Panna Cotta de Iogurte Grego Caseiro

Artigo Patrocinado
Panna Cotta de Iogurte Grego Caseiro

O verão e as temperaturas altas chegando, nada mais indicado que uma sobremesa gelada para dar aquela refrescada. É justamente esta a ideia da Panna Cotta de Iogurte Grego Caseiro.

Como o nome diz, o iogurte grego foi todo feito em casa mesmo! Contei com a ajuda da Iogurteira Izumi que tem um lançamento especialmente para isso.

Para fazer o iogurte não tem mistério nenhum, tudo explicado de maneira clara pelo manual. E se perder ou não saber onde o colocou, sem problemas: no site também está disponível.

Olha como é fácil:

  1. Misturar 1L leite (integral, desnatado, semidesnatado ou zero lactose) com um sachê do fermento lácteo para iogurte.
  2. Colocar na Iogurteira Izumi e ligar.
  3. Agora é só esperar a natureza dos microrganismos bichinhos fazer a parte deles.

Se escolher leite com menos gordura é interessante colocar leite em pó (7-14g ou 1-2 colheres sopa), isto irá melhorar a consistência. Ah, também pode colocar no integral, sem problemas. Ele fica mais firme. E a cultura inicial pode ser iogurte natural sem sabor ao invés do fermento lácteo. Testei com um industrial, o sabor fica excelente. Mas a textura é diferente, um pouco mais líquido e viscoso.

Quando se utiliza microrganismos bichinhos um dos pontos mais importantes é o controle da temperatura constante, é justamente isto que a Iogurteira Izumi faz. A manutenção das condições ideais de crescimento deles. Sim, gente: leite vira iogurte por ação bacteriana, mas não tema! Elas estão ali a nosso favor.

Iogurteira Izumi: Opções de Cores

Já não bastasse fazer iogurte tradicional de verdade e se tivesse também o tipo grego? Ah, mas tem! Entrou para o catálogo o acessório chave.

O Dessorador para fazer Iogurte Grego em casa pode parecer uma frivolidade simples, mas funciona tão bem. Bem melhor que as gambiarras que já tentei no passado.

Iogurteira Izumi

Num primeiro momento pode pensar: para que tantas partes? E grandes? Olha, quando se consegue colocar 1L de iogurte de uma vez e depois de ver a quantidade de soro que é extraída. Tudo faz sentido.

A peça central que lembra um coador de café vazado (que aliás, usa mesmo um filtro de papel para café) é o grande responsável por esta façanha. Por ser mais aberto, o soro consegue sair com maior facilidade. E como sai.

Iogurteira Izumi

Mesmo na geladeira, calma e constantemente o soro vai gotejando, logo, a textura do iogurte muda. Indo do mais fluído para firme e super cremoso. Quanto mais tempo, mais ele se transforma.

Caso tenha drenado demais, basta retornar um pouco do soro ao iogurte até chegar ao textura desejada. E o soro pode ser utilizado em vitaminas, massas de bolos, panquecas… onde precisar de líquido na verdade. Geralmente, tem um gosto levemente ácido devido a fermentação.

Iogurteira Izumi

Finalmente, agora tenho iogurte drenado que a gente chama de iogurte grego com a textura desejada e sem estar adoçado! Abrindo opções para receitas salgadas também. E para celebrar o ingrediente, como bem sabem, nada como uma sobremesa fácil, fácil e saborosa!

Panna Cotta de Iogurte Grego Caseiro

Panna Cotta de Iogurte Grego Caseiro

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 1 hora
Total: 1 hora 20 minutos
Rende: 5 porções de 100g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

PANNA COTTA

  • 50 mL água
  • 4 g gelatina em pó (incolor e sem sabor)
  • 75 g açúcar cristal
  • 350 g iogurte sem sabor ( já drenado; equivale 1L iogurte drenado por 6h)
  • 100 g creme de leite fresco/pasteurizado (49% gordura)
  • 5 mL extrato de baunilha (opcional; ou 1/2 fava de baunilha)

COMPOTA DE FRUTAS AMARELAS

  • 75 g maracujá azedo (cerca de 1 maracujá)
  • 50 mL água
  • 25 g açúcar cristal
  • 150 g manga tommy em cubos pequenos (cerca de 1 manga tommy; em cubos)
  • 60 g pêssego em cubos pequenos (cerca de 2 pêssegos; em cubos)
  • 30 g ameixa escura em cubos pequenos (cerca de 1 ameixa escura; em cubos)
  • 50 g kiwi em cubos pequenos (cerca de 1 kiwi; em cubos)
  • 5 mL extrato de baunilha (opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

PANNA COTTA

  • Polvilhe a gelatina sobre a água, deixar hidratar por 10 minutos. Levar ao micro-ondas por 10-15 segundos para dissolver bem.
  • Numa tigela misture açúcar e gelatina dissolvida ainda morna.
  • Acrescentar o iogurte drenado e misturar bem. Junte o creme de leite e misture.
  • Caso utilize a baunilha, adicione agora e misture bem.
  • Divida a mistura em potinhos individuais. Se quiser desenformar depois, untar com uma camada fina de óleo vegetal de sabor suave.
  • Levar a geladeira por 2 horas, no mínimo.
  • Para desenformar, aquecer água e passar o recipiente na água quente por alguns segundos. Verter sobre sobre o prato de servir.

COMPOTA DE FRUTAS AMARELAS

  • Num panela misture a polpa de maracujá com as sementes, água e açúcar. Levar ao fogo médio e deixar cozinhar por 5-7 minutos até as sementes começarem a soltar da polpa. Caso seque demais, pode colocar um pouco mais de água. Desligue.
  • Acrescentar as frutas na calda de maracujá e misture bem. Se as frutas não estiverem doces pode ajustar o açúcar.
  • Caso utilize a baunilha, adicione agora e misture bem.
  • Guardar na geladeira até a hora de servir.

SERVIR

  • Colocar uma colherada generosa da compota sobre a Panna Cotta.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: pudim
Panna Cotta de Iogurte Grego Caseiro Artigo patrocinado por marca parceira

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Carolina Corrêa:

    Oi Vitor, tudo bem? Gostaria de saber se essa iogurteira só funciona com fermento ou se dá certo fazer daquele jeito de leite+iogurte.

    1. Vitor Hugo:

      Dá aquela lidinha com bastante atenção no texto que vai descobrir! :)

  2. Renata Habib:

    Oi Vitor!!! Adorei o dessorador!!! (como não inventaram isso antes?) Que tal tentar uma parceria para seus leitores com desconto??? :D Lá no site, tem a perguntinha onde vimos o produto! Tenta lá, vai!?!
    Bjs e obrigada por todas as suas dicas e receitas!
    PS: seu pão de linguiça e cerveja faz o maior sucesso aqui em casa!!! e o melhor cookie das galáxias??? meodeos!!! sem falar no bolo mega power de chocolate da nigella!

  3. Regina:

    Oi! Receitas bacanas, como sempre! Vitor, por favor, gostaria de saber se o iogurte que fez tem traços de acidez no sabor.

    1. Vitor Hugo:

      Tem sim, como todo iogurte fermentado de verdade deve ter! :)