah, ah, eu tento mais uma vez para ter certeza de que não gostei mesmo. Vai que mudo de ideia, né?

    @Akemi: não ficou com gosto de ovo, eu achei que ia ficar! Então, gemas bem amarelas tive mais sorte com os ovos vermelhos. Os brancos nem pensar… :/

  14. Eu fiz (sem água) pro meu aniversário como recheio de cupcakes de baunilha e de limão, e todo mundo amou ;.D Mas eu também usei ovos inteiros.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lemon Curd: A Redenção — Prato Fundo

    [...] Me lembrei do lemon curd, aquele famoso creme a base de gemas e limão siciliano (feito com outras frutas também). Yes, I know Sim, eu sei… o primeiro contato não havia sido muito bom (lembra: Aquele Tal De Lime Curd e Lemon Curd). [...]

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»