Pão Italiano & Pimentões Tricolor & Manteiga de Alho e Alecrim

Por em

Pão Italiano + Pimentões tricolor + Manteiga

Um entrada básica e fácil de fazer. E muito saborosa! :D Alguns podem chamar de crostini, mas não tenho tanta certeza disso. Porém, compartilha a essência do prato de qualquer maneira.

Pimentão, pimentão, pimentões! Muita gente olha para o coitado com cara feia, que é forte, passam mal e outras alcunhas para o pobre. Mas o sabor que ele proporciona é indiscutível!

Particularmente, quando como pimentão fico lembrando dele o dia inteiro. O fato é: se você “passa” mal com ele, vai continuar não importando como foi feito. Mas a intensidade pode ser diminuída dependendo da maneira de cozer o ingrediente. Em tempo: “passar mal” é essa lembrança do pimentão, se você é alérgico nem ouse comer.

Dessa vez, retirei a pele do pimentão queimando-o diretamente na chama do fogão até carbonizar (preto). Este método faz duas coisas: 1) fica mais fácil remover a pele e 2) acentua a docura do pimentão. Por mais que não seja um “cozimento” usual, o pimentão acaba cozinhando um pouco. (Repetição de palavras, uuuhuuul)

Almoço: Pimentão on Fire!

Como não queria sujar o fogão inteiro, forrei parte do fogão com papel alumínio (só o fundo do queimador). Só tome cuidado para a chama não ser muito potente, caso contrário irá queimar o papel também, por não ser o específico para esta finalidade. E sim, o meu queimou! hahahahah

Depois de carbonizada, coloque o pimentão dentro de um saco plástico (ou um recipiente coberto com filme plástico) e deixe criar o “bafo” quente. Deixe alguns minutos, ainda estará quente. Então, remova a pele com as mãos. Tudo bem ficar um pouco aqui e ali, mas a grande maioria deve ser removida.

Tanto os pimentões quanto a manteiga foram feitos previamente, na noite anterior, para agilizar todo o processo. Fico devendo mais fotos do pimentão e da manteiga de alho e alecrim. Justo na hora de tirar as fotos, a bateria acabou! :~

Pão Italiano & Pimentões Tricolor & Manteiga de Alho e Alecrim

Ingredientes
Rendimento: 8-12 torradas

Pimentões Tricolor

  • 1 pimentão vermelho (grande)
  • 1 pimentão amarelo (grande)
  • 1 pimentão verde (grande)
  • Sal
  • Azeite

Manteiga de Alho e Alecrim

  • 100g de manteiga sem sal, amolecida
  • 2 dentes de alho ralados (ou muito bem picados)
  • 2-3 ramos de alecrim fresco
  • Sal
  • Pimenta do reino moída

Modo

Pimentões Tricolor
Com os pimentões muito bem lavados, coloque sobre a chama para que a pele seja carbonizada. Tem que ficar completamente negro. Ok, se algumas partes não ficarem, não tem problema. Então, coloque dentro de saco plástico (ou recipiente coberto com filme plástico) e deixe formar o “bafo”. Faça isso com os três. Remova a pele com as mãos.

Corte o pimentão, retire as sementes e a parte branca mais fibrosa. A sugestão é cortar em cubos médios como na foto. Coloque tudo numa tigela e tempere com sal e um fio de azeite generoso. É pouco sal, não é para ficar salgado.

Manteiga de Alho e Alecrim
Com o alecrim limpo, retire as “folhas” e pique muito bem. Numa tigela coloque a manteiga mole, alho ralado (ou picado muito bem) e tempere com sal e pimenta. Misture tudo muito bem até formar uma pasta homogênea. Caso experimente crua, sentirá um gosto muito forte de alho.

Transferi para o papel alumínio e enrolei como se fosse uma salsicha (formato cilíndrico) e levei a geladeira para firmar novamente. Tudo isso é feito para que seja mais fácil para cortar na hora da montagem.

Essas etapas fiz com 12 horas de antecedência. Se tiver tempo hábil, sugiro que faça antes também para que os sabores se desenvolvam melhor, mas caso não. Não tem problema.

Montagem

Pré-aqueça o forno em 200ºC.

Corte o pão italiano (pode ser uma baguete também, o importante que seja um pão relativamente cilíndrico) em fatias de 1,5-2cm de espessura. Distribua sobre quantas assadeiras forem necessárias.

Corte a manteiga para ter fatias de manteiga aromatizada e coloque sobre cada fatia de pão (uma rodela e meia, média), e por cima a mistura de pimentões (1 colher de sopa generosa). Para finalizar, outra fatia de manteiga, e como guarnição algumas folhas de alecrim. Salpique sal e pimenta do reino antes de assar, mas tome cuidado caso tenha temperado bem a manteiga e o pimentão. Fica interessante também regar cada fatia com um fio de vinagre balsâmico.

Asse por 15-20 minutos em forno à 200ºC, o pão deve estar fime, ou seja, uma torrada. Quando retirar do forno, se desejar, regue com um fio de azeite cada torrada. Sirva imediatamente.

Observação
- Pimentões: fiz tendo em mente que deveria sobrar ao menos metade da receita, pois eram ingredimentes do prato principal também.

Pão Italiano + Pimentões tricolor + Manteiga

Compartilhe!

Estante do PraFundo

Passo a Passo – Cozinha Italiana
Jamie Oliver: o Chef sem Mistérios
Ladurée Doces
Chewy Gooey Crispy Crunchy Melt-in-Your-Mouth Cookies by Alice Medrich

Confira toda a ESTANTE!

5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Goreti:

    Ainda bem que não faço parte dos intolerantes, ia ser muito triste pra mim perder essa delícia.

    Ótima sugestão!

    Beijos!!!

  2. Sem Avatar Ana Paula:

    Hummmmm devo dizer que deu água na boca.

  3. Que delícia essa manteiguinha… Deu água na boca…

  4. Sem Avatar Mônica:

    Nossa! parece que deu trabalho amigo…. mas valeu a pena heim? *rssss Aparece lá no blog… abraços

  5. Sem Avatar Patricia:

    Olá. Estava procurando receitas pela internet e caí aqui. Adorei sua sugestão. Já pensou em fritar (literalmente) o pão na manteiga primeiro. Eu posso estar enganada, mas ao fazer isso senti que o sabor é melhor absorvido. Sou suspeita, pois AMO manteiga, mas acho que fica muito bom, além de ficar mais crocante. Abraços.

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»