Odeia Coentro? Culpe seus Genes

Por em

Odeia Coentro? Culpe seus Genes

Ingrid Taylar | Creative Commons

Ama de paixão coentro? Ou melhor, detesta com todo o seu ser? Culpe a genética.

Uma matéria na Nature mostra que um estudo genético feito com mais de 30 mil pessoas sugere que a aversão ao coentro (Coriandrum sativum) tem fundo genético.

Por causa de um conjunto de genes (OR6A2) responsáveis por um receptor olfativo que influenciam a percepção de aldeídos (um composto e função orgânica) e justamente esse tipo contribuí para o sabor do coentro.

Em outro estudo canadese constatou uma relação com outro receptor olfativo e o receptor do gosto amargo entre quem gosta de coentro. Ou seja, é mais intricado do que a gente poderia pensar.

Os novos indícios vão de encontro com outros publicados alguns anos atrás, a Neide comentou sobre (Entendam os coentrófobos. Ou o cheiro do coentro).

Pelo meio do texto o pesquisador joga um balde d’água fria dizendo que a falta de preferência pelo coentro causada por motivos genéticos é menor do que 10%. Fatores culturais também podem influenciar.

Mas ainda não explica como Jamie Oliver e Nigella usam toceiras de coentro como se fosse salsinha! Não chego a odiar coentro, se puder escolher, prefiro sem. Errou a mão na quantidade, tudo fica com o mesmo gosto. E você, ama ou odeia?

Compartilhe!

Dicas de Compras

Dona Benta: Comer Bem
Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home
Passo a Passo – Chocolate: Receitas Ilustradas
Thomas Keller – Bouchon Baker

Confira toda a ESTANTE!

29 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Carla:

    Eu não conhecia coentro, aqui no RS não se usa. Logo que cheguei em Manaus, experimentei na comida e no início não vi nada demais. Depois de um certo tempo começou a me enjoar DEMAIS. Quando ia no supermercado, tinha que passar longe daquele maço bonitinho de tempero, que bem de longe me lembrava a saudosa salsinha (impossível de se encontrar em Manaus).

    Sorte minha que voltei pro sul e agora compro salsinha com alegria, sem medo de confundir de longe com o coentro :P

    1. Sem Avatar Adriana Capretz:

      Idem!!!!!!!!!! no meu caso, sou de Ribeirão Preto (SP), onde não se usa coentro, e vim pra Maceió (AL), onde SÓ SE USA ISSO!!!! detesto.

  2. Se o coentro que tem na Inglaterra é igual ao que eu encontro aqui, o sabor é bem menos pronunciado do que do coentro que eu costumava comer no Brasil. De qualquer maneira eu adoro coentro então eu não me incomodo nem um pouco de colocar bastante na comida. :)

  3. Sem Avatar Vãnia Wey:

    Não gosto de coentro nem um pouco!

  4. Sem Avatar Fabiana:

    Baiana que sou sem coentro não dá! :)

  5. Sem Avatar Tiago F.:

    Eu não gosto de coentro e minha mãe detesta. Então pode ser genético no meu caso…hehe… embora minha irmã goste, então não sei…

    Assim como a Carol do primeiro comentário, nasci no RS. Pode ser falta de costume mesmo. Moro em SP desde criança, mas na minha casa nunca teve coentro. Acho que o pessoal do nordeste que mora aqui usa bastante, principalmente com peixe.

  6. Sem Avatar Cynthia:

    Acho que o gostar ou não do coentro é mais ” costume ” do que genético… É igual ao cominho…
    Os dois tem sabor e cheiro fortes e no primeiro momento pode ser até diferente e interessante mas depois acaba enjoando pra quem mora no sul, sudeste … Em compensação pra quem mora no norte, nordeste a comida sem esses temperos não tem gosto, são sem graça.

  7. Detestava coentro até a adolescência, agora não consigo pensar em comida baiana ou guacamole sem ele. Acho que é mais uma questão de hábito mesmo.

  8. Sem Avatar Rosinei:

    Como boa baiana, sempre tive coentro na comida: ele tem sua vez em diversos pratos, não podendo faltar em moquecas (com dendê) e afins. Eu gosto muito de usá-lo, principalmente acompanhado de salsa e cebolinha (essa sim eu adoro!).
    Um grande abraço e obrigada pela dica do queijo pecorino: foi um alívio!
    Rosinei

  9. Eu adoro coentro, sempre que posso coloco na comida. Pena que não consegui acertar os meus canteiros.

  10. Sem Avatar Cleide Alberto:

    ODEIO!!!!!

  11. Sem Avatar Diego Manoel:

    Adoro coentro! Ravióli de queijo coalho e coentro é mt bom!

  12. Menino. Também não tenho aversão, mas evito sempre que posso. Beijão

  13. Sem Avatar Dani Uchima:

    odeio… pra mim, colocou um pouquinho, já deixa o prato inteiro só com gosto de coentro… tbm nao entendo como Jamie e Nigella colocam um ramo inteiro de coentro… quando eles fazem isso sempre penso: “putz… estragou o prato…” rsrs

  14. Sem Avatar sibely:

    Eu amo!!!!!
    E já experimentei coentro nos EUA e o sabor é bem mais suave que o noso aqui no Brasil, talvez seja o caso tbm na Inglaterra.

  15. O fator genético com certeza influência, mas acho que o cultural é o mais determinante…Eu uso só em pratos que requerem o seu uso,e aprecio o sabor, mas talvez em excesso realmente fique over… Mas o importante é experimentar…

  16. Sem Avatar Ivy Machado:

    HAHAAHAHHHAHA eu não gosto, mas não odeio! Eu prefiro salsinha!
    Mas eu tive que comentar que eu TB não entendo como o Jamie e a Nigella colocam essa quantidade absurda de coentro na comida! Eu sempre me questiono quando vejo e queria muuuito perguntar isso pra eles! E quando eles fazem salada de salsinha!?!? Pra mim é tempero e eu acho que a comida fica somente com gosto de salsinha! Eu nunca tive a coragem de experimentar, você já?
    Bjs^.^

  17. Sem Avatar Renata:

    Nossa, coentro é vida!!
    Não sei cozinhar sem coentro, sempre parece que falta alguma coisa.
    E super entendo Oliver e suas touceiras de coentro, acho até muito mixurucas os maços que se vende aqui em SP (ou mólhos, carinhosamente denominados de “mói” lá em Pernambuco – onde aliás se utiliza a expressão “fulano é virado no mói de coentro” para aludir a pessoas muito ativas)

  18. Sem Avatar Alane Teixeira:

    Fico feliz de não ser a única no mundo (: Sempre achei que o problema fosse o meu gosto.

    Mas a foto do post é de SALSA, e não de coentro.
    Coentro é assim, ó: link quebrado removido.
    http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/coentro1.jpg

    As extremidades são mais arredondadas. A salsa tem as extremidades mais pontudas, e folha mais rígida.

    1. @Alana: é coentro sim, Alana. Se comparar lado a lado salsinha e coentro verá a diferença. Como a imagem é macro pode dar margem a interpretações diferentes. A autora (Ingrid Taylar) da foto gosta de coentro não iria cometer um equívoco tão grande assim. E como ela mora nos EUA pode ser, também, uma subespécie diferente do que encontramos por aqui. Sim? :)

  19. Sem Avatar Valéria Lima:

    Adoro coentro. Aqui no Piauí as pessoas não apreciam muito salsinha. Eu, particularmente, não tenho nada contra salsinha, mas em uma moqueca ou caldeirada de peixe, por exemplo, coentro dentro! rsrs

  20. Sem Avatar Linda:

    Amo coentro, sou de Ctba e nunca tinha provado, ate comer um camarao que minha sogra fez com coentro, desde o primeiro encontro fiquei apaixonada. Moro no RS agora, e aqui quase nao se encontra, ja plantei diversas vezes, mas sem sucesso. Qdo vou a alguma cidade ontem tem, compro maços e trago, rs.Pena que ele dure pouco e congelado nao é a mesma coisa. Mas em geral as pessoas odeiam, qdo morei em Minas( la se encontrava com facilidade) , uma amiga que sempre ia comer em minha casa me pedia… “nao coloca coentro na comida ta”… hahahah , porque saio desvairadamente colocando em tdo,ahhah

  21. Sem Avatar Bárbara:

    Cara, DETESTO coentro!

  22. Sem Avatar Shoshana:

    Faça um belo arroz basmati: azeite de oliva, mostarda preta e uns pedacinhos de gengibre. frite até a mostarda pipocar, coloque a agua e cozinhe, finalizando no bafo. Pronto? salpique fresquinhas folhinhas de coentro (coriandre en français…ou persil arabe) picadinhas, aproveitando ainda o calor final. Come-se este arroz puro que é uma verdadeira delícia….ou acompanhando sabe-se lá o que….a cozinha fica que é um perfume só….além do que.
    adorei seu site, que
    encontrei procurando uma receita de lazanha. Agora só faço esta sua receita do molho, simples e adorável. gracias!

  23. Sem Avatar Pedro Soares:

    Sou filho de nordestina e a coisa tá braba aqui. Conforme o tempo passa, mais ela usa, e então, como foi dito, fica tudo com o mesmo sabor: cahorro-coentro, muqueca-coentro, guizado-coentro…

  24. Sem Avatar Rafael Venquiaruti:

    coentro é nojento e tem cheiro de fede-fede

  25. Sem Avatar Janete Riedel:

    Acho que a coisa é puramente cultural…coentro é bom, saudável e faz toda diferença em certos pratos…se faltar não é a mesma coisa. Para os que não gostam…vai tentando, um dia verão o benefício do verdinho que à vezes funcionam até como remédio!!!

  26. Sem Avatar Lidia Lily Tsugawa:

    Sou de São Paulo, não conhecia o coentro mas quando comi pela primeira vez amei de paixão ! Gosto de experimentar sabores diferentes , claro que não uso coentro em todas as comidas … =P

  27. Sem Avatar Gisely Passos:

    Concordo!

Trackbacks/Pingbacks

  1. @ARafaelSF

    @alvesalessandra http://t.co/2gH8KmvDAO http://t.co/SzIoBfCv8C
    A pouco tempo estive na Bahia à serviço. Que dificuldade, tudo leva coentro

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»