Panqueca Estilo Americana

Panqueca Americana por PratoFundo.com

Quem nunca se pegou desejando aquela panqueca (pancakes) nos filmes e seriados americanos? Com manteiga derretendo e muito maple syrup?

Existem várias versões, mas no geral, os ingredientes são os mesmos: leite, farinha, ovo e fermento. Para não ter erro, a gente pega como inspiração a tia tia Martha Stewart! Apesar dos pesares (em 2015 a marca foi vendida), ainda é uma fonte de inspiração.

O maple syrup (xarope de bordo) vai te conquistando aos poucos. No começo não via tanta graça nele, mas depois… dá vontade de colocar em tudo.

Panqueca Americana: Maple Syrup por PratoFundo.com

É doce, caramelado indo para doce de leite. A combinação na panqueca, manteiga e maple faz uma diferença! E vem aquela ideia safada de colocar um sorvete ali no meio, hein?

Panquecas Americanas

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 20 minutos
Total: 30 minutos
Rende: 10 - 12 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 120 mL leite integral (+ 20-40mL se necessárop)
  • 110 mL iogurte sem sabor
  • 40 g manteiga sem sal (derretida; 03 colheres sopa + para untar)
  • 1 ovo
  • 140 g farinha de trigo (1 xíc.)
  • 30 g açúcar cristal (02 c. sopa sopa)
  • 12 g fermento químico em pó (02 c. chá)
  • 3 g sal refinado (1/2 c. chá)
  • 5 mL extrato de baunilha (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Misture todos os ingredientes líquidos e ovo, misture bem e reserve. Se usar baunilha, coloque junto.
  • Misture todos os ingredientes secos, misture. Acrescentar os líquidos e mexer para ficar homogêneo. Se ficar muito seco, pode colocar 20-40mL leite, cerca de 2 colheres de sopa, aos poucos. A massa é grossa, mas tem fluidez.
  • Levar uma frigideira (antiaderente ou normal) ao fogo baixo, untar com manteiga. Colocar a massa no centro formando um disco.
  • Deixe cozinhar até aparecer bolhas na superfície (2-3 minutos). Vire com cuidado e deixar até ficar dourado.
  • Tem que ter um pouco de paciência e não pressione a pancake contra a frigideira.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Panqueca com Maple por PratoFundo
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




15 Comentários (Deixe o seu!)
  1. alessandra:

    Ola , onde eu posso achar esse xarope de maple aqui em sao paulo?

  2. Bete:

    Adoçar o seu café com maple syrup? Tem certeza que você não nasceu aqui? uahaha

    Bom, sorvete com maple é muito gostoso, mesmo se eu já falei que ele não é apropriado…sorvete ao sabor de maple com noz é clássico, mas para fazê-lo, tem que usar essência de maple, além do próprio maple syrup. Sem incluir a essência, o sorvete não sai muito gostoso, e eu imagino que pode ser bem difícil achar tal produto no Brasil. Talvez em São Paulo, que tem tudo.

    Outra coisa – com aquele mirtilo, se não for totalmente fresco, pode fazer uma torta de mirtilo, que é outra especialidade da minha terra. Adiciona um bom sorvete sabor de baunilha, ou chantilly, e come enquanto a tortinha estiver quentinha ainda…nham nham. Ou pancake de mirtilo com maple syrup…êta!

    Bete

  3. Vitor Hugo:

    Oi Bete,

    Hahah, é gostoso. Mas comprar sempre aqui no Brasil, não vale a pena, infelizmente. O precinho nada camarada que é comprado é exorbitante. Quando comprei esse que tenho, tinha também lá essas imitações do maple, a única diferença era o preço, praticamente a metade do verdadeiro. Logo vi que tinha alguma coisa errada, heheh.

    Ah, eu estava tão animado com a idéia de sorvete de maple, :( Já usei para adoçar um café com leite, nhamm… ficou bom, :D

  4. Bete:

    Tem certeza que o maple syrup não é a oitava milagre do mundo? Hehehe

    Para nós de Nova Inglaterra, a terra do maple syrup, ele é, sim!

    Grade B fica bem melhor para culinária, e não para comer. Ao contrário do que Ana Cristina falou, não tem que ser canadense, já que eu comi tanto maple syrup de Massachusetts, de Vermont, de New Hampshire, de Maine, e de Canada, na minha vida, e vou comer muito mais ainda, a providência do maple não faz muito diferença, mas tem que ser de boa qualidade. Nada de xarope de milho ao sabor de maple – mas eu tenho amigos que preferem tal, coitados!

    O maple syrup não é appropriado para fazer sorvete. Mas para bolo de abacaxi de cabeça para baixo, é uma delícia! Nem fala dos pancakes, waffles, rabanada e churros, para que o nosso maple syrup é o par perfeito.

  5. Fer Ayer:

    Fui para Brasilia com presente e tudo para encontrar com ela, pois tinha uma conexão lá e ia demorar 5 horas, mas o vôo dela do Rio de Janeiro (onde ela estava no fim de semana) atrasou um dia só…risos e ela não conseguiu me encontrar…deixei o presente com um amigo dela e fiquei lá sozinha esperando o vôo…snif…choramos as duas…haha

  6. Vitor Hugo:

    @Fer: ah, sério? Achei tão promissora a idéia, =/ Ah, brincou que vai encontrar a taty! =D

    @Marcia: ficaram mais gordinhas por causa do fermento, deixou bem fofinha… =)

    @Lica: quero fazer isso todo sabado, mas é calórico demais! uheuehue

    @Luna: só comprei o maple por ter ido no Paraguai que ficou mais barato, mas ainda é caro. heheh Por aqui, vi só algumas vezes…

    @Luciana: se tivesse coalhada teria sido ela, heheh Creio que fica outra coisa, heheh

    @Dricka: a cozinha de raíz é fundamental, mas conhecer outras também, né? :)

    @Pat: a Martha é um gênio, depois que vi um documentário sobre ela, nossa. Empreendedora no último.

    @Fabrícia: opa, quero sim! =D

    @Ana: aqui no mato é díficil encontrar, uma vez ou outra vi no Carrefour, vamos ver se vai ter no Wal-Mart quando abrir, heheh. Quando comprei o que tenho, tinha várias marcas, mas só duas eram maple syrup de fato, as outras eram no estilo Karo, sabe? Pura enganação, heheh.
    Esse que tenho é canadense, 100% orgânico e certificado por PCO, seja lá o que quer dizer. É da Dutch Golden, no rótulo diz Grade A Dark Amber

  7. Ana Elisa:

    Vitor,
    trouxe da california dois vidros de maple orgãnicos: grade A e grade B. O A é mais ralinho e suave, enquanto o B é mais concentrado, escuro e denso. Pedido do meu marido, que é viciado em maple syrup desde sua viagem para o Canadá. Dá uma fuçada e veja se encontra outras marcas por aí. TEM que ser Canadense e TEM que ter um selinho em forma de folha de maple (que nem a bandeira canadense), que atesta qualidade. Tem muito maple syrup aqui no Brasil que é porcaria, muito ralo e com gosto aguado. Maple syrup de qualidade é uma delíiiiiiiiiiiiiicia. O Allex come com sorvete de creme, com torradas de manhã, com o que for. Experimenta colocar no sorvete de creme e misturar com nozes pecãs levemente tostadas!

    Beijos!

  8. Fabrícia:

    Ai que delícia….sou fãzoca de maple. Tenho uma receitoca de sorvete de érable supimpa….se quiser mando para ti.

    Bjcas e manda umas panquecas….miam.

  9. Patricia Scarpin:

    Sou super suspeita, pois adoro a Martha.
    Suas panquecas ficaram tão lindas!

  10. Dricka:

    Qdo criança eu era louca pra provar essa panqueca americana, minha mãe de origem nordestina sempre deu preferência à sua culinaria natal,mas depois que comecei a cozinhar descobri tantas outras delicias que ela ficou esquecida nas lembranças infantis, esse post reviveu o vontade de prova-la.

  11. Luciana Macêdo:

    Minha filha está aqui do lado e já me fez prometer que vou fazer.
    Muito boa esta dica de usar iogurte na massa.
    Anotadíssima.
    Bjs!

  12. Lunalestrie:

    Adoro Maple Syrup! De vez em quando compro, é bem carinho por aqui… :)

  13. elianascaramal:

    Humm, esse foi o café da manhã daqui de casa no domingo, eu faço uma massa muito parecida com essa, da Valentina. Que foto mais linda!!

  14. Márcia:

    Adoro panquecas, em miúda fazia parte do nosso café da manhã, depois cá em Portugal passou a fazer parte do pequenos almoços de fim de semanas.
    Suponho só que as suas estejam ligeiramente mais grossas que as minhas.
    Boa semana
    Márcia

  15. Fer Ayer:

    Oi Vitor…eu fiz sorvete de Maple Syrup uma vez…tem lá no meu blog…não me apaixonei não…prefiro nas pancakes, mas você devia tentar…olha lá e me fala o que acha depois.
    Adivinha quem vou encontrar hoje em Brasilia???
    Beijos