Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them)

Por em

[Video: Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them)]

Finalmente, finalmente! Esta é uma das receitas que eu queria postar há muito tempo, mas muito tempo. Desde que foi divulgado que teriam mais filmes dentro do mesmo Universo Mágico de Harry Potter fiquei com vontade de fazer algo temático.

Então, chegamos no filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) que tem como base o livro do mesmo nome. Quer dizer, mais ou menos. A publicação em si não tem uma história, é um livro… didático sobre criaturas mágicas usado em Hogwarts.

Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) por PratoFundo.com

Foi publicado em 2001 pela própria JK Rowling, mas assinou com o pseudônimo Newt Scamander como se fosse um autor dentro do mundo de Harry Potter. Ele foi feito como ação beneficente em prol da Comic Relief junto com o de Quadribol.

O filme irá contar a história do autor, Newt Scamander, interpretado pelo ator Eddie Redmayne. Aliás, os filmes. Originalmente, seriam apenas três. Mas últimas informações surgiram e agora serão cinco. Isso que eu acho de multiplicação de conteúdo de um livro de 128 páginas sem história, hein? Hahahahah Qual é o feitiço usado? Pode usar na minha dissertação? Conta pra gente, titia JK!

E, é claro que fico muito feliz com isso! Parem de me julgar, quando era adolescente eu cresci lendo os livros!

Para comemorara, nada mais apropriado do que um bolo! Mas não qualquer bolo.

Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them)

Vermelho: versão original | Verde: versão modelo do bolo | Divulgação

Não tenho ideia de como será o filme, pois não o vi ainda por motivos óbvios (estreia em 17/11/16). Assim, usei o livro como inspiração. Porém, escolhi a versão de 2015 em que a capa é verde e aparenta ter uma encadernação vintage/retrô muito bonito (mas deve ser impressa). Além das letras e brasão de Hogwarts em dourado. Bem mais legal, né? Infelizmente, só vi em foto. Não creio que foi traduzido para o português.

Está é a minha segunda aventura no mundo não tão mágico da pasta americana. Achei dei uma melhorada nessa minha falta de habilidade com ela, gostei bastante do resultado. O formato do bolo também ajuda, é bem simples no geral. Os detalhes que consomem mais tempo.

O livro de verdade é todo impresso, digo, a capa. Não tem nenhum peça em 3D/alto relevo. A ideia original era ser o mais fiel ao que existia. Porém, dentro dos testes de pintura… não achei que tinha ficado legal. O contraste do verde e dourado dos corantes não deu aquele ar… mágico, riqueza e british.

Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) por PratoFundo.com

Logo, título e brasão são em alto relevo. E os detalhes são pintados para agregar ainda mais personalidade ao bolo-livro. Acho que nunca usei tanto pó dourado de uma vez só. Ainda bem que sai facilmente como água.

Entretanto, não basta ser bonito, tem que ser gostoso também. O bolo é de Chá Inglês, a massa é bem parecido com o bolo de aniversário (Bolo Formigueiro Colorido) com pequenas diferenças. E o recheio é de Buttercream de Doce de Leite que é um dos melhores que eu já provei.

Inscreva-se no canal do PratoFundo

Acredito que a receita está absurdamente detalhada. Não precisa fazer o bolo em formato de livro, pode ser normal mesmo. Mas o bolo de chá e buttercream, eu recomendo e muito. Ficou uma combinação incrível.

Espero que o filme seja bom agora, depois de todo esse trabalho! Warner me liga! hahahahahah

Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) por PratoFundo.com

Bolo de Chá Inglês e Buttercream de Doce de Leite – Animais Fantásticos e Onde Habitam

Ingredientes: BOLO DE CHÁ (quantidade para UM bolo)

  • 120g iogurte sem sabor
  • 08g chá preto estilo inglês (02g/sachê)
  • 250g farinha de trigo
  • 10g fermento químico em pó
  • 03g sal refinado
  • 65g manteiga sem sal em pedaços/cubos (temperatura ambiente ou gelada)
  • 120mL óleo vegetal sabor neutro
  • 300g açúcar cristal
  • 03 ovos
  • 15mL extrato de baunilha OU 1-2mL essência

Ingredientes: RECHEIO – Buttercream de Doce de Leite

Ingredientes: CALDA DE CHÁ

  • 125mL água fervente
  • 01 sachê do mesmo chá usado na massa do bolo
  • 25g açúcar cristal

Ingredientes: DECORAÇÃO EM PASTA AMERICANA

  • 01 pacote (800g/cada) de pasta americana branca tradicional (irá sobrar)
  • 03 pacote (500g/cada) de pasta americana verde (irá sobrar)
  • Pó prata para confeitaria (irá sobrar)
  • Pó dourado para confeitaria (irá sobrar)
  • Corante preto em gel
  • Corante verde folha em gel
  • Corante amarelo gema em gel
  • Pincel fino (Tigre nº0 308)
  • Pincéis de tamanhos variados para outras pinturas
  • Vodka ou outra bebida alcóolica (35-40% álcool) transparente
  • Papel manteiga
  • Açúcar impalpável para polvilhar na hora de abrir a pasta americana

Modo: BOLO

  1. Aquecer o forno em 180ºC. Untar óleo a fôrma, forrar a base com papel manteiga que também deve ser untado. A fôrma deve estar entre 32x22cm e 34x24cm. Reserve.
  2. Aquecer levemente iogurte no micro-ondas de 10 em 10s. Misture chá e reserve por 5 minutos.
  3. Numa tigela misture farinha de trigo, fermento químico em pó e sal. Misture bem e reserve.
  4. Bater manteiga, açúcar e óleo até virar um creme homogêneo, ~5 minutos. Na batedeira planetária use o batedor tipo raquete.
  5. Acrescentar os ovos um por um, continue batendo.
  6. Coloque a mistura de iogurte e chá, e baunilha.
  7. Acrescentar a mistura dos secos e bater para incorporar bem.
  8. Transferir a massa na fôrma preparada, espalhe e alise para ficar o mais nivelado possível.
  9. Assar a 180ºC por cerca de 40-45 minutos, ficará dourado no topo. Faça o teste do palito.
  10. Tire do forno e deixar esfriar antes de remover da fôrma.
  11. As quantidades dos ingredientes do BOLO são apenas para UM. Para fazer este bolo-livro é necessário dois bolos. Os bolos foram feitos separadamente.

Modo: RECHEIO

  1. Para o buttercream siga as instruções de Buttercream Merengue Suíço.
  2. Misture o doce de leite em 200g do buttercream.
  3. O buttercream normal que sobrou será usado para crumb coat e cobrir o bolo.

Modo: CALDA DE CHÁ

  1. Fazer a infusão de chá com a água fervente. Repousar por 3-4 minutos, remover o sachê.
  2. Adicione o açúcar, misture. Deixar esfriar.

Modo: MONTAGEM

  1. Para a montagem, é necessário DOIS bolos completamente frios. Desenformar sobre uma superfície limpa. Remover o papel manteiga com cuidado e deixe o bolo com a base virada para cima.
  2. Os bolos devem ser nivelados, removendo o dourado da parte superior (da base também pode ser retirado, mas não é obrigatório), mas o mínimo possível. Apenas para deixar retos. As laterais foram aparadas para ficar com 21x30cm, usei uma folha A4 como guia. Isso pode ser feito com um nivelador de bolos ou faca de serra e régua.
  3. Umedecer o bolo que será a base primeiro. Escolha o que estiver mais reto.
  4. Fazer crumb coat (camada fina de recheio para grudar as migalhas) com o buttercream normal. Então, rechear com buttercream de doce de leite. Se usar, distribua as mini bolachas sobre e pressione levemente.
  5. Umedecer a segunda camada e colocar sobre o primeiro bolo. Fazer o crumb coat no bolo inteiro. Levar o bolo para geladeira por 10-15 minutos, mínimo. Se o dia estiver quente, deixar mais tempo.
  6. Fazer uma camada final de buttercream no bolo inteiro, ela não precisa ser espessa. O bolo será coberto com pasta americana.
  7. Levar na geladeira por 20-25 minutos para firmar o buttercream.

Modo: DECORAÇÃO – Detalhes

  1. Os detalhes em “3D” como as letras do título, brasão e fita com o lema de Hogwarts foram feitos com antecedência em pasta americana branca. Estas peças precisam de tempo para secar, 24-36h, no mínimo. Fiz desta maneira para evitar que fossem amassadas durante a pintura delas.
  2. Foram moldados a partir de estêncil de papel que fiz a partir de uma imagem da capa do livro. O tamanho foi de acordo com a proporção desejada, neste caso, o tamanho de uma folha A4. Deixar secar sobre papel manteiga numa superfície extremamente plana.
  3. Utilizando estilete de precisão cortei o papel sobre a pasta aberta (1-2mm) com cuidado. O ponto ideal é que a pasta esteja ligeiramente seca, mas caso necessário é possível abrir novamente.
  4. Todas as peças após secagem passaram pelo mesmo processo de pintura. O pó metálico prata foi misturado com vodka. Usei a bebida por secar/evaporar mais rápido que água. Primeiro, camada de prata e esperar secar. Seguido de segunda aplicação da prata, tentando cobrir todas as partes brancas da pasta, não precisa esperar secar totalmente, se estiver semi-grudento é ideal. A terceira camada é do pó dourado seco por toda superfície das peças, o pincel deve estar super seco. Cuidado para não quebrar nenhuma, principalmente, as letras. Essas sobres camadas de prata e dourado ajudam a dar personalidade as letras. Espere secar.
  5. O brasão e fita do lema no livro é uma “pintura” em dourado diretamente na capa. Os detalhes continuam pintados, mas sobre o brasão tátil. Como o fundo é dourado, os desenhos foram feitos com corante em gel preto. O corante para atingir a consistência desejada foi diluído com vodka também quando necessário, e misturado com pó dourado num tentativa de dar um brilho para o corante. Para estes detalhes pequenos que foi usado do pincel fino. Nessas pinturas, caso erre, use um cotonete umedecido com vodka e vã batendo de leve sobre o erro para remover a tinta. Isso retira também os pós dourados, mas é só reaplicar a camada dourada. Esses erros ajudam a dar uma textura mais real na peça, então, sem pânico. Os detalhes precisam secar, mas eles não são permanentes, caso passar a mão, o corante preto sairá.
  6. Os animais que representam as casas são peças soltas/móveis, ou seja, não estão grudadas no brasão. Antes de serem pintados, a secagem da pasta americana, os animais cortados ficaram apoiados no formato desejado sobre um brasão avulso seco (com a mesma espessura do oficial) coberto com papel manteiga no formato do brasão. Como essas peças encontram tanto no brasão quanto no bolo em si, esta etapa é necessária.

Modo: DECORAÇÃO – Livro

  1. Após medir as laterais do bolo, cortei uma tira de pasta branca (espessura 3-4mm) no tamanho do comprimento e 1-2cm maior que a altura do bolo em si. Esta tira será as “páginas” do livro. Dispor nas laterais do bolo e corte o excesso de pasta, lembrando de deixar uma lateral do comprimento sem pasta por ser a lombada do livro. Para dar um ar de página, utilizei uma régua e ponta de faca e pressione sobre a pasta para criar a ilusão delas. Para dar um ar de gasto, pode ser passado pó dourado.
  2. Medir novamente o bolo, e no sentido da largura medir também a lateral que é a lombada do livro. Abrir a pasta verde (3-4mm), cortar a peça 1-2cm maior do que o medido para ter uma folga e poder criar uma borda da capa. Coloque no lugar e alise com um alisador de pasta. A pasta que sobrou do corte, não amasse ela, deixe aberta com o vão do corte, será usada.
  3. Para aparar a capa verde no tamanho correto, inverta o bolo. Ou seja, a parte com a pasta ficará para baixo e o bolo ficara exposto para cima. Utilizei um hashi (ou outra peça com espessura fixa) como guia para cortar o excesso da pasta e criar a borda da capa. Inverta o bolo para a posição normal dele, com a pasta verde para cima.
  4. A pasta verde que sobrou, encaixe na parte de baixo para criar a ilusão da capa/borda. Use o hashi novamente como guia para o corte.
  5. Dilui corante verde com vodka e pintei a capa do livro para dar uma sensação mais real de textura na peça, espere secar (no video eu não esperei, por isso ficou brilhante).
  6. O livro que usei como guia parece ser aqueles livros de encadernação vintage com uma tira de tecido na parte da lombada/encadernação. Para este efeito, tingi a pasta verde com mais corante verde para deixar mais escuro e abrir o mais fino possível. Cortei a tira maior do que o necessário e aparei, a mesma coisa nas quinas do bolo. Para grudar usei um pouco de água.
  7. Coloquei no lugar as letras do título usando o molde como guia de onde colocar cada letra, e o brasão e fita do lema.

Observação
Chá inglês: utilizei English Breakfast da Twinings, tem sabor médio e potência 3 de 5.
Mini bolachas de aveia: é da Belvita, versão ao leite com aveia. Só usei mesmo por ser mini, achei bem bonitinho.
Pasta americana: tecnicamente não pode ir na geladeira. O obstáculo mesmo é umidade externa e a temperatura, caso o bolo esteja mais frio que o ambiente, e este tiver umidade irá condensar água sobre a pasta. E a pasta é feita de açúcar, ela começa a “dissolver”. No meu caso, eu tive que levar na geladeira quando o bolo foi feito estava muito quente.
Pasta americana verde: irá sobrar bastante, caso você tenha habilidade acredito que consiga fazer tudo com 02 pacotes (500g/cada).

Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) por PratoFundo.com Bolo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them) por PratoFundo.com
Inscreva-se no canal do PratoFundo

Compartilhe!

Você ajuda o site ao comprar por estes links:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Vamos comentar? :D

2 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Vitór, o livro ficou lindo!!

  2. Sem Avatar Diego Manoel:

    Ficou muito bonito!

«

»