Churros Tradicional

Churros Triviales

Parece que nos últimos dias meio mundo no twitter resolveu falar em churros! Foi de cupcake (um dos comes da lujinha da Paula Cookie) à churroquembouche (do Matt Bites). Só para mexer com as minhas lombrigas que já estavam atiçadas desde que Leo (Trivial ou Nem Tanto) falou deles. Além da pachorra de fazê-lo junto com o casal Lumière, veja 24° Inter Blogs do Leo: ele diz que é Trivial!.

Churros são originais da Espanha — possui outros nomes também, mas me recuso a escrever um deles aqui hahahaha. Um detalhe interessante, na Larousse Gastronomique indica que é feito com farinha de milho, mas li várias receitas e nenhuma delas utilizava o ingrediente, era com a de trigo mesmo. E na wikipedia fala em massa de batata (potato dough)! Alguém com raízes espanholas saberia dizer?

Para este prato acabei fazendo 3 vezes. Duas proporções diferentes, digamos. A essência das duas é a mesma. A primeira vez deu errado por que o espertão aqui usou uma panela muito pequena e a massa virou uma gororoba que só devido a falta de espaço para mexer.

A segunda vez foi a mesma massa, mas com uma panela com espaço de sobra para mexer sem cair tudo no fogão. É a receita publicada que veio do Ronaldo Rossi, veja Churro espanhol. A princípio pensei que ela não daria certo, como podem ver: a proporção de farinha de trigo e água é de 1:2, digamos.

Em miúdos, tem mais água do que farinha. E sim, para quem não tem tanta intimidade na cozinha a massa pode ser um pouco “trick” (perigosa? pegadinha?), devido a sua alta chance de engrumar legal. O que de fato aconteceu um pouco nas duas vezes. Mesmo batendo como se não houvesse amanhã, alguns grumos insistiram em ficar e o resultado é uma massa mole. Porém, depois que a massa descansou — parece — que sumiram-diminuíram de tamanho. Tudo isso baseado no achismo puro.

Já a terceira vez, segui uma proporção de 1:1 em volume. Ou seja, uma xícara (250mL) de farinha de trigo e uma de água. Feita do mesmo jeito que as outras vezes, e o resultado é uma massa mais “seca” e firme. Lembrou massa de salgadinhos, sabe? Coxinha e cia. Depois que esfria fica bem mais consistente e tirar da manga de confeitar exige força bruta. Tão bruta que a manga estourou, sorte que era descartável. O lado positivo, o nível de “engruamento” é baixo.

Aconselho bastante que faça uso do bico de confeitar (pitanga ou estrela) para formar as ranhuras na massa, pois ajuda na hora de fritar por aumentar a área de contato da massa com o óleo. Assim, frita mais rápido e deixa a mágica ser feita.

Entre as duas, o melhor resultado depois de pronta é a que vai mais água e com ranhuras. Aqui que entra a mágica, ao menos, creio que seja isso que aconteça. No momento que a massa entra em contato com o óleo quente, a água se aquece rapidamente e vira vapor, criando espaços vazios dentro da massa. Deixando-a bem aerada e bem crocante. Na outra também acontece, porém em menor escala. Basicamente o mesmo efeito da pâte à choux.

Churros é usual no café da manhã! Esses espanhóis sabem das coisas, né? :)

Churros Triviales

Churros Triviales
Adaptado de Churro espanhol do Ronaldo Rossi
Rendimento: irá variar do tamanho
Xícara: 250mL

Ingredientes

  • 500mL de água
  • 120g de farinha de trigo (ou 1 xícara)
  • 20g de manteiga sem sal
  • Pitada de sal
  • Açúcar refinado e canela em pó, quanto baste
  • Óleo para fritar
  • Opcional: doce de leite

Modo: numa panela grande, junte a água, sal e manteiga. Deixe ferver em fogo médio.

Quando entrar em fervura, acrescente de uma vez a farinha de trigo e mexa bem rápido com um fouet (depois use uma colher/espátula), cozinhe por 1-2 minutos mexendo sempre. Precisa mexer muito rápido mesmo, a chance de criar grumos é grande. A massa fica mole.

Transfira para uma manga de confeitar com bico pitanga ou estrela médio. Deixe esfriar.

Numa panela com óleo (suficiente para fritura por imersão) frite a massa até ficar dourado, mas sem tostar demais. O comprimento do churro depende do seu gosto. Pode espremer a massa diretamente sobre o óleo ou sobre uma superfície limpa levemente untada (ex.: prato) e depois colocar no óleo (foi o que fiz, a panela de fritura era pequena). Escorra em papel-toalha.

Misture o açúcar refinado e a canela, passe os churros nela. A sugestão é ser acompanhado de doce de leite da sua preferência. E como toda fritura, deve ser consumida imediatamente.

Churros Triviales

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

30 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Helton:

    Tentei fazer ontem, mas mesmo mexendo desesperadamente ao colocar a farinha ela criou grumos que não sumiram.
    Na hora tinha um professor de gastronomia perto e ele disse que a proporção de água pra farinha deveria estar errada.
    Até pesquisei outras receitas que não levam ovo, e a proporção nunca chegava nem a 2 de água pra 1 de farinha, o site da receita original não está mais no ar pra ter uma noção.
    Ae pergunto, as medidas estão corretas?

    1. Vitor Hugo:

      Sim, a receita está com as medidas corretas e como está escrito no texto, alguns pequenos grumos ficam na massa e diminuem depois do tempo de descanso. :)

      1. Helton:

        Os grumos me assustaram então, nem deixe ela descansar ahuaahahha
        Acabei fazendo na proporção de 1/1 e achei que ficou boa, mas vou tentar sua receita de novo e posto aqui o resultado

  2. Erick Camargo:

    faser oque quando a massa fica mole ?

    1. Vitor Hugo:

      Alguma coisa de errado aconteceu… talvez problemas na hora de medir os ingredientes, pois mole a massa não fica.

  3. Cristina:

    Alguém por favor saberia me dizer porque a minha massa de churros esta desmanchando na hora de fritar .
    Obrigada

  4. ADALGISA:

    eu ainda não testei mais eu estou pronta para esperimentar

  5. Olivia:

    É isso mesmo Vitor! Tenho raizes espanholas (rs) e lá os churros são feitos com farinha de trigo mesmo! É normal, a massa engruma mesmo, mas com persistencia vc ganha dela!! Fora que é uma massa absurdamente pesada, precisa de preparo físico pra bater aquele negocio.
    Como a Camila comentou, lá se come banhado no chocolate, mas não no chocolate puro, e sim num mingau bem grosso.