Rolinho Asiático em 15 minutos

Por em

A receita deveria ser “O que é que a gente não faz para tentar ganhar uma câmera“! Jaden (do Steamy Kitchen) estava com a promoção por causa do aniversário dela: 15 Minute Asian Light Meals + Win Flip Video Ultra!. Não ganhei, mas a receita continua sendo muito boa, hahahah.

Tudo bem que a escolha será feita de maneira randômica, a chance de eu ganhar era mínima… hahahah. O pior de tudo é que esse tal rolinho teria feito de qualquer maneira, estava querendo diminuir um pouco a quantidade de papel/folha de arroz (antes que estrague…), ainda sobrou um monte. Vai ter repeteco.

Ingredientes

  • 1 pepino japonês médio meio descascado e fatiado
  • 1 cenoura média ralada
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) açúcar
  • 1 colher (chá) óleo de gergelim torrado
  • 1 colher (chá) gergelim
  • Gengibre em conserva ralado (Gari, +/-1 colher de sopa)
  • Cebolinha em conserva (Rakkyo, 2-3 unidades picadas)
  • Papel de arroz
  • Água fria

Modo: corte as pontas do pepino e esfregue contra, vai sair uma gosminha branca, lave. Não sei qual a finalidade, mas sempre vi minha ba-chan (avó) e mãe fazendo! Conhecimento desse tipo, não disuto… hahahah (pessoal da colônia sabe?)

Descasque mais ou menos, se quiser. Fatie para que fiquem como palitinhos, tempere com o sal, açúcar, óleo e o gergelim. Reserve. Enquanto, isso rale a cenoura e junte ao pepino, misture. Prove e acerte o tempero.

O gari que é uma conserva de gengibre é mais suave que in natura, mas ainda sim com sabor bem proeminente, igual o Rakkyo (conserva de cebolinha) que é super potente. Coloque a gosto, mas se colocar demais vai matar todos os outros sabores.

Hidrate o papel de arroz, faça em baterias de 3-4 (molhe e tire rápido, distribua sobre uma superfície plana e úmida). Junte um punhado da salada de pepino e cenoura, enrole. Sirva.

Observações
– Pepino: fica melhor se fizer uma conserva com ele alguns dias antes, ele perderá água e ficara super crocante. Para fazer é a mesma coisa, fatie e tempere com sal e açúcar. Gelado é uma delícia. :)

p.s.: fiquei sem postar devido a uma viagem no fim de semana, ou seja, não cozinhei nada…

Compartilhe!

Dicas de Compras

Alentejo, Além-Mar
CIA: Garde Manger
Celeiro: Saladas
Jamie Oliver – 30 Minutos e Pronto

Confira toda a ESTANTE!

8 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Juliana:

    Oi Vitor, como vai?

    Voce sabe me dizer se a folha de arroz e a mesma massa usada para fazer Dim Sums (aqueles dumplings que sao aquecidos no vapor , nas cestinhas de bambu)? Eu sou VICIADA nisso, pelas suas fotos parecem ser a mesma coisa dos dim sums e nunca soube que poderia achar essa massa no Brasil! Agradeco muito se vc puder me dar a dica de onde compro isso em Sao Paulo.

    Obrigada desde ja, Juliana

  2. Sem Avatar Lily:

    Oi! É a primeira vez que comento aqui, apesar de já acompanhar seu blog há algum tempinho.
    Primeiramente, parabéns pelos seus posts. Sao maravilhosos !
    Sobre o pepino (ahaha, nao, nao, nenhum “problema”, me refiro às pontas dele “lol”). Sabe que minha mae também faz o mesmo? Deve ser coisa da colônia .. tem algo a ver com tirar o amargor das pontas? (quem sabe? pepino é amargo nas pontas??). Outra coisa que minha mae também fazia era esfregar o pepino contra a tábua de cortar (como enrolar rocambole) antes de cortá-lo para o sushi. “Realça” o verdinho, dizia mamae. Batyan devia fazer a mesma coisa… :)
    O seu rolinho me parece bem apetitoso. Tentarei fazê-lo por aqui!

  3. Vitor Hugo,
    Ficaram tao lindos que nem sei se teria coragem de comer…mentiraaaaaaaa…comeria todinhos. Vc acredita que tenho galette de arroz em casa e nunca preparei…agora tive um empurrao…
    Merci.
    Bjs.

  4. Sem Avatar ligia:

    Ola

    Parabéns pelo blog ,de uma beleza incrivel.
    Moro em Americana sp,onde encontro folha de arroz
    Ligia

  5. A bachan me disse que essa ‘mandinga’ do pepino era para tirar o amargor. Eu sempre fiz, mas ainda não sei se realmente funciona ou se eu é que dou muita sorte com pepinos.

    Beijos!

  6. Adoro rolinhos e este vai ser anotado. também estou com trocentos círculos.bjs

  7. @Juliana: Sim e não. Existem inúmeras variantes de Dim Sum, a mais “tradicional” chamada de Gow usa farinha de arroz ou amido de trigo para fazer a massa superfina, porém é a mais difícil de se trabalhar. Então, boa parte acaba usando uma massa feita de farinha de trigo e água, basicamente. Essa folha de arroz que utilizei, creio que não seja apropriada para Dim Sum, é bem frágil. Numa outra oportunidade fiz rolinhos e levei ao cozimento, se a panela não fosse com anti-aderente teria grudado tudo.
    Existe em lojas de produtos orientais (em São Paulo, lá na Liberdade) a massa fresca para gyoza (pastel chinês), não é a mesma coisa, mas é próximo. Espero ter ajudado! Agradeço pela visita e comentário! :D

    @Lily: Ah, suspeitava que fosse por causa disso, mas… vai saber. Já devo ter comido pepino sem essa técnica ninja, será que senti a diferença? hahahah Deve ser coisa da colônia mesmo, vai entender! Agradeço a visita e o comentário! :D Agradecemos a preferência (!! hahaha bem churrascaria isso, heheh)

    @Fabrícia: hahahah, no calor esses rolinhos são muito refrescantes! :D Faça, é bem gostosinho e tão simples, e super light. Tudo bem, tem açúcar…. =X

    @Ligia: Comprei essas folhas de papel de arroz em São Paulo, lá no Bairro da Liberdade, certo? :)

    @Letícia: ahhhh, entã deve ser isso mesmo! Também não sei se funciona, mas vamos fazendo ad infinitum, heheh

  8. Sem Avatar Nadia:

    Oi, Vitor! No pepino eu não sei, mas no chuchu a gente esfrega a ponta pra sair a goma e ficar mais fácil de descascar e cortar… bjs

Comentários fechados no momento. Caso queira, entre em contato.

«

»