Receita: Casquinha Crocante

Por em

Casquinha Crocante

É quase uma vergonha chamar de receita, está mais para uma dica de uso do que receita mesmo. Usar a fôrma de mini cupcake/muffin para fazer casquinha com massa de sugar cookies. HA!

Qual a novidade nisso? O lado. Ao invés de usar do lado usual, virei a fôrma deixando a base o “copinho” como se fosse um molde. Não, não a ideia não é minha. A origem mesmo não consegui achar, muitas fontes direcionam para a Wilton (fabricante de produtos para confeitaria), mas tinha visto antes em algum lugar, eu acho.

Independente da origem, a ideia funciona. No meu caso, usei massa de biscoito do tipo sugar cookie. A massa mais básica que existe. Sugiro esta sem o fermento.

É possível usar qualquer uma, entretanto, só tomar cuidado com as massas muito amanteigadas demais. Podem ser que não suportem o próprio peso e quebrem na hora de assar.

Digo isso, pois usei duas massas diferentes (estavam meio que morando no congelador), uma foi a sugerida e a outra era massa de tortinha doce que deu uma derretida, são os copinhos furados.

É bem menos trabalhoso do que o modo convencional e, por algum motivo que eu desconheço, acho tão mais divertido!

1) Abrir a massa com espessura de 0,5cm e cortar um círculo de 6cm (diâmetro).

Casquinha Crocante

2) Cobrir o copinho da fôrma, ajeitando ara deixar bem acabado. Também daria para cobrir pressionando a massa contra o copinho, só fica mais rústico e acabamento menos delicado. E mais do que necessário: fôrma anti-aderente.

Casquinha Crocante

3) Aquecer o forno 180ºC, e assar por 10-12 minutos. Leve dourado na superfície. Esses com furos é da massa mais molenga.

Casquinha Crocante

4) Deixar esfriar na fôrma po 5 minutos e retirar com cuidado. Colocar sobre uma grade para terminar de esfriar. E depois, só rechear com a gordice que mais desejar… opções é o que não faltam.

Casquinha Crocante

Compartilhe!

Dicas de Compras

400g: Técnicas de Cozinha
Anthony Bourdain: e as Receitas do Les Halles – Nova York
Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home
Fisiologia do gosto

Confira toda a ESTANTE!

Um Comentário (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Maia Araujo:

    Oi, Vito Hugo!! Adorei a ideia, O que achei mais legal é a praticidade e a quantidade de opções que temos por causa dos recheios!!
    Já pensou em fazer uma massa salgada? Acho que ia ficar show!!
    Uma grande abraço!
    Maia

Vamos comentar? :D

«

»