Como se faz: Massa Fresca

Por em

Pasta (Macarrão) Caseiro

Demorei, mas no último fim de semana consegui testar o brinquedo novo! Yay! :) A máquina funciona que é uma beleza, só uns pormenores, mas como foi a primeira vez (ui!) a gente releva.

Como a Vicki, usei a máquina sem fixá-la na mesa, pois não daria certo na pia da cozinha, sem falar que a cozinha é ao contrário, mas tudo bem. Sem dúvida nenhuma que ter usado na mesa teria sido bem mais fácil, porém enfarinha-la não estava nos planos, heheh.

Para a massa fiz o básico: para cada 100g de farinha de trigo, 1 ovo. Caso queira uma massa mais rica, use apenas as gemas, porém a quantidade de farinha vai diminuir. Para misturar, faça numa tigela por ser mais fácil e a chance de sujar tudo é menor do que fazer sobre a mesa direto, esse último método é para quem tem prática. Como eu não tenho, vamos na tigela mesmo, heheh.

Para dar cor usei espinafre e beterraba em pó, misture na farinha ou dissolva no ovo. Fiz do jeito mais torto, coloquei com a massa quase pronta… é mais difícil de misturar as cores, mas não impossível. O chato é que depois do cozimento a beterraba perdeu bastante a cor, devia ter colocado mais.

O molho foi o mais simples, de tomates com manjericão. Com um pé em Portugal (por causa da Marizé) e outro na Inglaterra (por causa do Jamie), devido as influências dos ingredientes usados: massa de pimentos, e a forma como fazer: do jeito Jamie Oliver e o manjericão. Ficou tão gostoso que demandará um post-solo só para falar sobre, heheh.

Agora quero fazer raviólis… nham. :)

Observações
– Espinafre e beterraba em pó: o do espinafre tem cheiro de mato seco, e da beterraba tem cheiro de.. beterraba, mas na quantidade (cerca de 1 colher de sopa) que coloquei não deixaram a massa com gosto.
– Farinha de trigo: escolha uma de boa qualidade, isso interfere diretamente no resultado final, lógico.
– Semolina (grano durum): substituindo 50% da farinha de trigo normal pela semolina fica outra coisa a massa, como a Nina comentou. Queria ter usado, mas aqui no mato… 1kg/r$10… to podendo não, uhauahuah.

Compartilhe!

Dicas de Compras

David Lebovitz: The Sweet Life in Paris: Delicious Adventures in the World's Most Glorious – and Perplexing – City
Conservas e Compotas
Ladurée Doces
Jamie Oliver – A América de Jamie Oliver

Confira toda a ESTANTE!

18 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Estava esperando pela primeira brincadeira!
    Agora, espinafre e beterraba em pó? conosco não….vou sapear… é fácil achar?
    Beijinhos,

  2. Que linda que ficou colorida, realmente não achava que fazer massa usava tão poucos ingredientes assim…mais uma novidade que aprendi.
    Beijos

  3. que beleza de massa… fiquei com vontade ;)

  4. Sem Avatar Dricka:

    Essa massa de beterraba tá de encher os olhos.
    Mas fala uma coisa fica aquele gostinho maravilhoso da beterraba ou só a cor?

  5. Menino, mas ficou lindo! Meu tio também faz massas coloridas, compra os pós nas Casas Pedro. Engraçado é que a minha cozinha também é ao contrário, mas já achei uma posição para usá–a sem problemas. E eu, como tu, também uso tigela, não dominei ainda a técnica do vulcão de farinha com ovos dentro, como meu tio e minha vó fazem. Aliás, eu faço com 50% de farinha e 50% de semolina. Mesmo sendo caro, acho que vale a pena, pois a diferença na massa é visível. De qualquer forma, essa massinha feita em casa é o que há! Eu (quase) não consigo mais comer massa comprada no super! Olha como eu fazia a massa antes de adquirir o brinquedo: flickr.
    Um beijoooo

  6. Sem Avatar Silvinha:

    Sua pasta ficou de encher os olhos, Vitor Hugo!
    Estou pensando em comprar uma dessas maquininhas justamente p/ fazer raviolis… Os mais deliciosos que eu jà comi foram de pêra seca com brie, e agora sò fazendo em casa mesmo!
    Beijos

  7. Sem Avatar Patricia Scarpin:

    Estou preparando um post sobre pasta caseira para a semana que vem. Também andei usando o meu brinquedinho – aquele de 14kg – com o pasta attachment… :)

    ficaram lindos, Vitor Hugo! Amei de paixão as cores!

  8. Sem Avatar Cris:

    Que delícia, adorei esta idéia de usar beterraba e espinafre em pó, que ótima! Eu faço macarrão com espinafre em folhas mesmo e esta dica veio na hora certa! Estou empolgada porque já perdi muito espinafre em pó porque esquecia de usar…

  9. Sem Avatar Nina:

    Teste com farinha de trtigo durum (cerca de 50%). Fica uma textura incrível, mais leve!
    A primeira pasta caseira a gente nunca esquece…
    bjoca.

  10. @Laurinha: onde eu moro nunca achei, esses pózinhos coloridos comprei-os em SP, lá no mercadão. Tudo baratim, baratim. Tenho também de cenoura em pó, :)

    @Fer: pasta é a coisa mais fácil do mundo, existem variações na quantidade de ovos ou gemas, e o tipo de farinha, mas a base não muda, :)

    @Janna: nem me fale, quero fazer de novo! uhauahuahua

    @Dricka: o pó em si tem cheiro de beterraba pronunciado, já o de espinafre cheira… mato seco. Na quantidade que coloquei não ficou com gosto não.

    @Vicki: a do vulcão nem rola na pia, é pequena demais… via esparrar tudo, hahah. Queria te usado semolina, mas o preço ta meio caro… 1kg/r$10, to podendo não, hahah.

    @Silvinha: olha compra mesmo! É tudo de ótimo a máquina, a minha é da marca Hércules (Mundial).

    @Pat: ahhhh, aí é covardia! Você tem a peça para raviólis? Vi num video no youtube… fiquei babando, heheh

    @Nina: era para eu ter usado, mas a semolina tava cara demais, hahahah Não esquece mesmo! :)

  11. Sem Avatar linda:

    Oi, sua massa ficou linda, mas se vc nao quiser usar os pozinhos, tenho uma receita com espinfre, beterraba ou cenoura que sempre da certo e fica uma delicia e a cor nao desbota tanto. Se quiser te mando.Comprei o acessorio pra ravioli, mas ainda nao me acertei com ele. SEmpre faço recheado com abobora, que no sul chamamos de tortei. bjs

  12. Vitor meu querido você anda só abalando né?! Menino que luxo essa massa!!! Amei! risos

  13. Sem Avatar claudia crema:

    uma dica…. como nao tenho acesso a estes pós , mas tenho uma horta caseira.. coloco o espinafre in natura, a cenoura e também a beterrada, é só bater no liquidificador e usar só o líquido,.. porém a beterraba quando cozinha o macarrao sai a corvermelha, é muito instável, se alguém souber como estabiliza para nao sair na água me informe
    sds

  14. oi! tenho feito várias experiências com a minha maquininha de macarrão (até integral já fiz: 1/2 semolina, 1/2 farinha de trigo integral). agora queria fazer coloridas. li aqui sobre os pózinhos e já comprei! agora uma dúvida: mais ou menos quanto de pó você colocou?

  15. Olá wicca,

    A quantidade do colorante (os pós coloridas) vai depender de quão colorido desejar a sua massa. Coloquei cerca de 1 colher de sopa, mas é sempre bom ir colocando aos poucos.

  16. Sem Avatar Josi:

    Legal sua massa.. mas qual a proporçao de pó de espinafre que vc usou??

  17. Olá Josi,

    A quantidade do colorante (os pós coloridas) vai depender de quão colorido desejar a sua massa. Coloquei cerca de 1 colher de sopa, mas é sempre bom ir colocando aos poucos.

  18. Sem Avatar Grazia:

    Minha cunhada sabe fazer bem essas deliciosas massas caseiras, você poderia me orientar por quanto ela pode vender o quilo do macarrão caseiro para um restaurante?

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»