Como se faz: Limpar Camarão

O título é auto-explicativo: como se limpa camarão. Tirar a cabeça, a casca e as veias. A parte textual é mínima, ficando o visual responsável pela dica.

Camarão fresco dentro de um pote com gelo

No video mostro duas maneiras para retirar as tais veias: que na verdade é o sistema digestório e nervoso do animal. A mais comum que é cortando levemente (borboleta) o dorso do animal, e a “pesca” com um palito de dente. Ah sim, a retirada de ambas é praticamente estética, ou seja, para deixar o prato mais apresentável.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. celso:

    VITOR porque alguns camaroes quando cozido , fazendo camarao a baiana , eles ficam mole,meio transparente
    Eu gosto dele carnudo tenro, e as vezes nao fica assim,
    Eu moro nos EEUU california e compro sempre camaroes congelados
    Porque existe essa diferenca de textura
    E alguma coisa que eu estou fazendo de errado
    Aguardo sua ajuda
    Obrigado

    1. Vitor Hugo:

      @Celso: ué, que estranho… para ficar mole e transparente só quando é cozido muito pouco. Não me recordo de ter visto nada assim… bom, pode ser também a variedade de camarão comprado.

  2. Marcelo Rodrigues:

    Mestre!!! Muito didático e perfeito. Eu sempre limpo os camarões utilizando o primeiro método. Além da apresentação ficar melhor, o sabor e textura também são beneficiados. As fotos também são incríveis! Parabéns pelo blog.

  3. luci:

    Vitor Hugo,

    Adoro acompanhar seu site. Vc tem muito bom gosto e é muito criativo!
    Parabéns !!!!

    Um abraço,

    Luci

  4. Carol:

    Oi Vitor! Você já usou aquelas “tesourinhas” pra descascar camarão? Comprei a minha no Mercado Municipal de Curitiba, numa loja de produtos japoneses… paguei R$6,50 (de plástico né…) e funciona super bem… só que abre como quando vc usa a faca… Compensa pela velocidade…

  5. Vitor Hugo:

    @Caio: Agradeço o toque! As “veias” são retiradas mais por questões estéticas do que por outro motivo. Claro, higiene conta, mas o fator principal é a presentação.

    Quanto a “veia” debaixo, pela localização poderia ser o tubo sanguíneo do animal (sim, eu sei que crustáceos tem circulação aberta), uma vez que seguem paralelo ao tubo neural. Porém, anatomia de crustáceos não é bem lá o meu forte.

    @Vanda: A veia debaixo é retirada mais por questões de estéticas mesmo, aliás, ambas. Olha, já mexi com camarões com e sem a “veia” e sempre “enrolam”. É natural do camarão, assim, creio eu.

  6. Carla:

    Oi Vitor, queria reforçar o pedido da Cristiane, pois o meu camarão também solta muita água.
    Adorei o vídeo.

    Obrigada

    Carla

  7. Vanda:

    Vitor, parabéns! Achei ótimo,muito bem explicado. Eu não sabia que precisava retirar aquela veia da parte de baixo, minha amiga me disse que quando esta parte não é retirada o camarão fica curvo, enrolado. É verdade?

  8. Caio Menezes:

    No seu video apresenta um erro, i tubo das costas do camarão é sim o tubo digestorio e é interessante ser retirado porque nele se encontra areia que é comida pelo camarão.
    Já o de baixo não é nescessario retirar porque é o Tubo Neural do camarão e não apresenta nenhum problema.

  9. Cristiane:

    Oi Vitor, aproveitando seu tópico sobre como limpar camarão, gostaria que fizesse um vídeo ensinando a preparar camarão desde o tempero até o preparo mesmo… digo isso pois sempre que vou fazer o bendito ele solta muita água e fica borrachudo – nisso o camarão que comprei e parecia tão grande fica pequeno e esmirrado. Poderia me ajudar? Brigaduuu

  10. Aqui na Cozinha:

    Vítor, parabéns pelo vídeo, ficou muito bom. Tem muita gente q não sabe como limpar camarão, então suas dicas foram perfeitas.
    Beijos
    Patty Martins