Lady Fingers com Chantilly e Frutas

Por em

Lady Fingers com Chantilly e Frutas

Sei que existe tradução-equivalente para lady fingers, mas não iria ficar tão bonito como título. Ah, lady finger são os bons e velhos biscoitos champagne. Essa “receita” é para mostrar que é possível fazer um sobremesa bacana, rápida e gostosa.

Grau de dificuldade: mamão com açúcar!

Ingredientes

  • 1 pacote de biscoitos champagne (pode ser de açúcar refinado ou cristal)
  • 1/2 pote de creme de leite pasteurizado ou fresco bem gelado
  • Frutas da estação (muito bem lavadas e deixadas de molho com hipoclorito)
  • Açúcar cristal

Utensílios: cortador, batedeira, fouet, manga de confeitar.

Modo: o creme de leite deve estar bem gelado para que possa batê-lo (adoce de acordo com o seu paladar) (manualmente ou na batedeira) até o ponto de chantilly. Só deve tomar cuidado para não bater demais para não virar manteiga, algumas marcas possuem porcentagem maiores de gordura que facilita que isso ocorra.

Desta vez, utilizei cerejas in natura que retirei o caroço e carambola fatiada. Reserve.

A montagem não poderia ser mais simples: uma camada de biscoitos, camada de chantilly, camada de frutas, camada de chantilly, camada de biscoito. É praticamente um pavê, mas eu tenho horror a pavê, então, finjam que não é pavê! ;D

Alias, o montado da foto não é pavê! É porção individuar! =D Cortei 3 biscoitos com um cortador redondo de 10cm de diâmetro, tanto para a base como para o topo. Para colocar o chantilly pode usar a manga de confeitar se quiser um acabamento mais frufruzado.

Decore com as frutas utilizadas como recheio. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Observações: o creme de leite usado foi o pasteurizado (nata), segundo o fabricante seria o “duplo creme”. Bem diferente do fresco que é líquido, este era pastoso. E gostei muito do resultado, o sabor foi diferente do que eu esperava. Creio que os chantilly que já provei não eram bem chantilly, pois existem no mercado misturas para tal feitas com gordura vegetal. Visualmente são parecidas, mas no paladar… o creme de leite verdadeiro é muito mais gostoso e casa muito bem com cereja.
Caso queiram cometer a heresia de comprar aqueles chantilly em spray.. vão em frente, só não me contem! :p

p.s.: eu ia decorar ao redor com o sumo que saiu das cerejas, mas… eu joguei fora por engano! =( E só depois que eu montei a sobremesa fui ver que a embalagem dos biscoitos sugeria quase a mesma coisa, uhauhauha Mas eu havia cogitado o prato quando vi as cerejas por um preço tão bom! :)

Compartilhe!

Dicas de Compras

Dona Benta: Comer Bem
Martha Stewart's Cookies: The Very Best Treats to Bake and to Share
Thomas Keller – Ad Hoc at Home
Jamie Oliver – Revolução na Cozinha

Confira toda a ESTANTE!

14 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Aline Berg:

    Puxa, o conceito de morar no fim-do-mundo é muito diferente para cada um. Veja só, quando é que eu acharia aqui (moro em Angra dos Reis – RJ) cerejas frescas e creme de leite fresco!??? Cerejas, talvez no Natal, a preço de ouro. Creme de leite fresco, aqui eu nunca vi…
    Dá pra acreditar que aqui a Goiaba tem preço de fruta exótica???
    Por acaso ontem ao ver seu post, tinha acabado de comer morangos com chantilly de verdade. Tinha comprado o creme de leite “fresco” num supermercado no Rio, no findis, mas não estava tão bom e não deu o ponto, ficou mole.
    A receita é simples e parece deliciosa, mas os ingredientes, para mim, são quase de outro mundo.

  2. Essa sobremesa, assim em porção individual ficou chiquérrima!!!

    Beijocas e bom fim de semana

  3. Sem Avatar risonha:

    que coisa mais bonita… bem me apetecia uma sobremesa destas em cima do almoço
    adorei… tem um ar muito requintado

  4. Essa sobremesa, realmente, bem prática, facilita a vida, e a decorção ficou muito linda, simples mas com um que todo especial….

  5. Vc é sempre chic?! acorda impecável, de cabelo penteado e dente escovado….rsrs
    bjo.

  6. @Aline: também fiquei espantado quando vi as cerejas, no Natal estavam uma facadas. Agora o pacote foi r$4 (!!!), isso que já vi cobrarem a pachorra de r$19(?!?!?!?). Por isso não resisti. Agora o creme de leite fresco, desde que decidi comprá-lo.. quem diz que eu acho? Por essas bandas de cá, só comprei uma vez e faz… 6 anos isso!!! Só o pasteurizado mesmo (está certo que a marca que comprei é do estado).
    Eitaaa, goiaba como fruta exótica?!?!?!? Chantilly ficou mole… você deixou no congelador por 1 hora? E eu que achava que no Sudeste fosse mais fácil encontrar esses produtos… =/

    @Marizé: era para eu ter frufruzado mais, uehuehue :)

    @risonha: e é tão simples de fazer! =)

    @Goreti: às vezes, para que complicar se podemos simplificar (está certo que o meu lema é o oposto disto, mas tudo bem). hehehe

    @Nina: uhauahuah como dizem, eu sou chato para comer. Mas me defendo dizendo que sou exigente, né! Ah, desisti de pentear o cabelo, do jeito que é liso (leia-se: japonês até a raíz) num dá muito certo, hehehe.

  7. Adorei!!! Fácil, prática e deve esta com ceteza super DELICIOSA…
    Beijos
    Taty – CHOCOTATY

  8. Vitor, deixe de preconceito, menino: pavê é tudo de bom! hehehe

  9. Sem Avatar Aline Berg:

    É eu não deixei o creme de leite no congelador, mas estava na geladeira…
    No Rio, só é mais fácil encontrar produtos na cidade do Rio mesmo, pois nas cidades do interior é muito difícil. Já em São Paulo é bem mais fácil, lá tem tudo.

  10. Vitor, quando mudei para Lisboa, em mil novecentos e troca o passo, não havia nada, era pior do que sertão brasileiro, meus pais traziam de tudo e a vinda deles era mais ou menos como a noite de Natal, em todos os sentidos.
    Hoje já há tudo, tudo, tudo, só ainda não achei catupiry e goiabada cascão.
    Sua sobremesa está um sonho, independentemente dos ingredientes as suas mão são fantásticas, você é realmente um artista em toda a sua essência. Parabens
    beijinhos
    Márcia

  11. Sem Avatar Eliana Scaramal:

    Menino tu é muito chique?! Que coisa mais linda eu ficaria até com pena de comer, mas pode estar certo que essa peninha duraria segundos. risos

  12. @Taty: quando eu fiz achei que ia ser “ok”, mas gostei tanto do chantilly verdade… pena que não dá para comer sempre.

    @Luna: não, pavê não! uehueheuheueh

    @Aline: ahhh, está explicado. Tinha que ter deixado no congelador por 1h, só a geladeira não adianta. São Paulo é hor concours lá tem tudo!

    @Márcia: sério? Nossa, pensei que na Europa fosse mais fácil. Catupiry do Brasil acho que não vai ter mesmo, ele é criação nossa. Quantos elogios, fico até encabulado! Agradeço muito! :)

    @Eliana: que isso! Super simples, vai. Mas obrigadooo! :)

  13. Sem Avatar guaraci:

    Como fabricar esferas de alginato e carbonato alimentico para imitar uma cereja

  14. Olá Guaraci,

    Agradeço a visita e o comentário! :D Recomendo que leia os seguintes textos:
    http://pratofundo.com/molecular-abc-de-quem-nao-sabe-nada-parte-1/
    http://pratofundo.com/molecular-abc-dos-metodos-basicos-parte-2/

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»