Marshmallows de Capim-Santo

Por em

Marshmallows de Capim-Santo

Num fim de semana gelado, meio morno e tedioso, mesmo com algumas dependências para serem feitas. O que poderia melhorar o clima? Ir para a cozinha!

O sabor original não era esse, quando cai no Not Without Salt durante a busca por inspiração e vi com chá de hibiscos, troquei na hora.

No dia anterior havia comprado um saquinho de erva cidreira seca orgânica para chá para testar. É, nas bandas de cá, o capim é chamado assim. Vários nomes para designar o Cymbopogon citratus.

Até queria ter usado a planta in natura, mas o meu arbusto ainda é novo para fazer coleta. Quem sabe numa próxima? Mas eu acho que a clorofila pode atrapalhar na hora da calda… aquilo é uma graxa. Me lembro bem das várias tardes no laboratório produzindo concentrados vegetais, ao menos. Mas isso não vem ao caso!

O chá (a gente sabe que é infusão) fica amarelo-verde (?) que não é suficiente para colorir o doce, por isso apelei para os-colega corantes e dar uma corzinha. Mas é total opcional, sim?

Marshmallow de Capim-Santo

Inspirado em Hibiscus Marshmallows e Marshmallows de água de rosas
Rendimento: ~36 pedaços.

Marshmallows de Capim-Santo

Ingredientes

  • 330g de açúcar refinado
  • 200mL de água quase fervente
  • 110g de glicose líquida transparente
  • 20g (2 colheres de sopa) de gelatina em pó sem sabor e cor
  • 3g (3 colheres de chá) de capim-santo seco orgânico para infusão
  • Corante alimentício em gel: verde folha e amarelo damasco
  • Açúcar de confeiteiro impalpável para polvilhar

Modo: prepare uma assadeira de 30x15cm forrada com papel manteiga untado com óleo. Reserve.

Junte o capim-santo seco com a água quase fervente, é um ponto antes de entrar em ebulição, e abafe por 5 minutos para fazer a infusão. Então, coe e reserve o líquido.

Na tigela da batedeira adicione a gelatina em pó e 120mL do chá de capim-santo recém feito. Misture bem, deixe a gelatina hidratar por 10 minutos.

Enquanto isso, numa panela alta misture o açúcar refinado, a glicose líquida e o restante do chá. Leve ao fogo médio, mexa para dissolver se necessário. Assim que entrar em fervura não mexa mais, deixe cozinhar por 6-7 minutos. Limpe as laterais da panela com um pincel molhado, se necessário. Isso evitar que a calda açucare. A calda deve chegar na temperatura de 115ºC (pelo teste de bala: fica entre bala mole e bala dura).

Quando a calda atingir o ponto necessário, retire a panela do fogo. E com a batedeira em velocidade alta, verta a calda em fio sobre a gelatina. Caso desejar, adicione o corante. A quantidade irá variar de acordo com a intensidade de cor desejada. Continue batendo por cerca de 8-10 minutos ou até ficar espesso e criar volume.

Transfira para a fôrma preparada e distribua igualmente. Deixe esfriar bem sem cobrir, mínimo de 3h, se for deixar de um dia para outro, assim que esfriar cubra com filme plástico ou papel manteiga (untado) sem deixar encostar no marshmallow. E leve para geladeira.

Polvilhe o açúcar de confeiteiro impalpável sobre uma tábua (ou superfície limpa e seca), vire o marshamallow nela. Retire o papel com cuidado, corte no formato desejado com uma faca untada e passe-os no açúcar. Armazene em recipiente hermético.

Observação
- Batedeira: o equipamento precisa ser potente, caso contrário pode não aguentar a viscosidade do doce. A medida que esfria, mais espesso fica. Batedeiras comuns não aguentam bater por tanto tempo.

Marshmallows de Capim-Santo

Compartilhe!

Estante do PraFundo

Para Todos os Gostos – Brunch
Pierre Gagnaire: 175 Home Recipes with a Twist
Food52 Cookbook: 140 Winning Recipes from Exceptional Home Cooks
Heston Blumenthal – The Big Fat Duck Cookbook

Confira toda a ESTANTE!

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Ah, esse sabor de marshmallow vou ter que provar – que idéia bacana, Vitor!

  2. Sem Avatar Silvia:

    Nossa, nunca pensei em fazer marshmallows.
    Boa ideia. E parece bem tentador !

  3. Adorei Vitor!!
    Nunca fiz marshmellow em casa! Um dia vou testar.
    bjs

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Marshmallows de Capim-Santo — Prato Fundo -- Topsy.com

    [...] This post was mentioned on Twitter by blog PratoFundo, blog PratoFundo. blog PratoFundo said: {Docinho} Depois do almoço que tal um Marshmallows de Capim-Santo: [...]

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»