produtos, video

Você Já Comeu Natto?

15 de June, 2009 por Vitor Hugo

Você já comeu Natto? Foto original de Jasja Dekker via Flickr. CC

Já?

Aliás, sabe o que é Natto (pronúncia seria nattô)? Sendo bem direito: grão de soja fermentada.

Pelo nome é possível perceber que a origem é japonesa, um prato bem tradicional nas bandas de lá. Desperta apenas duas reações básicas: amor ou ódio. Seu aspecto e cheiro não são dos melhores devido a fermentação. E quando digo fermentado, é isso mesmo. Tudo bem que não é com leveduras, mas com a bactéria Bacillus subtilis natto.

É bem nutritivo, rico em vitamina K, cheio de benefícios para a saúde e tralálá… mas é soja fermentada e fede (eu achava)! hhahahah A maneira mais comum de consumo é com arroz, mas já foi comido junto com praticamente tudo. Até com sorvete… :x

Mesmo eu tendo os dois pés na cultura japonesa nunca havia experimentado essa delicacy, apenas lido e escutado bastante sobre. E por isso fiz este artigo: tomei coragem (será?) para experimentar o tal natto.

Tudo por causa das conversas cruzadas no twitter com Dri (@asimizo e Kanten) e Andrea (@superziper e SuperZiper, creio que seja a Andrea) e Lily (@karaimame) que são natto lovers e com Nathy (@nathy2 e Bistrô Pregui) que é natto virgin como eu.

Todo esse texto foi escrito antes de comer…

Bom, juntando minha vocação para pagar mico e surtos de nonsense, segue o vídeo da minha prova. Não me olhe assim, se o Amateur Gourmet fez um para o Marmite, deixa eu fazer com o natto! hahahahahah


Quer participar desse nonsense também? Manda um vídeo para cá! hahahahahah

Link curto e Twitta aí!

Vitor Hugo Vitor Hugo
Criador e responsável pelo PratoFundo. Gosta de comer de tudo, e sempre pergunto: é de comer?

Nunca Perca Uma Receita

Receba gratuitamente por e-mail as últimas receitas! (Saiba mais)


35 Comentários em “Você Já Comeu Natto?”

  1. Clara em 15/06/09 escreveu:

    “Pensa em soja, pensa em soja”
    xD
    Òtemo. Mas nem fiquei com vontade de provar não…

  2. Guilherme Cozinheiro2008 em 15/06/09 escreveu:

    O copão de coca pra empurrar foi demais… hahauahhuaa.
    Não convenceu… Não conseguiu vender o produto!
    Abraço!

  3. Gabriel Gilini em 15/06/09 escreveu:

    Eu já comi várias vezes na casa de um amigo japonês, a vó dele fazia. Eu achei bem gostoso de comer com arroz, sim, mas acho que não é algo que eu iria atrás pra comprar :)

  4. Luciana Betenson em 15/06/09 escreveu:

    Hahahahahahahahaaaaa! Vitor Hugo, ADOREI o video, muito legal!! Mas acho que não vou encarar o natto não :) bjs!

  5. Dri Simizo em 15/06/09 escreveu:

    Vai dizer q vc jogou o q sobrou?? Rsrsrs =D!
    Comi natto com curry, o que disfarça um pouco o melado. A versão importada é bem mais suave! Vem em três potinhos de isopor..Se vc topar com um algum dia e resolver experimentar.. =P
    A tristeza foi qdo experimentamos uma receita “tradicional”: colocar ovo cru com shoyu. Para piorar meu pai “bateu” o ovo! Nem tive coragem de tirar foto! Ficou horrível!! XD!

  6. Luiza em 15/06/09 escreveu:

    Adorei o video. Bom saber que vc não tem só camisa polo! rsrsrs
    Nunca ouvi falar de natto, só de tempeh. E tempeh também é soja fermentada?

    Eu encaro, vou procurar aqui na minha cidade e vou experimentar… e quem sabe eu nao grave um video! hahahahaha

    Abraço,
    Luiza

  7. Adri (Nadeshiko) em 15/06/09 escreveu:

    acho q vc devia testar com curry!

  8. Simone izumi em 15/06/09 escreveu:

    Uva?????
    Amargo???
    kkkkkkkkkk…o video ficou hilario, vou te enviar um video da lalinha comendo natto.
    Aqui em casa vai um pote por dia… Eu não gosto de comer, tampouco de lavar a louça (ieeeca…o grude realmente nao sai facil), masss…aqui em casa faz sucesso.
    bisous,
    si

  9. Nathy² em 16/06/09 escreveu:

    AHHHHHHHH como vou criar coragem com esse golão de coca?? õ_Õ
    Rs, mas as dicas do pessoal parecem interessante. Com curry, acho que até rola ein…

    Mas… vem cá… cheiro de uva? ¬¬;

    bjs

  10. @vcassarotti em 16/06/09 escreveu:

    Falae!!! O mais legal foi vc tentar se convencer de que PARECIA UVA…

    Vou aproveitar que vc e outros tantos tomaram a iniciativa e comprar um potinho de natto.

    Parabens pela coragem! Aguardamos o próximo…

  11. Claudia Regina em 16/06/09 escreveu:

    Meodeoooooos que hilário!!!!! kakakakakakakakakakkaka

    Muito engraçado o seu vídeo, como sempre!
    Como já disseram você não deixou a gente com muita vontade de experimentar, mas como amante da culinária japonesa acho que um dia vou tentar, seguindo todas as dicas dos comentários: comprar um importado e fazer com curry rs…

    Parabéns! Ficou realmente hilário (fiquei rindo muito aqui rs)
    Beijos!

  12. andrea em 16/06/09 escreveu:

    Bravo/ Omdetetou ! Agora você pode dizer que já experimentou. Eu não amava muito natô até alguns anos atrás porque só tínhamos acesso ao natô nacional, que ao meu ver é muito forte e deixa um resídio amargo (aftertaste) na boca depois que você o engole. Depois que começamos a ter acesso ao natô importado aqui em sp viciei a ponto de comer várias vezes por semana. A diferença é gritante, não deixa gosto amargo na boca, os grãos são menores e vêm com molho ( como a Adri já falou). A minha mais nova descoberta é colocar molho kimuchi ( molho coreano picante ) em cima do natô, fica d-e-l-i-c-i-o-so.

    Natô é um gosto adquirido, eu acho que com o tempo você vai sentir uma vontade inconsciente de comer natô ! Bj

  13. Letícia em 16/06/09 escreveu:

    Eu já estava vendo a hora que você ia limpar a língua com o guardanapo para tirar o gosto da boca :-D

    Muito divertido. Mas nem um pouco apetitoso :-P

    Beijos!

  14. Nina em 16/06/09 escreveu:

    simplesmente adoro!
    bjus

  15. Renata em 16/06/09 escreveu:

    Puxa, divertidissimo o video!! Mas cheiro de uva é novidade pra mim!
    Eu adoro natto!! E tenho que admitir, adoro babinha :-) tanto q amo caruru!! Em casa comemos com ovo cru + shoyu + cebolinha picadinha! Vc precisava fazer outro video, mostrando que arroz japones (saindo quentinho da panela) com ovo cru e shoyu em cima fica delicioso! Pena q eu sei q vc evita ovo cru, mas que fica bao fica!
    Abs

  16. Claudia em 16/06/09 escreveu:

    Tou foooraaaaaaaaaaaaaa!!!! Pra natto eu fico com o irracional “não comi e não gosto”.
    Minha bisavó fazia natto em casa, e meu pai (que tem DNA de avestruz) não come isso até hoje. Quase entrei em choque quando ele disse que ele não punha isso na boca pq tinha nojo.
    Vc já viu “iron chef”? Tem um episódio que é a batalha do natto… vc podia tirar umas idéias de receitas de lá, quando resolver se aventurar de novo com o natto… Hihihihihihihihihi!!!
    Argh! Argh! Argh!
    Mas muito bom o vídeo, hilário!
    Abraço!

  17. Nina em 20/06/09 escreveu:

    Nossa que coragem!!!! hahaha
    O aspecto não é NADA bom…!
    E se nem o sabor e o cheiro ajudam… pior ainda!
    O q você fez com o resto? hehehe
    Abraço

  18. Amanda em 20/06/09 escreveu:

    Hahahahahaha, não me inspirou não. Mas dei mta risada. Nem pensando que é soja hahahahahahah
    Beijos

  19. Daniela em 24/06/09 escreveu:

    Como lembrou a Clara…

    “Pensa que é soja…”

    Tô rindo até agora.

    Não fiquei nem um pouco com vontade de provar…tô mais pro tipo “ECA”. rsrsrsrs

  20. Felipe em 25/06/09 escreveu:

    Cheiro de uva, gosto amargo ?
    totalmente diferente… AMOOOOOOOOO Nato Axo que é uma das 10 coisas mais gostozo da culinaria japonesa…
    la no japao…eu passei uma temporada de um ano…. (Eu já morei la qdo era piqueno e gostava de Natto)

    Quando poder Eu posto um video comendo pra vc6 passarem vontade

  21. Talita em 27/06/09 escreveu:

    Se antes já não provaria natto, imagine agora!! kkk
    Só mesmo empurrando com uma bebidinha! Gostei do post e do video, me prendeu a atenção.

  22. Rute em 29/06/09 escreveu:

    Cara, eu lembro de ter provado, mas não lembro de ter sido tão ruim. Mas.. seu vídeo é o melhor UAHEAUHEAUHE adorei !

  23. Vanessa em 3/07/09 escreveu:

    Oi Victor,
    Adorei o video e o comentarios, mas é isso que você falou ou ama ou odeia..rsrsr
    Eu particulamente adoro!
    Tenho um baby de 1 ano e meio e ele adora!!! Ninguem acredita quando eu conto.
    Minha sogra faz uma versão que vai cebolinha, tomate e cebola bem picadinhas e tempera com 1 gema, shoyu, ajinomoto mistura tudo, come com goham bem queitinho e fica bom…
    Adoro seu blog!
    Bjs

  24. Katia em 11/07/09 escreveu:

    Parabéns pelo vídeo, ficou bem engraçado.
    Agora, vem cá. Cheiro de uva? Eu não como faz uns anos, porque quem gosta de nato em casa sou eu e meu pai, minha mãe detesta e meu marido odeia comida japonesa, mas tinha tudo menos cheiro de uva..rss. Quanto a gosto amargo, o nacional tem sim um sabor mais forte.
    Eu gosto de comer com shiro gohan, shoyu e cebolinha verde picadinha. Já li que comer com kimchi de acelga fica bom também (fedido por fedido, pelo menos fica picante).

  25. Nadia em 11/07/09 escreveu:

    Sempre fazendo a gente rir… não sei até que ponto isso de “pensa que é soja” vale o sacrifício, tenho lido barbaridades sobre a soja… dá uma olhada na Men´s Health deste mês. Eu ouvi primeiro de um profissional de saúde muito sério que a soja causa problemas gastrointestinais. Achei estranho. Andei olhando na internet e li uns artigos ainda mais suspeitos. E aí a revista publicou reportagem (a chamada de capa é “soja: não caia nessa cilada”) falando horrores. Logo agora que eu tava começando a gostar! Beijos!

  26. Jéssica em 13/07/09 escreveu:

    Rapaz, adorei o site e os vídeos! Já está na minha lista de favoritos. Quanto ao natto, é uma das minhas comidinhas preferidas. Adoooro! Experimente com gengibre raladinho, shoyu e cebolinha. Como dois potinhos temperados desse jeito, mesmo o marido reclamando do cheiro e dizendo que parece vômito.
    Abraço

  27. Vitor Hugo em 13/07/09 escreveu:

    Oi Nadia,

    Essa matéria da “Men’s” eu não sabia, vou tentar ler. Considerando a publicação em que o forte não tem lá muito fundo científico, eu fico com um pé atrás com a “Men’s”.

    É um pouco estranho esse “buzz” sobre a soja, se você olhar bem, a alimentação asiática tem a soja como uns dos pilares, não? E é uma das comunidades relativamente saudável e que possuem uma longevidade grande.

    Ah, e o mais estranho de tudo é: o natto é considerado um alimento extremamente nutritivo e saudável. Mas eu passo, hahahahah

    Que paradoxo, hahahah! Creio que “problema” maior é o excesso, tudo em demasia faz mal, né? :)

  28. Drik em 15/07/09 escreveu:

    Estava fuçando sites de amigas (nathy2) e vim cair aqui.
    Gostei de seu senso de aventura gastronômica!
    Olha, não deu pra ver direito como você preparou o dito cujo pelo vídeo, mas… Se me permite o pitaco, acho que faltou misturar o suficiente, por isso ficou amargo. A função do misturar bem é criar aqueles “fios” que nada mais são que glutamato, que dá sabor aos alimentos (sabe o aji-no-moto?) Dizem que o natto você deve pegar um hashi e misturar até 100 vezes pra conseguir que todos os seus nutrientes sejam “ativados” (eu acho que é lenda).
    Bom, se tiver oportunidade, tente de novo misturando o suficiente para ficar bem viscoso. Fará bem pro paladar e pra saúde! Ah, e sempre acrescente cebolinha ou karashi (pode ser mostarda amarelinha), que têm a função de tirar o cheiro de amônia da fermentação (cheiro de uva… essa foi peculiar!).
    Virei fuçar outras vezes. Abraço.

  29. Cláudia Midori em 31/07/09 escreveu:

    Meu deusss! Corajoso! Detesto natô! Argh!!!

  30. em 21/11/09 escreveu:

    Nossa o vídeo ficou muito bom!!! XD
    Eu adooro natto!!! E na minha família inteira só eu, minha prima e meu avô (que foi quem me ensinou a comer o natto) gostamos.
    Na minha opinião o natto fica muito mais gostoso quando você tem como acompanhamento o sukiyaki. Sempre que fazemos sukiyaki em casa tem que ter natto (pelo menos pra eu comer) XD

    Mas foi ótimo vc tomando coragem! A maioria das pessoas fazem uma cara beeem pior quando veem a aparencia do natto… e é claro o cheiro XD

    bjos

  31. Dalton em 29/01/10 escreveu:

    Não é amargo… isso veio do cérebro…

    Devia ter provado o importado. O japonês é mto superior e mais saboroso. Shoyu, cebolinha, mostarda…

    Estou morando no interior de SP, fica mais difícil comprar o importado, mas aí nem compro. É comparar Mercedes com Volkswagen. Natô nacional é um lixo!

    É uma iguaria exótica, que realmente requer tempo de adaptação, como o fígado, o jiló, mas na culinária não se pode ficar no “gostei” ou “não gostei”. Tem que analisar os sabores e insistir, pois nas primeiras vezes o preconceito é inevitável. E com preconceito, nada desce.

    Abraços!

  32. Vitor Hugo em 30/01/10 escreveu:

    Olá Dalton,

    Ser coisa do meu cérebro é meio redundante dizer, não? Não acredito que requer adaptação. Experimentei e tenho capacidade suficiente para perceber que não gostei, ué.

    Não creio ser necessário insistir em algo que ao comer não me proporciona prazer, não acha? Se fosse preconceito, eu nem teria comido.

  33. Viviane em 15/04/10 escreveu:

    Adorei o video !
    Parabéns!!! Quero comer Natto. Deu vontade! ;)))))))

  34. Julia "Nemo" Aidar em 26/07/10 escreveu:

    A soja pode fazer muito mal ou ter um bom valor nutricional, depende da variedade plantada e de como ela é preparada.

    A soja tem várias toxinas, que causam principalmente doenças da tiróide, neurológicas e câncer. A fermentação destrói quase todas essas toxinas, não por acaso os produtos TRADICIONAIS de soja japoneses são quase todos fermentados (como o shoyo, o natto, missô e o tofu). Assim sobram apenas os benefícios (que também são muitos) desse alimento.

    Ou seja o que faz mal são as “modernidades” como proteína de soja e especialmente o leite de soja (que é pior ainda por conta dos métodos de extração). Além disso muitas variedades de soja transgênica “aguentam” mais pesticidas, que ficam como resíduos, e isso nem precisa explicar o quanto é ruim.



Trackbacks & Pingbacks

  1. PFCast #001 – Episódio Piloto: Lugares & Comida Trash — Prato Fundo
    Pingback em 14 de July, 2009



Deixe o seu comentário!


Seja legal. Sem palavras feias. Não escreva tudo em LETRAS maiúsculas. Sem spam. Ou nada de comentário.

Comentários fora do contexto não serão considerados. Utilize o formulário para isso.


Você pode usar:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Caso deixe uma pergunta e/ou dúvida, não esqueça de usar um endereço de mail válido. Peço também que observe a pasta de SPAM do seu serviço de mail, algumas vezes a minha resposta pode parar lá dependendo do serviço utilizado.

«
»

Nuvem de Tags
americana amêndoas asiática baunilha blog bolinho bolo britânica calendário carne chocolate coco curitiba evento experimento fermento natural francesa frança guia italiana japonesa laranja livros londrina macarrão manjericão molecular muffin nigella oriental perfil podcast produtos pão resenha restaurante sobremesa sorteio sorvete sourdough são paulo tomate torta viagem ágar