Roberta Sudbrack encerra o RS, seu restaurante

Por em

Roberta Sudbrack encerra o RS, seu restaurante

No fim de semana (21/01), a chef e cozinheira Roberta Sudbrack anunciou que o restaurante que leva seu nome, RS (ou casinha laranja para os íntimos), será encerrado. De acordo com a chef, a ideia foi amadurecida ao longo de dois anos até a execução.

Ela não culpa a crise pelo fechamento, apesar de confirmar que sim: a casa sentiu os efeitos. Mas uma verdade pouco difundida fora do meio gastronômico é que alta gastronomia nunca deu dinheiro (e nunca dará, nas palavras da chef). Entretanto, se a vontade fosse prosseguir, isto seria possível mesmo com os obstáculos.

Sudbrack diz: “O RS encerrou o seu ciclo porque eu não acredito mais na forma, como acredito no conteúdo.” (link para texto no Facebook)

A casa completaria em 2017, 12 anos de função e neste tempo adquiriu prêmios e fama pelo estilo da cozinha. Os mais recentes foram como Melhor Brasileiro de 2016 pelo Prêmio Melhor do Rio da revista Época, uma estrela no guia Michelin e além de ser listado no 50 Best Restaurants da América Latina.

Roberta Sudbrack: Momentos e Pratos

Divulgação | Fotos: Roberta Sudbrack

O clico do RS terminou, mas não significa que a chef ficará parada. Nos últimos meses apresentou o Da Roberta, uma mescla de comida de rua com bar e o SudTruck na pegada dos Food Trucks. Sem falar que há promessa de voltar em breve com formato mais inovador, diferente, possível e mais simples. Acessível para mais pessoas. A chef garante que a equipe do RS está toda com ela nessa nova empreitada.

Ainda que para alguns temas na gastronomia a chef tenha opiniões controversas (equipamentos e técnicas tecnológicas/modernas), o legado do RS para a Alta Gastronomia Brasileira ficará para a história. Me lembro das interações no auge do Twitter, as minhas tentativas de fazer o Latte Cotto. Tempos bons, mas como tudo o ciclo se fechou.


Inscreva-se no canal do PratoFundo

Compartilhe!

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!