Receita: Sopa Paraguaia

Por em

Comida Regional: Sopa Paraguaia

Não, a foto é essa mesma! Esta é a sopa paraguaia que de líquida não tem nada. É um prato típico da região de fronteira (Paraguai), mas que pode ser encontrado por todo o Mato Grosso do Sul. Feito de nada mais nada menos do que milho, ovos, leite e cebola… e só. Super simples, porém super saboroso. Consegui a receita com uma colega quando trabalhei em Campo Grande.

Sopa Paraguaia

Ingredientes

  • 1L de leite
  • 500g de flocos de milho pré-cozido sem sal (vulgo Milharina®)
  • 500g de queijo minas padrão ralado (meia cura, caipira)
  • 1 xícara de óleo (aproximadamente)
  • 4-5 cebolas fatidas
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • sal e pimenta.

Utensílios: forma grande, panela grande.

Modo: pré-aqueça o forno em 180ºC e unte a forma. Refogue as cebolas já fatiadas com um pouco do óleo, só para murchar de leve. Não precisa e nem deve ficar dourado. Desligue o fogo.

Se a panela for de tamanho respeitável, junte o leite, o óleo, os ovos, o queijo e misture bem. Misture o fermento com o flocos de milho. Acrescente aos poucos na mistura de cebolas. Acerte o sal e a pimenta.

Transfira para a forma e asse por 45-50 minutos, ou até ficar dourado. Deixe esfriar e sirva.

Dicas
- Para essa quantidade 1 colher (sopa) é o suficiente. Mas se usar outro tipo de queijo e/ou de flocos de milho que já possuam sal vá com calma. Queijo meia cura e o caipira já tem uma boa quantidade de sal, a Polentina® tem sal, por exemplo.
- Por incrível que pareça, o prato fica muito mais gostoso frio e se possível de um dia para o outro. Os sabores se acentuam. Experimentei quente e não gostei… estava com o gosto da milharina, mas no dia seguinte… nham, com café! :D
- Antes de assar fica assim, óh:

Sopa Paraguaia

Compartilhe!

Dicas de Compras

Jamie Oliver – A América de Jamie Oliver
Thomas Keller – The French Laundry Cookbook
Nigella Express
Larousse da Cerveja

Confira toda a ESTANTE!

53 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Sr. Kau:

    Sopa? Parece mais um bolo.

    1. Sem Avatar Jonas Fermino:

      Por se tratar de uma receita típicamente paraguaia, se conserva o nome Original.
      Sopa Paraguaya

      Que por sinal não se aplica a esta receita que leva uma farinha especial encontrada somente la e que se parece muito com o nosso fubá, mas um pouco mais grosseiro, e um leva tbm tempeiro verde 1/2 maço.

  2. Miam…se vai milho tô dentro…adoro.
    Bjcas.

  3. Também gosto muito dos pratos feitos com milho e esta sopa é novidade das boas.
    Bjs!

  4. Levei um susto mesmo quando li sopa e depois vi a foto…voltei para ler o título…risos, mas parece uma delícia a sopa sólida. Beijos

  5. Vitor, agora vc não imagina a minha surpresa depois de ouvir minha sogra contar várias vezes sobre como o pai dela gosta de dets iguaria, e um belo dia ela disse que faria para conhecermos…e quando sentamos na mesa, cadê a sopa?
    Remember…

    bom, voltando a receita, pra quem não conhece, nã tenha dúvidas, façam e vão se surpreender com o resultado, is very, very good!!!

    Beijos!!!

  6. Interessante o nome, não deixa de ser um bolo salgado de milho, muito bem temperadinho e muito gostoso. Receita anotada!

    bjs

  7. @Sr. Kau: como eu disse no começo o texto, mesmo tendo esse nome, de líquida ela não tem nada. Não fui eu que criei, o prato é assim. :)

    @Fabrícia: aaaeee, esse dá para fazer em qualquer lugar, hein?

    @Luciana: apoio que faça e me diga o que achou! =D

    @Fer: ehuehueh, isso sempre acontece quando tento explicar o prato. Mas mesmo com esse nome paradoxal, é muito gostoso!

    @Goreti: aaaaaeeeee, Goreti conhece! =D \o/ É boa, né? =D

    @Cláudia: nããão é bolo, é sopa… paraguaia! heheheh XD

  8. Juro que achei que tu tinha se enganado na foto!

    essa eu nao ocnhecia mas parece ser bem gostoso.
    beijinhos

  9. Vitor, a piada está pronta ! A sopa paraguaia só podia ser… sólida !
    Você recebeu o meu ultimo e-mail sobre os produtos moleculares em NY ( na verdade, a última resposta do teu e-mail)?

  10. Sem Avatar Elizabete:

    Boa dica!!!´esta receita é muito saborosa,,,já fiz diversas vezes!!!! . “Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa normal, a qual os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai Como era difícil transportar algo tão líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual. Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com o MS, significa “torta”, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”. ver mais: link
    Elizabete

  11. Sem Avatar Nadia:

    Vitor, a gente fez esta “sopa” na faculdade, nas aulas sobre culinária da região centro-oeste… eu amei. O professor disse que dá pra incrementar com lingüiça, presunto e outros ingredientes… muito boa mesmo. Eu nunca tinha ouvido falar! bjs

  12. Sem Avatar Nina:

    Eu só comi este prato na faculdade. Ainda lembro q foi motivo de piada pq cada grupo fez uma preparação diferente. Na hora de apresentar a produção ao chef/professor e aos outros alunos, todo mundo riu qdo dissemos SOPA.
    bjo.

  13. Sem Avatar Nadia:

    Vitor, a Callebaut indica umas transportadoras que fazem frete para outros estados. Aqui no Rio eu peço e vale a pena pagar frete, sai quase o preço por quilo de um Garoto ou Nestlé, com qualidade infinitamente superior.

  14. Vitor eu tenho uma receita parecida na revista Cláudia Cozinha mas agora vou testar a sua que sei que não vai ter erro. hahahaha

    As fotos ficaram lindas, saudades!

  15. Vitor essa Sopa Paraguaia deve ser boa demais. Bom conhecê-la por aqui.

    abs
    Alessander Guerra
    http://www.cuecasnacozinha.com

  16. Sem Avatar Simone Izumi:

    Meu Deus, isso muito me interessa!!!
    Adorei a receita!!!
    Te deixei um mimo em meu blog, ok?
    bjs

  17. @leila: heheheh sabia que isso ia acontecer e muito! Só muda o nome, é um bolo salgado de milho, simples e delicioso. :)

    @Eduardo: uahuahuaha, eu ia fazer essa piadinha, mas vai que alguém achasse pejorativa demais, heheheh

    @Elizabete: né? É ótima, rápida e prática! :D

    @Nadia: dá para colocar o mundo nela, mas a simples fica mais de raíz, eu creio, né? :D Pois, é a Callebaut é malvada, uhauahua

    @Nina: uahuahuahua, fico a imagina a cena!

    @Eliana: sério que tem? uiiaaaa! =D Espero que não tenha erro mesmo, ahuahaua

    @Guerra: é gostosa, mas é bem simples. Nada de erupções de sabores, heheh

    @Simone: experimenta e depois me diz o que achou! =D Fui lá ver. ^

  18. Bom, como nutricionista, diria que não posso incluir essa sopa em dietas de emagrecimento (hahaha), mas que ela deve ser uma delícia, isso deve! ;-)

  19. Tenho que provar, fiquei morrendo de vontade!

  20. @Mônica: uhauahuahauhau, pensei que tu ia detonar a receita! Não é dos pratos mais light desse mundo, mas é tão bom.

    @karen: teste aí e depois me diz o que achou, hein? =D

  21. Sem Avatar Mônica:

    Mais que nutricionista, sou apreciadora de uma boa comida, quase uma provadora profissional (uahaha). Não precisa ser prato fundo, não. Prato raso já me satisfaz. hehehe

  22. Victor,
    Esta receita está demais!!! Nunca ouvi falar desta sopa paraguaia, mas me parece deliciosa! Tenho que experimentar, pois sou fã de milho! Os seus posts estão cheios de receitas e estórias gostosas! Parabéns!
    Bjs
    Andrea

  23. Olá Andrea,

    Agradeço a visita e o comentário. O nome do prato não é lá muito coerente com o resultado, mas é muito gostoso. Eu gosto, ao menos, heheh. Faça e depois me conte, hein? :D

  24. Sem Avatar Ana Carla Sbardelotto:

    Eu conheço esta sopa, realmente como sulmatogrossense ,este prato é delicioso.
    Parabens por divulgar esta receita tipica la do Mato Grosso do Sul. Olha, ela vai muito bem com um Cafezinho e Um chá!
    Beijos.

  25. Sem Avatar Raquelly:

    Sopa…………………………… que sopa é essa?
    Parece uma broa de milho.
    Mais se me oferecer sopa e vier com prato e garfo eu vou rir da sua cara rsrssrsrsrsrs

    Essa sopa deve ser bem apimentada.

    Nossa

  26. Sem Avatar monica:

    oi…meu marido é do mato grosso do sul e fez essa sopa pra nos comer-mos e é uma DELICIA………muito boa….aconselho todo mundo experimentar…..bjo

  27. Sem Avatar sandera:

    esta receita de sopa paraguaya e muito simplrs mesmo faço aqui em casa todos os domingos moro em mato grosso do sul tenho outras receitas de sopa paraguaya com fuba de milho, com milho verde , com milho em conserva , tudo uma delicia qualquer desta receita o segredo delas eo queijo tem que ser meio cura , e quanto maior a quantidade fica mais gostosa esrou fazendo um livro de receitas e vou colocar varias receitas desto , um beijo e faça sempre esta gostosura sulmatogrosense

  28. Sem Avatar angelica:

    se você pensa que não tem coisas boas no mato você está muito enganada, tem muitas coisas melhores do que você acha na cidade grande,desculpa mais as melhores coisas e as mais gostosas estão no mato sim. essa receita que você colocou é muito antiga porém muito gostosa se você colocar em receitas regionais de Mato Grosso Do Sul você encontrara receitas deliciosas e bem fácil de fazer.

  29. Sem Avatar Luiz:

    Gente, vocês tratam nosso estado do MS, como se fosse puro mato…..quanta ignorância meu Deus….aqui é um estado como outro qualquer, lembrando que somo o maior exportador de carne bovina, temos o maior e mais modernos abatedouro de bovinos da América Latina, e os Estado de Pará, Maranhão e Amazonas tem muito mais mato do que aqui….gente não liguem tanto o nome nome que foi dado….é apenas um nome…é como se a gente falasse que no amazonas só tem amazonas (mulheres cavaleiras), pura ignorância né….desculpem, mas nosso estado é muito lindo e maravilhos para ser visto assim como “mato”.

  30. Luiz,

    Ignorância ao meu ver é não entender o ponto de vista de outras pessoas, sem falar que o artigo nem trata sobre o fato de Mato Grosso do Sul ser ou não só mato. E o mais importante, o mato no texto se refere a Campo Grande/MS.

    Essa é sua opinião, esta é a minha. Enfim, o mundo não vai acabar por causa dessa discórdia, heheheh

  31. Sem Avatar Luiz:

    Nossa vc (VIctor Hugo), está respondendo pela Angélica, ou vc é a própria Angélica???????

    Noooooooossa.

    Se foi para Campo Grande o comentário querida, PIOR AINDA…pois Campo Grande não é MATO é uma linda capital ….e pelo menos aqui os Victor Hugos da vida não respondem por Engélica…kkkkkk,

  32. Prezado Luiz,

    Não, eu não sou Angelica. Como pode ver meu nome é de homem, se você tem outros nomes de guerra isso não é problema meu.

    Entretanto, este espaço sou eu que o mantém, assim prezo pela boa manutenção do mesmo. Desta maneira, comentários não pertinentes ao tema do artigo não serão mais disponibilizados.

    Grato.

  33. Sem Avatar rosalia:

    gente como esta receita e maravilhosa surpreendi primeira vez pois pensava que fosse liquida amo de paixãooooooooo deliciosa ainda mais com uma chipa obrigada irmãos paraguios feliz natallllllllll

  34. Sem Avatar regra 01:

    tinha uma festa aqui na minha cidade[cujubim,ro] e cada pessoa tinha que levar um tipo de comida diferente, eu leveu a sopa e foi um sucesso grande, não tiramos o primeiro lugar, mas ficamos entre os 03 legalo, hoje eu prepara esta maravilho comida para alguns amigo e convidados, para nos divertimos comendo sopa paraguaia com cerveja brahna bem gelada, que aprender a fazer a chipa paraguai ok

  35. Sem Avatar Samara:

    A sopa paraguaia é uma delícia sim!!! Mas não vivemos no MATOOOOOO! A Capital de Mato Grosso do Sul tem 700000 habitantes e concerteza é a cidade mais linda do Brasil!!! Somos o único estado do país que não possui favelas. ´´E uma cidade linda e muito arborizada, com diversos parques na cidade que é rico em fauna e flora. Aves, mamiferos e repteis andam tranquilamente NOS PARQUES, as vezes escapam e vão dar uma passeadinha nas avenidas. rsrrss
    Mas aqui não tem só a sopa paraguaia de bom!
    Venha conhecer o restante do nosso Estado e verão como é bonito e delicioso conhecer Mato Grosso do Sul!

  36. Sem Avatar Juliana:

    Apoiada Samara! rsrs

    Sopa paraguaia, é um prato simples e delicioso que tradicionalmente é apreciada na época da Semana Santa. É típico da região de fronteira, mas que pode ser encontrado por todo o estado do MS.

  37. Sem Avatar Juka':

    estava em uma feira em cam´po grande muito frio e li em uma faixa “TEMOS SOPA PARAGUAIA” falei p minha amiga vou tomar aquelasopa mesmo p esquentar esse friozinho …. ssrssr nem imaginavaque era uma torta e muito boa

  38. Sem Avatar Beth Lopes:

    Juka, sou do MS. Sinto orgulho por convivermos com a cultura paraguaia e adicioná-la a alguns costumes nossos. Agora realmente o nome sopa paraguaia é intrigante. Hoje moro em Curitiba e uma vez contei a uma amiga, que é cozinheira, como se faz a sopa paraguaia com a receita igual acima e a que fazemos com as espigas de milho verde. Uma verdadeira maravilha.Ela resolveu fazer e hoje diz que é um dos pratos de domingo.(rs) Como nem sempre é época de milho, troco pelos que vem em latinha o sabor fica semelhante.

  39. Sem Avatar Hamilton Rondon Flandoli:

    Amigos,

    É isto mesmo, aqui no Mato Grosso do Sul, nas divisas com os paises irmãos Paraguai e Bolivia é sopa paraguaia mesmo. Faz parte de nossa culinaria regional.
    Parabéns pela receita.
    Abs.

  40. Sem Avatar gleice:

    eu já fazia este prato lá no ms onde morei 8 anos,mas acrescentava palmito e fica muito bom

  41. Sem Avatar isa:

    Vitor!
    Sou sulmatogrossense, nasci na fronteira com o paraguai, hoje moro em campo grande-ms, capital de mato grosso do sul, linda cidade morena, fico triste com certos comentários, mas entendo as pessoas que moram em outros estados e ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o meu mato grosso do sul, lindo, lindo, as pessoas são maravilhosas, venha conhecer a nossa culinária, você vai adorar! Eu não como peixe, mas as melhores receitas estão aqui.A sopa paraguaia é tradicional na semana santa, e no paraguai ela é feita com o milho saboró, uma farinha num tom amarelinho fraco, mas é uma delicia. tenta ferver o leite com a cebola e o óleo e o sal, depois escalda a farinha de milho, depois de frio coloque os ovos e muito queijo em cubinho, quando assar você vai ver a delicia, huuuuum! e a chipa 500 gr de polvilho doce, 500 gr de polvilho azedo,1 kg de queijo meio cura ralado, 06 ovo, manteiga, sal 1cc, leite, bater os ovos, com a manteiga, o sal e o leite e o queijo meio cura ralado e ir acrescentando o polvilho até a massa ficar firme, fazer tiras e cortar em losangulo, levar para assar e servir com café ma delicia. bjos.

  42. Sem Avatar Fabiana:

    Porque sopa,se nao é liquida ?

    Tudo por causa ,da Guerra do Paraguai !

    Era necessário engrossa la ,para levar aos combatentes …

    Humm,uma delicia !

  43. Sem Avatar Francisco de Assis Ferrato:

    A receita que eu conheço é:

    8 espigas de milho
    700 ml de leite
    400 gr queijo meia cura
    1 alho poró cortado fino

    Tirar/cortar o milho da espiga com faca como se fosse fazer reofgado ou pamonha. Bater no liquidificador o milho, com o leite. Se o milho não for bem macio, peneirar a massa.

    Em assadeira depejar a massa do milho com o leite, colocar o queijo e a alho poró.

    Assar por mais de 45 minutos até dourar e ficar firme.

    É bom quente ou frio, pois só tem gosto de pamonha com queijo.

    Este é uma delícia! Sem ovo nem milharina…

    A história me foi contada é de que a patroa ensinou a empregada que não entendeu algum detalhe a e sopa saiu um suflê, mas todos adoraram e ficou com o nome…

  44. Sem Avatar gag:

    Bom é uma trad~ição da fronteira Sul matogrossense, so recomendo por mais queijo ralado, tipo 1 queijo inteiro 1kg.

  45. Sem Avatar Michelle Santander:

    Como sopa paraguaia desde pequena,maso gosto é totalmente diferente quando preparada com a farinha de milho uqe vende no Paraguay mesmo,ela é mais fininha e fresca….hummm é uma delícia!!!
    Tem também uma outra versão que é a CHIPA GUAÇÚ…MAIS QUE DELICIOSA!!!!

  46. Sem Avatar Carolina:

    A receita está ótima, a sopa paraguaia é um delícia, quem não conhece pode fazer que vai
    se apaixonar, é uma excelente pedida nos dias mais frios com um chá mate, então… Não
    tem pra ninguém, rss..
    Só não gostei de uma pequena frase, mas que fez toda a diferença, mato aqui tem de quilo, mas
    não é isso que faz com que pessoas de outros estados pensem que só temos mato pra oferecer.
    Nossa capital é de uma pureza singela e acolhedora, que faz feliz quem mora nela, nossa morena brilha com o sol da tarde, venha conhecer melhor o MS e vc vai saber que não temos só mato bom por aqui, ok… Abraços!!

    1. @Carolina: não preciso, já morei vários anos em Campo Grande. O trecho é uma ironia, sim? Caso eu não respeitasse o estado não teria nem postado a receita, né.

      1. Sem Avatar Lucy Hubner:

        Yo vivo en el MS hace casi 32 años, nací en Brasil Bela Vista frontera con Bella Vista Py, he aprendido hacer sopa con mi abuela, ella es Paraguaya y mi madre es Paraguaya pero creció en Brasil, habla guarany, español y portugués. Me encanta la cosina Paraguaya, toda la comida de este país, me gusta de platos hechos con maíz y mandioca , por ejemplo bori-borí, chipa, caburé y otros.
        Ud. debe ser felicitado.
        !Besos!

  47. Sem Avatar SILVANA:

    Delícia de receita pantaneira.SIMPLESMENTE ADORO! :D

  48. Sem Avatar Carolina:

    eu morei no Paraguay…. anos e anos. Para quem não sabe… lá sopa (liquida) se chama CALDO. Sopa lá.. só existe essa. É comida tipica. Não entendo a dificuldade de entender q sopa não precisa ser liquida igual a q que conhecemos. Não sei se milharina substitui a farinha de lá.. pq só existe lá essa farinha de milho praticamente caseira até hj. O queijo tb… é um queijo bem forte e grosseiro…. q tb não temos no Brasil. Queijo minas e milharina de repente dão certo.. mas o sabor nunca será igual. Ahh.. e linguiça na receita é a morte! Isso não existe!

  49. Sem Avatar Lucy Hubner:

    SOPA pq na guerra do PY não tinha como las mujeres fazeer um prato pra sustentar seus maridos na guerra, então engrossavam bem e assavam, não tinha como derramar a matula, o fubá de milho sustentava-os.

  50. Sem Avatar Miguel Souza Ferri Junior:

    Bom dia,
    a Sopa Paraguaia fica melhor, muito mais gostosa com o milho do ela é feita, o milho saboró, é bom comer a sopa no dia posterior quando feita, em Corumbá a família do meu pai gosta muito e claro eu também.

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»