Sriracha: O Filme

Você conhece, eu conheço, todo mundo conhece. Ou pelo menos, já deve ter visto aquele molho de pimenta de tampa verde com um galo no rótulo. O mais famoso é Sriracha que apesar do nome é 100% americano, produzido na Califórnia!

O ingrediente é criação de David Tran, refugiado vietnamita, tendo como base um molho de origem Tailandesa da região de… Si Racha. É um daqueles casos que o produto vira sinônimo para uma classe inteira e gera amores em muita gente.

Sriracha: O Filme

Divulgação

O cineasta Griffin Hammond resolveu fazer um filme (na verdade, um documentário) sobre o molho movido por essa paixão. Ele tem cara de ser aqueles diretores indie-hipster (acho que é por causa da barba) numa primeira olhada.

Mas ele é bem legal até esse ano produzia o canal Indy Mogul com dicas de baixo custo para filmes. Montou uma campanha no kickstarter para gerar fundos e o resultado a gente assiste agora.

Está disponível pelo serviço on demand do Vimeo por $5 dólares que dá o direito de assistir e uma cópia digital do video. Bacana, né? Estava com medo de não ter essa opção ou que, eventualmente, fosse licenciado pelo Netflix.

Estava bem ansioso pelo resultado, meio que acompanhei todo o processo de produção do documentário. Só sinto por não ter conseguido ser um backer durante a campanha de fundos, gostei do filme. Vale ressaltar que não é “filme-filme”, é caracterizado como um short film por ter menos de 40 minutos (com créditos): tem 33 minutos.

Coeso e mostra a história do fundador da empresa que chegou com, literalmente, nada aos Estados Unidos e quase 30 anos depois tem um império gastronômico com basicamente um único produto. Ok, produz outros dois, mas sem sombra de dúvidas sriracha é o carro-chefe de toda a operação. Acredito que se você gosta do molho irá se divertir com o filme.

Um detalhe que eu não sabia era o preço lá fora… numa das tomadas mostrou sendo vendido por $1,99 dólares! Possui uma variação boa, na Amazon pode chegar até $9. Isso que no Brasil gira em torno dos r$20, dependendo da loja.

Site oficial: Sriracha, the movie!
Disponível: http://watch.srirachamovie.com/

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. EM!:

    Sabe onde encontro?

    1. Vitor Hugo:

      Err… os links estão no texto. :S

  2. Guilherme Atencio:

    Obrigado pela dica, vou procurar!