Como se faz: Buttercream Merengue Suíço

Como se faz: Buttercream Merengue Suíço

Quem tem uma queda pela confeitaria americana (e inglesa) já se deparou com o clássico buttercream: creme de manteiga batido com açúcar e geralmente saborizado com baunilha.

É sem dúvida nenhum uma das bases da confeitaria mais fáceis de serem feitas, porém é selo 100% Gordura. Afinal, estou comendo manteiga doce, basicamente. Isso ainda me causa uma grande aflição existencial.

E os gringos adoram isso! Sem falar quando é feito com gordura vegetal… mais aflições ainda. Se você tem as mesmas questões existenciais , esta versão do Buttercream Merengue Suíço pode ajudar.

Assim, continua tendo uma quantidade questionável de manteiga. Mas vai menos, além do açúcar. Fica na medida certa o dulçor. O merengue suíço dá aquela leveza, fica um creme bem fofinho e super versátil para ser saborizado com o que desejar.

Os dois Brancos são testes de uma dica da galera gringa: colocar corante violeta no buttercream para que fique branco(!). É, eu também fiquei bem cético. O meu fica bastante amarelo por causa da manteiga, o que é normal. Logo, pensei que ficaria verde, mas…

Funcionar, até que funciona. Tem colocar muito, mas muito pouco e ir mexendo bastante. Branco, branco não ficou, mas o tom de amarelo diminui bastante. Testei com corante violeta (que ficou melhor) e azul jeans. E os outros são ideias de alguns sabores possíveis!

Na receita tem várias dicas e pulos do gato para não errar, leia tudinho!

 Buttercream Merengue Suiço

Buttercream com Merengue Suíço

Pré-preparo: 1 hora 55 minutos
Tempo de preparo: 25 minutos
Total: 2 horas 20 minutos
Rende: 400 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 90 g clara (cerca de 03 unidades, recomendo pesar)
  • 150 g açúcar refinado
  • 200 g manteiga sem sal (em cubos semi-gelada)
  • 5 mL extrato de baunilha ( OU 1-2mL essência)

VARIAÇÕES DE SABOR

  • 200 g chocolate meio amargo para cada 400g buttercream tradicional (derretido)
  • 75 g doce de leite cremoso/pastoso para cada 200g buttercream tradicional
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Num panela bem limpa misturar claras e açúcar.
  • Levar ao fogo baixo e mexer para dissolver o açúcar. Esta etapa é feita, tradicionalmente, em banho-maria. Pode ser feita também caso esteja com receio.
  • Teste com os dedos para sentir se o açúcar já dissolveu. A consistência das claras mudam, ficam mais líquidas também. Demora cerca 2-3 minutos.
  • Transfira para a tigela da batedeira, bater com batedor arame em velocidade alta por cerca de 10-15 minutos até a mistura esfriar. Sério, de verdade.
  • Quando estiver mais frio ao toque, acrescentar a manteiga aos poucos. Praticamente nos momentos finais que vira mesmo buttercream. No começo pode parecer que ficou mole demais. Junte a baunilha.
  • Buttercream pode ser saborizado com outras essências e tingidos também. Na geladeira irá endurecer, é normal. Para utilizar deve esperar atingir a temperatura ambiente.

Dicas

  • Manteiga: em muitas receitas é indicado usar em temperatura ambiente, porém no Brasil por ser quente isso pode ser um problema. Se o dia estiver quente: corte em cubos e retorne a geladeira, ela deve estar maleável, porém não dura. Ao toque deve sentir gelada/fria, mas se apertar consegue modelar.
  • Dia quente: se estiver muito quente ou morar num lugar assim, bolsas de compressa congeladas em volta da tigela ajudam a diminuir a temperatura. Recomendado que a tigela seja de metal.
  • Cor: dependendo da manteiga o buttercream ficará num tom amarelado, é a cor da gordura ou a manteiga usada tem corante na composição, é assim mesmo. Algumas receitas gringas ficam super brancas porque usam gordura vegetal que é branco.
  • Quantidade: duas receitas é o suficiente para rechear e cobrir um bolo de 3 camadas com 15cm (diâmetro) e ~10cm (altura total). Por precaução faria 3 receitas.
  • Sabor: dá pra colocar, limão, laranja, chocolate/cacau, café concentrado… o ideal que não tenha muita água. Como é quase só gordura, lembra? Água e óleo não se misturam.
  • Corante: prefira corante em gel por serem mais forte e concentrados. Os líquidos terão o mesmo problema que os sabores a base de água.
  • Armazenamento: apesar de durar bem, vale lembrar que há claras “semi-cozidas” no preparo. O tempo e temperatura no fogo ou no banho-maria não é suficiente para cozinhar as claras. Caso congele, deixe voltar a temperatura ambiente antes de usar, se não estiver mais fofinho só bater novamente por alguns minutos na batedeira.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: bases da confeitaria
Buttercream Merengue Suiço no Bolo
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




65 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Mara Cristina da Silva Lima:

    Achei muito boa e bou testar logo que!@@ estou ansiosa aonde moro é muito quente e vai me colocando preocupada com os chantilly ou chantininho!! Muito obgd!!

    1. Vitor Hugo:

      Buttercream também é sensível ao calor, se for um lugar muito quente, precisa ficar na geladeira.

  2. Renata Ferreira:

    Posso colocar anelina em gel branca, para deixa ele mais branquinho?

    1. Vitor Hugo:

      Você pode até colocar, mas não vai ficar branco, pois a manteiga é amarela como expliquei no texto :)

  3. FLAVIA FREITAS DO PATROCINIO:

    5 stars
    Fiz a receita dobrada. Deu super certo. Ficou maravilhoso, fiz o tingimento com corante em gel para decoração. Ainda fiz a pintura com álcool de cereais e corante líquido. Perfeito.

  4. Andrea:

    Olá, esse buttercream não fica duro como cobertura não? Já vi alguns bolos espatulados que ficam com a cobertura em volta bastante dura mesmo

    1. Vitor Hugo:

      Depende da temperatura. Se ficar em “temperatura ambiente” (+25ºC) fica cremosa sem endurecer. E acima dos 30ºC pode começar a derreter. Mas se colocar na geladeira (ou em ambiente com ar condicionado bem frio) vai endurecer, afinal, é pura manteiga, né!

  5. Patricia:

    Boa noite. Com a receita base de buttercream consigo fazer as tradicionais flores para decoração?

    1. Vitor Hugo:

      Se for as flores em buttercream, consegue.

  6. Andreia:

    Eu posso usar como recheio de bolo no pote esse creme buttercream ?

    1. Vitor Hugo:

      Opa, pode sim! :)

  7. Adriana Lobato:

    Oi, e se eu usar gordura vegetal é a mesma quantidade que a manteiga?

    1. Vitor Hugo:

      Nunca testei, tecnicamente, até poderia. Mas o sabor ficará bem diferente, terá uma perda de qualidade no sentido do paladar. Há receitas americanas que fazem essa troca, mas não posso garantir que ficará gostoso.

  8. Valdalia Genta:

    Poço colocar creme de amendoim?

    1. Vitor Hugo:

      Olha, eu acredito que sim. Mas colocaria os poucos, como a pasta tem bastante gordura pode ser que quebre se colocar demais. Ah, se a pasta for 100% amendoim.

  9. Núbia:

    Quanto tempo mais continua batendo depois que acrescentar toda a manteiga?

    1. Vitor Hugo:

      Até que a última parte da manteiga fique incorporada e homogênea.

  10. Marlene Dias de Menezes:

    5 stars
    Amei….vou fazer e te digo.ok

  11. LEANDRO ARANTES BARROS:

    5 stars
    Ficou maravilhoso acabei de fazer. Seguindo as receita a risca fica perfeito. Uma divida, posso colocar leite em pó ? So pra da uma sabor.

    1. Vitor Hugo:

      Olha, nunca coloquei para ser sincero. Talvez fique bom, mas existe a chance de ficar com aspecto granulado… o leite é bem seco e vai interferir na proporção de água do creme.

  12. Sandra Maria Araújo de Medeiros:

    Bom dia esse buttercream depois que cobrir o bolo pode deixar na geladeira

    1. Vitor Hugo:

      Tem que ficar na geladeira o bolo, ou em ambiente refrigerado. Caso contrário vai derreter. E o que sobrar de buttercream também deve ficar na geladeira ou ser congelado para não estragar.

  13. Andreiacruzde lima:

    5 stars
    Amei, a receita, assim que eu tiver uma oportunidade, farei essa receita de buttercream, Suiço, ainda nem comi , mas achei maravilhoso, obrigada Vitor Hugo.

  14. Elma:

    5 stars
    Muito bem explicada ! Adorei ?

  15. Gisleide:

    Primeira vez que faço buttercream e a receita é top. Deu super certo.

  16. Tamyres:

    Receita top demais.. fiz hoje e amei..
    Sabor e textura maravilhosos.. não quer cometer erros? Siga à risca essa receita que o resultado é garantido!
    ♥️

  17. Joao:

    5 stars
    Boa noite! Essa receita está perfeita ! pôde fazer recomendo só acrescentaria umas gotinhas de limão no merengue para dar mais firmeza mas essa e a receita mais top da internet

  18. Gabriela:

    Pode ser saborezado com geleia de mlrango? Aquelas que vende pronta.