Molho da Portuguesa

Por em

Pasta (Macarrão) Caseiro

Para acompanhar o macarrão fiz o mais básico dos molhos: molho vermelho de tomates. Mas o que tem de tão especial nisso? É que ficou tão gostoso por causa de uma erva: manjericão. Confesso que não tinha o costume de usá-lo, por considerar o cheiro muito forte… que grande erro.

Munido de toda confiança do mundo fui lá e encontrei um bom maço de manjericão para incrementar o molho de tomates. Está longe de ser o verdadeiro molho, mas ficou ótimo e isso que tá valendo. Totalmente inspirado no molho que Jamie Oliver fez no programa Jamie at Home e com tendência portuguesa, né Marizé. Mas sabe como é que é, mexi legal… heheh.

Anota aí:

  • 4 tomates sem pele e sem semente
  • 1/2 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de pimentão vermelho picado
  • 1 colher (chá) de massa de pimentão (opcional)
  • Manjericão a gosto (1/4 de xícara de folhas)
  • Azeite, sal e pimenta a gosto
  • Água

Modo: bata os tomates no liquidificador, reserve. Numa panela refogue a cebola com o azeite (1 colher de sopa generosa), junte o alho e o pimentão picado. Deixe refogar bem.

Acrescente o suco de tomate peneirado (não vai sobrar quase nada na peneira, só algumas sementes), acrescente um pouco d’água (1 xícara), a massa de pimentão e deixe cozinhar por 10 minutos. Acerte o sal e pimenta, caso esteja um pouco ácido, coloque açúcar (1 colher de café), mexa e deixe cozinhar. Experimente novamente.

Quando estiver quase para servir, pique o manjerição e junte ao molho. Mexa, experimente (se quiser mais, coloque), tampe e desligue o fogo. Está pronto. :)

Observações
– Tomates para salada: nem sempre acho o tomate italiano/rasteiro (o comprido), então, vai com tem mesmo, dá nada não. Só escolhi os mais maduros, :)
– Pimentão: ah, tava lá de bobeira na geladeira… tão vermelho que foi pego também. Ajudou na cor, ficou suave o sabor, tudo jóia. =D
– Alho e cebola: dizem que não se pode usar os dois ao mesmo tempo, to nem aí. Gosto de alho e de cebola, o molho é meu e coloco o que quero, uheuehuehue.
– Manjericão: como sobrou boa parte de maço, lavei as folhas restantes e sequei para retirar o excesso de água com papel absorvente. Passei para uma vasilha e congelei igual salsinha/cebolinha, :)
– Último, mas não menos importante: o nome do molho é em homenagem a Marizé, tá? :D

Compartilhe!

Dicas de Compras

Itália de Jamie
Pierre Gagnaire: 175 Home Recipes with a Twist
Sinfully Easy Delicious Desserts
Nigella Express

Confira toda a ESTANTE!

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Eu amo molho de tomate com manjericão! Aí que vontade de “roubar” esse lindo pratinho!

  2. Manjericão eu adoro, o aroma, o sabor…acho ótimo com você fez, no molho de tomates, e também ao pesto. É uito gostoso.

  3. Menino, a cada post você está mais caprichoso! Uau!

  4. UAU! Que maravilhoso uso da massa de pimentos, eu acho que da próxima vez vou copiar a tua receita, e terá de ser brevemente pois o meu mangericão está a começar a espigar.

    Bj

  5. @Eliana: ah, rouba não, ficarei com fome! uheuehue

    @Luciana: meu próximo alvo é o pesto, mas ta frio para comer, uehueheu

    @Luna: que isso, a gente faz o que pode! :)

    @Marizé: tuuudo culpa sua, muito boa a massa de pimentos! =D

  6. Sem Avatar Cláudia:

    Este prato tá demais. Deu uma vontade de comer uma massa agora! Amo manjericão.

    bjs

  7. Sem Avatar Paula Brígida:

    Eu fiz e ficou uma delicia! Dobrei a receita pq aqui em casa o pessoal adora comer kk obrigada pela receita. :D Paula Brigida

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»