Resenha: “Os Segredos de Gordon Ramsay” de Gordon Ramsay

Livro: Os Segredos de Gordon Ramsay

Quem poderia imaginar que um dia eu iria ter um livro do Gordon Ramsay. Está certo que não comprei de livre e espontânea vontade, pois ganhei-o da minha irmã mais velha de Natal. Mas só o recebi agora, presente não tem hora! Sempre é bem-vindo.

O título em questão é “Os Segredos de Gordon Ramsay” (editora Globo, p. 224) sendo o primeiro editado no país pela mesma editora que trouxe os livros de outro chef, Jamie Oliver. Agora não sei se isso é bom ou ruim, já ouvi mazelas das traduções dos do Jamie. Ao menos, o livro do Gordon é de capa dura enquanto os do Jamie não (humm… A Itália de Jamie é capa dura, não? Não lembro).

Ao invés de ser dividido por tipos de receitas como de costume, a divisão é feita de acordo com os ingredientes principais do prato (frutos do mar, peixes, aves de caça e domésticas, …).

Particularmente, algumas receitas achei sofisticadas demais para o padrão brasileiro. Não sei de vocês, mas no meu menu não entra ostras, lagostas, vieiras, lagostins, camarões parrudos com grande facilidade assim, nem codorna, pato, galinha-d’angola, coelho e outros animais diferentes, hehehe. Ah, isso não é uma crítica em si, é apenas uma constatação da diferença de cozinhas (por exemplo, a do Jamie nos livros é mais “simples”). E lógico, podemos sempre adaptar uma receita.

O que peca realmente no livro é: poderia ter mais fotos! Sim, minha gente para mim livro de receitas tem que ser recheados de fotos. O apelo visual conta e muito, mas o meu objetivo com as fotos é aprender e ter mais idéias de como montar um prato. Ok, para alguns estará repleto de imagens.

Invariavelmente, a primeira receita que desejo testar é uma sobremesa: torta de maracujá e laranja que tem uma foto extremamente apetitosa! Além de querer testar uma nova variante da Pâte Sucrée.

Agora resta saber se as receitas são boas mesmo… só o tempo dirá.

Os Segredos de Gordon Ramsay de Gordon Ramsay
Editora Globo – 224 páginas , 2008
Preço médio: r$43

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Leila Zandona:

    Eu concordo contigo, livro para mim tem que ter fotos! :)

    abracos

  2. Vitor Hugo:

    @Odete: seja bem-vinda! Espero que volte sempre, hein? Antes de comprar qualquer livro sempre tento olhar na livraria, depois compro pela rede… sair mais barato. :)

    @Fabiana: na verdade, este é o primeiro. Ele tem vários outros, como o Jamie. Se este fazer sucesso, os outros devem aparecer também.

  3. Fabiana:

    Ah, com certeza vou querer esse livro para minha coleção. Pra ser sincera, nem sabia que tinham lançado livros do Gordon Ramsay em português! :)

  4. Odete:

    Cheguei ate aqui atraves do Agdah e gostei. Estou com voce os sobre livros com fotos. So compro se tiver , se nao to fora, nao me atari. Sorte que aqui na Barnes & Nobles folheio todos p/ checar as fotos.
    Parabens pelo blog.

  5. Vitor Hugo:

    @Marizé: ele tem um a receita de sorvete de baunilha… que tentação de fazer com a fava que você me deu! =OO

    @laila: o livro de maneira geral é bom, tirando algumas receitas do frutos do mar e das carnes, as outras (frutas, vegetais, massas) não são tão impossíveis assim. Particularmente, nunca tive problemas com as receitas traduzidas, mas… se eu pudesse só comprava o original, hehehe

    @Agda: aaaeeê! Alguém concorda comigo! =D Tem que ver o prato, ainda mais se for algo fora da realidade do dia-a-dia.

    @Aline: sem dúvida, conhecer novas receitas ajuda a criar outras. Mas alguns ingredientes é virtualmente impossível de comprar (para mim), como lagosta! Vai que eu não gosto? hahahahah

    Sobre a coleção da Abril, eu falei um pouco neste post “A Grande Cozinha: Massas“. Depois, a Nina comentou sobre um erro/gafe gravíssimo na edição de uma foto (Aceita uma mosca…ops um Merengue?). Vi e comprovei, tinha uma mosca na foto! =p

  6. Aline Berg:

    Uma pergunta. Você está comprando a coleção da Editora Abril??? Qual foi a sua impressão? Se já tiver comentado aqui, peço que me envie o link.
    Um abraço.

  7. Aline Berg:

    Hum! Não vi o livro, mas já que é um presente, vamos lá!
    Realmente é meio desanimador ver receitas com ingredientes semi-impossíveis, especialmente quando moramos perto do fim-do-mundo que é o meu caso também. Mas, por outro lado acho que vale a pena conhecer certas receitas, quem sabe, né? Talvez algum dia a gente tenha a oportunidade de encontrar os ingredientes…
    Só pela qualidade das receitas do Gordon (pra quem já viu os programas dele) já vale a pena ter o livro.
    E tem uma coisa que eu concordo com vc, o importante é que daí a gente tem um monte de idéias novas, de receitas, preparo e montagens de pratos diferentes.
    Aproveite bastante!

  8. Agda:

    O grande problema das traduções… É incrível que certas editoras sejam tão descuidadas, subestimando a inteligência dos leitores. Concordo plenamente com vc, em minha opinião um bom livro de culinária tem que ter uma foto para cada receita.

  9. laila:

    eu estava tentada a compra-lo mas dado os ingredientes nao em parece tão interessante assim, prefiro o simples, mais usual..
    ah e o livro da italia do jamie é capa dura! e tradução bem existe alguns termos q a gente percebe q estão meio fora de contexto mas nada que prejudicará sua receita…tds q eu testei deram suepr certo!

  10. Marizé:

    Fico anciosamente à espera dessas receitas!

    Beijocas