Empada de Queijo Coalho

A receita original se chamava de empada, mas é um pouco diferente. Está mais para uma quiche do que a empadinha que a gente conhece.

Empada de Queijo Coalho

Começa pela massa que lembra bastante a massa podre (Massa básica), e o recheio é creme de leite e ovos, basicamente. Mas esse era o nome da receita de referência.

Algo bem simples que acaba surpreendendo. Como um quitute tão singelo pode ser tão gostoso e viciante.

Da receita base ficou mais a essência dos sabores, quantidades foram alteradas e ingredientes. Como foi servida no jantar que tinha a temática brasileira, tentei deixar mais próximo. Mais queijo coalho e adicionando cachaça na massa.

Além, é claro, de usar manteiga ao invés de margarina. Já que é para fazer PraComer, vamos fazer do jeito certo. A massa ficou bem sequinha e quebradiça.

As empadinhas da foto são da versão pequena, praticamente um canapé. A empada também fica ótima no tamanho padrão, o que aconselho a fazer. É maior! É melhor servida em temperatura ambiente ou quente-morna.

Empada de Queijo Coalho

Pré-preparo: 25 minutos
Tempo de preparo: 30 minutos
Total: 55 minutos
Rende: 10 - 12 unidades tamanho padrão (cerca de 10 unidades e 3 casquinhas vazias)
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 250 g farinha de trigo
  • 125 g manteiga sem sal (gelada)
  • 150 g queijo coalho (ralado)
  • 100 g queijo parmesão (ralado)
  • 100 mL creme de leite fresco/pasteurizado (tenha mais que 35% gordura | usado: 36% gordura)
  • 2 ovos
  • 20 mL cachaça branca
  • 30-40 mL água (gelada)
  • sal refinado (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • No processador juntar farinha de trigo, manteiga gelada sem sal cortada em cubos e sal (~1/4 colher chá). Pulsar até os pedaços de manteiga ficarem menores. Acrescente a cachaça pulsando também. Aos poucos coloque a água gelada, apenas o suficiente para dar uma leve ligar quando as migalhas são pressionadas. Todo esse processo pode ser feito manualmente também.
  • Retire a massa do processador e pressione para formar uma massa compacta retangular. Cubra com papel-filme ou saco plástico. Deixar na geladeira por 10-15 minutos.
  • Numa tigela junte creme de leite, ovos e tempere com pimenta do reino. Bata ligeiramente e acrescente os queijos ralados. A quantidade de sal depende de quão salgados forem os seus queijos. Prove antes.
  • Distribua a massa em fôrminhas de empada. Não pode ficar muito fina nem muito grossa a camada. O jeito mais fácil é pegar uma bolinha e ir pressionando contra a fôrma.
  • Aquecer o forno em 180ºC por 10 minutos.
  • Coloque a mistura de queijos sobre a massa crua em todas as forminhas. Não precisa deixar muito espaço, mas não pode transbordar.
  • Assar em 180ºC por 25-30 minutos. O recheio cresce durante o cozimento, mas abaixa depois que sai do forno.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: salgado, salgado de festa
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Gisele Gelida da Silva Almeida:

    Gente! Fiz a empada! Simplesmente, maravilhosa! Delícia!!!

  2. Mari:

    Nossa, essa foto tá linda! Eu sou apaixonada por empadinhas, essas estão tudo. Vou fazer! E logo aqui em Recife, onde moro, queijo coalho é que não falta! Parabéns pelo blog, é muito interessante! Sucesso!

  3. Camila:

    Nossa, tenho que fazer, parece maravilhosa. Adoro seus posts!

  4. Fernanda Azamor Mendes:

    Olá Vitor,
    Adorei a receita, como adoro a maioria das suas receitas, acompanho seu blog a algum tempinho…e acredite comprei uma sorveteira depois que assisti ao seu vídeo. A receita de sorvete de limão é um sucesso aqui, ainda acrescento pedaços de biscoito maisena quebradinhos….hummm!
    Farei essa receita, tenho certeza que será um sucesso!!! Depois te conto!
    Abraços,

    Fernanda

  5. Carla Colombo:

    As gorda pira! kkk