Cozinheiro: Semana #003
Originalmente postado no Aleatório, porém foi transferido para o Prato.
Mais uma semana terminou e junto dois blocos também se foram. Ética e Motivação, e Serviços turísticos e hotelerios. Este último mal começou e já acabou. Uma pena, a professora dominava o assunto, e creio que conseguiu passar ao menos o básico.
Foi um bloco voltado para a área hoteleira mesmo, “fugindo” um pouco do ramo A&B (Alimentos e bebidas) que está dentro da hotelaria. Dá uma nova visão e possibilidades, o céu não é mais limite. Como foi dito: não é correr atrás, e sim correr na frente ou no máximo do lado.
Através do que foi ministrado, derruba muito das concepções que os leigos (eu!) tem sobre a hotelaria, e como as pessoas (empresários e afins) por muitas vezes vendem gato por lebre. Pois partem da premissa que ninguém conhece o ramo, o pior que estão certos! Não sabemos mesmo.
Uma dica que a professora deu, ser for pego “experimentando” (coff, coff, coff) algum prato, ofereça-o! =) Sim minha gente, não se pode comer aquilo que tu estiver fazendo. No máximo, degustar. Hahahah
Livro!
Ganhamos um livro totalmente “di grátis” (incluso no investimento feito): Passaporte para o Sabor (Tecnologias para a elaboração de cardápios) de Ronaldo Lopes Pontes Barreto, professor da área gastronômica. O prefácio é assinado pelo badalado Chef Laurent Suaudeau. Vou ser (mais) mala e só irei falar do livro no decorrer da semana! Preciso dar mais um folheada para rever alguns pontos… lembra A Miscelânea da Boa Mesa de Schott (review), porém com fontes mais críveis e mais informações técnicas. Algo mais confiável.
Mas… nem tudo são flores
Eu (ainda) me espanto com a falta de bom-senso que alguns seres demonstram no decorrer das aulas! Acredito piamente que tais indivíduos achavam mesmo que ter o certificado de cozinheiro básico já o gabarita para ser um grande Chef. Não, tudo bem pensar grande além das fronteiras, mas com os pés no chão.
A última professora comentou que não existem Chefs com vinte e poucos anos, pois esse “título” se adquiri com o passar os anos requisito necessário para se aprender e dominar técnicas e absorver conhecimento. Sem falar em liderança e maturidade para comandar uma equipe.
Gostaria que alguém me explicasse a necessidade que certos seres precisam de ser o centro das atenções. Sei que já falei desse fato, mas é algo que simplesmente não consigo conjecturar nenhuma teoria que me convença. Falar fora de hora, interromper os outros (não, não fui interrompido, ;) ) e comentários inoportunos. Céus, como é irritante. Porém, agregados já perceberam essa característica e tentam controlar. Vamos ver no que vai dar… ou não.
Na próxima começa Visão de Mercado, saber como anda com quem trabalha e vive (de certa forma) disso, vai ser divertido.
Quer saber o que aconteceu na semana passada? Leia a Semana #002.
Quer o link fixo?









Nenhuma pitada de Flor de Sal em “Cozinheiro: Semana #003”
O que você tem a dizer?
Os comentários são moderados. Não é necessário postar duas vezes.
*** AVISO ***
As opiniões dos visitantes/comentaristas são de inteira responsabilidade dos mesmos. Assim, o PratoFundo se isenta de qualquer responsabilidades pelas opiniões emitidas.
Seja legal. Sem palavras feias. Sem spam. Ou nada de comentário.
Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>