Geleia de Ruibarbo

Desde que conheci ruibarbo lá pelos idos de 2010, cai de amores pela planta. Pelo menos uma vez ao ano necessito comer essa geleia/compota de ruibarbo e cítricos. As frutas dão um toque bem especial na preparação.

Talos de ruibarbo sobre mesa azul

A planta (Rheum rhabarbarum L.) pertence ao gênero Rheum da família das Polygonaceae (igual o trigo sarraceno). Os rizomas são usados para fins medicinais (laxativo, principalmente) e os talos como fonte de alimento. Entretanto, as folhas são venenosas devido a presença de ácido oxálico. Os talos também tem, mas em menor quantidade.

É verdade que no site já tinha um post antigo falando sobre (leia-se é este daqui mesmo), mas uma atualizada nunca é demais. E desta vez para adicionar uma video receita bem especial! Contou com a participação do pessoal do Fotografando à Mesa, Isa e Felipe.

Participei também de um video lá no canal deles, fizemos o Pão Trançado. Não esqueça de passar lá e dar aquele joinha e assinar o canal da Isa e do Felipe, hein? :)

A receita original é da querida Tatu do Mixirica. Já fiz várias vezes, sempre alterando os frutos. Mas sempre colocando tangerina/mexerica é totalmente necessário. O sabor cru do ruibarbo é azedo/sharp, mas não chega a ser azedo-limão.

Geleia de Ruibarbo dentro de um pote de vidro

Cozido e com todos os ingredientes, continua com a sua acidez, porém mais contida. Precisa do açúcar para acalmá-lo e mesclar todos os sabores.

Se tiverem a chance e puder experimentar, apóio esta causa! O que achou da collab, gostou? Espero que sim, eu gostei pra caramba! Quero fazer mais! Quem você sugere na próxima?

Não esqueça de curtir o video e assinar o canal, sabe como é que é. Ajuda muito, mesmo, de verdade!

Geleia de Ruibarbo com Cítricos

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 20 minutos
Total: 30 minutos
Rende: 400 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 500 g ruibarbo (higienizado)
  • 02 unidades tangerina
  • 01 lima da Pérsia
  • 250 g açúcar refinado (ou cristal)
  • 15 mL extrato de baunilha (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Cortar o ruibarbo em pedaços uniformes. Caso esteja muito fibroso, pode retirar a camada mais superficial. As pontas podem ser descartadas, estarão ressecadas.
  • Retire as raspas da casca dos frutos. O suco será usado também, das tangerinas o volume total. Da lima, apenas a metade.
  • Numa panela junte todos os ingredientes. O açúcar refinado acrescento metade agora e o restante ao poucos durante o cozimento. Geralmente, vai 50% do peso do ruibarbo.
  • Cozinhar em fogo média, mexendo de vez em quando. Demora cerca de 15-20 minutos.
  • Pode ser consumido quente ou frio. Serve como calda para sorvete, recheio de torta ou para comer com pão.

Dicas

  • Ruibarbo: até onde eu sei, apenas o Santa Luzia (mercado em São Paulo) vende o produto. Afinal, é produzido exclusivamente pelo Sítio Nossa Toca no interior de São Paulo para o Santa, conforme o SAC me informou. O preço varia entre r$30-50/kg.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana, frutas, geleia
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




22 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Rosalena:

    Conheci o ruibarbo ontem e consegui uma muda da planta também. As folhas enormes. Terra boa aqui em Minnesota, EUA. Vou ver se tenho suficiente para fazer a receitada geleia.

  2. Lucilla:

    Tudo bem já sabemos onde comprar o ruibarbo, mas os críticos, onde acho? rsrs

    1. Vitor Hugo:

      Hahahahahah! Olha isso tem de balde em SP! Tudo bem que nem todos com aquela qualidade. Valeu! ;)

  3. kamyla:

    aonde eu posso comprar ruibarbo sou de brasilia

  4. Heinz Reich:

    Halo,
    Da Alemanha trocemos sementes para Ruibarbo.
    sementado as plantas naceuo bem e esta forte. Na poca Eu viveio na Alemanha os pessoas falaram, somente em meses sem r na nome, o Ruibarbo pode ser consumido sem problemas.
    Como funciona este em Brasil?
    Grato para uma resposta,

    Heinz Reich

  5. Juliana:

    Nossa você falou tudo oq eu buscava ler hoje! hahaha acabei de ver Dois programas de culinária estrangeiros que coincidentemente utilizavam o ruibarbo para a sobremesa e fiquei completamente perdida! Gostaria de prova-lo e obrigada por dizer aonde vc achou para vender, qndo conseguir passarei por lá.
    Abraços! tenha um bom dia!

  6. A.C.:

    Para quem leu Harry Potter, deve lembrar que no quinto livro é servido pudim de ruibarbo. O mais interessante é que a casa que pertence a quem preparou o pudim se chama “A Toca”… Me peguei pensando… Seria a Sra Weasley dona da Santa Luzia?
    Abrações a todos…

  7. Renato Moraes:

    Ah, Ruibarbo…
    Nunca tinha pensado que era tão exclusivo, assim, quando comi uma torta de Morangos com Ruibarbo, quando estava nos Estados Unidos. Tinha sido sim a melhor torta que já tinha comido (superando, inclusive, as tortas de blueberries fresquíssimas, de New England).

    Vamos começar uma busca por Ruibarbo, e, se possível, uma plantação própria, então!

  8. Julia:

    Ola,
    Morei na Inglaterra por um ao e lá come-se muito o Ruibarbo, tem até iogurte de ruibarbo no supermercado.eu gosto muito, e sinto muuuita falta aqui no Brasil. o negócio é juntar dinheiro e comprar lá no Santa Luzia entao….
    abraços
    Julia

  9. Simone izumi:

    Ok,soy una besta…kkkk
    Em Montreal vi tanto ruibarbo na minha frente, que ate perdi a curiosidade. Estava tão alucionada com os maples, as gotinhas e gadjets culinários que bobeei desta vez. Ahn,mas se eu soubesse do preço … ia comer ate cru.
    Bjs

  10. Gloria:

    What’s nice is your blog! I love your recipes. I arrive here seraching meringues recipes, nice, gloria

  11. Pablo:

    Olá!
    Nossa sempre quis provar ruibarno… Minha mãe diz que é maravilhoso, mas nunca vimos aqui em Sampa…Ela contava que no sul do Chile ela consumia muito, pois uma vizinha tinha uma “Plantação”, mais bem um jardim mal cuidado que foi dominado pelos ruibarbos…
    Mas R$20,00 por 500g é um roubo! Enfim, é o preço da exclusividade… Ai, ai… Vou esperar ter garane viajar pro Chile…rs… Ai também arpovieto e trago umas sementes de papoula, aliás sabe algum lugar que tem?

    abrazços.. Adoro seu blog

  12. Edu Luz:

    Só no sex shop!
    Feliz 2010.

  13. bigode de chocolate:

    Vai uma dica aí: na hora de realizar a compota, acrescente uma colher de geleia de morango, assim o sabor ácido do ruibarbo se abranda e a cor da compota fica mais agradável aos olhos.

  14. Joyce:

    Muito legal!!!

    Tbm encontrei sementes mas não procurei o cultivo!!

    Nham Nham, é de comer??? rsrsrsrrss

    1. Diana Abreu:

      Semente? Vc achou onde? :D

  15. Verena:

    Procurei a um tempo atras e achei apenas as sementes, alguém tem idéia de como cultivar o ruibarbo?

    1. Diana Abreu:

      Ei Verena, assim como vc sou doida pra plantar ruibarbo! Já li bastante e a melhor forma de cultivar eh tirando um pedaço do tufo! Nao se encontra semente… Infelizmente!

  16. Cida:

    Querido Vitor, é a primeira vez que me atrevo a fazer um comentário, sou paulistana mas moro a algum tempo em Bragança Paulista. Esse sitio AToca é realmente de propiedade da Casa Santa Luzia, fica aqui perto na cidade de Atibaia, produz principalmente legumes e verduras orgânicas e mussarelas maravilhosas, infelismente só são vendidas ai em Sampa, vai entender né! Parabéns pelo Blog, sou sua fã!Bjs

  17. Nina:

    desvendado mais um tabu!

    bjo

  18. Nathy:

    Esse ruibarbo foi O achado de 2009! =D
    Acho que junto com o suco de mixirica, a baunilha também deixa um gostinho todo especial.
    Fiquei curiosa pra ver a receita que você bolou!

  19. Adri (Nadeshiko):

    Sou doida pra experimentar esse tal de ruibarbo… E realmente essa compota parece bem deliciosa. Aqui não tem como sequer procurar.
    Adorei esse post! =)