Sorvete de Coco e Brigadeiro de Chocolate Branco

Hum… o certo seria com? Este sabor foi total surrupiado dessa nota do Paladar: Mil Frutas traz sabor inédito a SP algumas semanas atrás. É uma daquelas ideias: como não pensei nisso antes?

Sorvete de coco em destaque visto de cima

Era uma oportunidade de brincar novamente com leite de coco, meu eterno karma. Sem falar que coco e chocolate branco casam muito bem, além de ser uma combinação normal, ou seja, meus minhas cobaias comensais não iriam olhar muito torto.

Gostei bastante da combinação, porém, para paladares mais sensíveis pode ser que o classifiquem como muito doce. E realmente é bem doce, mas gostoso em mesma proporção.

Provavelmente, para diminuir a doçura solução seja não colocar todo o brigadeiro, metade da receita seria interessante. Durante a execução cogitei fazer isso, mas entre deixar meia receita de fora e colocar tudo, optei por tudo.

Bom, quem comeu gostou bastante! Então, está tudo bem. :D Comentário bem aleatório: fazia tempo que não usava abridor de tampinha de garrafa! Muito nostálgico, cresci abrindo garrafas de refrigerante de vidro com essas tampinhas. Comida mexer conosco, né minha gente? :)

Sorvete de coco em destaque

Sorvete de Coco e Brigadeiro Branco

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 20 minutos
Rende: 1 L
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: BRIGADEIRO BRANCO

Ingredientes: SORVETE

  • 200 mL leite de coco integral (20% gordura)
  • 150 mL leite integral (ou desnatado)
  • 300 g creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 40% gordura)
  • 70 g coco ralado ( seco e sem açúcar)
  • 150 g açúcar cristal
  • 1 colher de sopa glicose líquida (transparente)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

MODO:BRIGADEIRO BRANCO

  • Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve em fogo baixo. Para o chocolate sugiro que coloque os 180g (uma barra) primeiro, os 70g restantes podem ser colocados aos poucos para ajustar ao seu paladar.
  • Mexa  sempre, no começo estará bem líquida com o cozimento ficará mais consistente. Quando os primeiros sinais de consistência aparecerem, experimente e vá adicionando mais chocolate branco para acertar o gosto.
  • O brigadeiro não é para ficar em ponto de brigadeiro mesmo, ou seja, não deve chegar ao desgrudar da panela. É necessário que fique mais mole, pois não será enrolado e ficará no congelador. Assim, ele ficará pastoso e não duro. O tempo de cozimento varia entre 10-15 minutos.
  • Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.

Modo: BASE

  • Em numa panela junte o leite de coco, leite, creme de leite, açúcar cristal, glicose líquida e o coco ralado. Misture bem com um fouet para dissolver o açúcar e homogeneizar o creme de leite, leve ao fogo baixo e deixe ferver por 5-10 minutos, então, retire do fogo. Reserve, deixe esfriar.
  • Após será necessário bater esta mistura no liquidificador ou no mixer de mão para deixar tudo bem homogêneo. Se você quiser pedaços maiores do coco ralado sugiro que peneire antes de bater e depois reacrescente o coco. Mas se desejar pedaços menores bata tudo junto. Bater por 5-7 minutos em qualquer um dos casos.
  • Leve a geladeira e deixe esfriar completamente antes de colocar na sorveteira ou fazer o esquema bate-volte no freezer.

Modo: MONTAGEM

  • Depois que a base de sorvete de coco ficou pronta, digo virou sorvete, tanto via sorveteira quanto bate-volta. Na hora de transferir para o recipiente de armazenamento final vá intercalando a massa de sorvete com o brigadeiro, fazendo camadas. É neste momento que você define a quantidade de brigadeiro que deve ser colocada no sorvete final.
  • Mexa apenas o suficiente para mesclar os dois sabores, quanto mais mexer mais incorporados irão ficar. E o brigadeiro, realmente, precisar estar frio. Caso contrário, irá derreter o sorvete.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 450kcal (23%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria brasileira, sorvete caseiro
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. mayone:

    ja estava ficando com agua na boca e com estas receitas, ai eu adorei queria que mandasse mais receita gotosas , ah fiz o sorvete de coco brigadeiro e chocolate branco ficou maravilhoso

  2. mayone:

    ja estava ficando com agua na boca e com es´tas receitas ai eu adorei queria que mandasse mais receita gotosas , ah fiz o sorvete de coco brigadeiro e chocolate branco

  3. Geilma..:

    Tudo maravilhoso ….Parabéns ..

  4. Sandra:

    Vitor Hugo,
    Onde posso comprar a glicose líquida transparente? Qual a marca da sorveteira que você indicaria?
    Sandra

  5. Vitor Hugo:

    Dricka,

    Não é louça não. É um conjunto de tigelas medidoras de silicone da Le Creuset, sim? :)

  6. Dricka:

    Vitor vou ter que perguntar: que louça é essa?
    Sou louca por louça vermelha.
    Ahhh e sorvete também é must!!!
    Vou provar, usando sua dica de somente meia receita, pois não gosto de nada muito doce.
    bjus

  7. Pauliana:

    Deve ficar muito bom. Fico imaginando os pedacinhos de coco ralado…
    Adorei!
    Bjos

  8. Fabiana:

    Por mais que eu tente, não consigo imaginar o sabor que tem com essas mistura de coco e brigadeiro branco…..hummmm

  9. Carla:

    Vitor,

    Que vontade que deu!!!

    Bjs

    Carla

  10. Patricia Scarpin:

    Pois agora vou ficar obcecada por este brigadeiro. Já comprei os ingredientes do sorvete que farei hoje, caso contrário iria te copiar. ;)

  11. Luna:

    Adoro brigadeiros trufados – aliás, tô numa fase de brigadeiros – e com sorvete de coco deve ficar uma delícia… :D