Penne & Tomates

Por em

Penne & Tomates

Esta receita – e quase todas de massas que faço – é para o pessoal que fala que não sabe cozinhar, que acha difícil e bla, blá, blá. Além de ficar muito gostoso, faz bonito (se é que me entendem… ou não).

É só cozinhar o macarrão que no caso demorou 11 minutos (para falar a verdade, deve ter sido bem menos), cortar alhos e os tomates. E só. Se quiser um molho mais líquido, é só bater parte dessa mistura de tomates e alhos no liquidificador com um pouco da água de cozimento do macarrão.

Usei: 150-200g* de macarrão do tipo penne (Eu disse penne! Seus mentes poluídas! =p), mas pode ser qualquer outro que desejar; 4 dentes de alho (sim, muito alho) e como vai ao fogo dá nada não; 3 tomates médios picadinhos. Azeite, sal e pimenta a gosto.

Modo: numa panela coloque água para ferver (salgue após levantar fervura) e quando ferver coloque o macarrão, nesse meio tempo prepare os outros ingredientes. Cortar os dentes de alho e os tomates, deixei apenas um deles com as sementes. Numa frigideira, aqueça azeite (2 colheres de sopa), junte o alho, doure, mexe um pouco e já pode colocar os tomates picados. Deixe cozinhar um pouco, se tiver um pouco seco coloque água do macarrão (meia concha). 5 minutos.

Para saber se o macarrão está pronto é tempo, mas para ter certeza é só provando. Tente deixar al dente. E não, al dente não significa cru, é cozido mas firme e não mole. Experimentou? Ficou bom para você? Certo. Escorra e junte ao molho. Experimente, acerte o sal e pimenta. Ok?

Molho no liquidificador: se quiser o molho mais líquido e sem pedaços, antes de juntar o macarrão ao molho, bata no liquidificador ou no mixer a mistura de tomates com meia concha da água do macarrão, bateu, volta para a frigideira. Aí sim, junte o macarrão.

Sirva e salpique queijo ralado. E não precisa ser de parmesão de verdade (que agora só pode ser chamado de parmesão o que é feito lá numa região aleatória da Itália), pode ser o de pacotinho mesmo. ;D

Dica
A quantidade por pessoa de massa varia entre 80-100g de massa crua, mas como fui guloso já fui com 150g.

Compartilhe!

Dicas de Compras

Thomas Keller – Ad Hoc at Home
Jun Sakamoto : o Virtuose do Sushi
Carlota: Balaio de Sabores
Eleven Madison Park: The Cookbook

Confira toda a ESTANTE!

11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Pois é, tem uma coisa que eu sempre quis saber, “QUANTO se faz de massa (principalmente espaguete e talharim) por pessoa? QUANTO????” É a minha dúvida cruel da cozinha.
    Sim eu já tentei comprar um medidor de massas, mas não encontro em lugar nenhum…
    Sempre tenho esse problema e acabo fazendo um monte de macarrão e sobra muito sempre. Na última vez que tentei diminuir, ficou pouco e passei vergonha :(
    Se alguém tiver a resposta….please!
    Aproveito para convidar os comensais a visitarem o meu novo blog que finalmente resolvi criar.
    Mas tá no inicio ainda, né?
    http://alinecupcakes.blogspot.com/
    Bjus!!!

  2. Sem Avatar migas:

    E há coisa melhor do que este pratinho para aconchegar o estômago? :o)

    Muito bom!

  3. Quêm inventou a massa deveria ter ganho um Nobel!

    Beijocas

  4. Querido Vitor Hugo…..realmente um pratinho assim não dá para dizer que não se sabe cozinhar….simples e rapidinho……e maison o que é mais importante.
    Bjcas.

  5. Sem Avatar Nina:

    Qdo é mesmo q vc vem a Sampa?

  6. Ontem, domingo, preparei um prato com penne, vou por no blog amanhã. Eu acho esta massa especial, ele “segura” bem o molho, fica deliciosa.
    Bjs!

  7. Por mim eu comeria massa todos os dias!!!

    eu gosto desses molhos assim, bem rapido e simples. As vezes, coloco um pouquinho de maionese antes de misturar a massa. Coloco no molho ou direto na massa. Sei la, da um gostinho diferente, gostoso.
    beijinhos

  8. que fome danada que me deu só de olhar para a foto!

  9. Sem Avatar Daniel figueiredo:

    Sempre faço quase igual, com menos alho. Na preguiça ainda uso tomate italiano pelado, de lata, nada mais prático, mas pra parecer que sei cozinhar bem mesmo(hehehe), uso alguma erva fresca no molho. Me deu até fome…

  10. Olá Vitor!! Obrigado pela visita lá ao meu humilde cantinho de cozinha e obrigado também pelos seus olhos atentos em relação à quantidade da água :) Já corrigi!
    Adorei vir aqui conhecer a sua cozinha, quanta coisa maravilhosa e chique! Seus pratos têm uma apresentação divinal, parabéns!

    Beijinhos

  11. @Aline: aproveitei a deixa e coloquei no texto, em média são 80-100g de massa crua por pessoa. Porém, como sempre isso pode variar de acordo com os acompanhamentos que tiver, e as entradas que foram servidas antes. E até que enfim criou o blog, hein? =D

    @migas: e num é? sempre faço massa quando não quero nada complicado, heheh

    @Marizé: concordo plenamente, agora fica a dúvida se vai para os chineses ou italianos, ou ambos!

    @Fabricia: e não é? Que mane pratos complicados, vamos ficar no simples que tudo dá certo.

    @Luciana: exato! O formato da massa e o frisado é justamente para isso.

    @Leila: trocaria a maionese por cream chesse. Depois que consegui comprar novamente a Philadelphia, não largo mais, heheh

    @risonha: garanto que ao vivo estava bem melhor, heheh

    @Daniel: sempre olho os tomates em lata, mas está tão caro. r$3 por tão pouco, uheuheuh

    @Filipa: que isso, eu que agradeço a visita! =D Sua cozinha é de babar.

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»