Forno Anova Precision Oven aposta em funções profissionais para uso caseiro

O Anova Precision Oven é o mais novo forno da Anova Culinary. A empresa americana ficou conhecida no mundo por causa da sua versão econômica (e doméstica) do termocirculador.

Forno Anova Precision Oven sobre uma bancada de cozinha

Para nós, aqui no Brasil, Anova Culinary é praticamente desconhecida. Mas lá fora é até bem comentada justamente por causa do Anova Precision Cooker (o termocirculador) quando houve a corrida por uma versão mais barata e que cozinheiros de casa poderia usar (e pagar).

Agora a mais nova aposta é no famoso baking, como diria os americanos, ou pode falar assar mesmo com o Anova Precision Oven que é nada mais, nada menos que um forno. Com preço sugerido de $599 dólares (cerca de r$3.253 em conversão direta em meados de 2020) e entrega para dezembro de 2020.

E o que ele tem de diferente? A empresa diz que é o primeiro forno combinado com funções profissionais para uso doméstico.

Forno Anova Precision Oven sobre fundo infinito branco.

Em tempo: forno combinado é algo super comum… nas cozinhas profissionais. São fornos que podem combinar tipos diferentes de cocção ao mesmo tempo, e são também fornos de convecção. Em linhas gerais, dizer que o forno é de convecção indica que possui um elemento para movimentar o calor de maneira uniforme, geralmente, uma ventoinha. O que torna esses equipamentos mais eficazes e reduz o tempo de cozimento.

Aqui no Brasil existem alguns fornos de casa com algumas dessas funções (seja convecção, seja vapor), mas focam no mercado de luxo. Enquanto, no exterior um forno comum ter convecção é quase básico.

A promessa da Anova é ter um controle da temperatura super apurado (variando apenas 3°C da temperatura desejada), injeção de vapor contínuo (importante para assar pão), cozinhar em sous vide sem saco plástico.

Além, é claro, da parte de conectividade: ter wifi para se conectar com aplicativo próprio no celular e acompanhar as receitas mesmo de longe.

Para o padrão americano seria considerado um toast oven (forno de torrada), um forno de bancada. Mas não se engane, é relativamente grande com 57 x 45 x 36cm.

Pão assado sendo retirado do forno Anova Precision Oven

A grande sacada da Anova é focar no uso para assar pães, ainda mais no mercado americano. Sabe esses pães lindos, de cascudos e afins? Ou até mesmo o nosso pão francês? Então, para conseguir essa casca é preciso vapor/umidade durante o assamento forneamento do pão, por isso existem as diversas gambiarras para assar pão em casa (panela, tigela, gelo, assadeira com água). E o forno promete isso!

Meu sonho de consumo é (ou era?) ter um forno combinado… ou melhor, queria mais um forno de convecção tipo os profissionais, mas com um valor pagável e para uso doméstico. Geralmente, um forno combinado é um equipamento grande para uma cozinha de casa. Existem modelos menores, mas ainda assim ocupam um espaço interessante.

Quem sabe, um dia esse modelo da Anova chega para todo mundo? Atualmente, a marca não tem representação no Brasil.

Com informações: Anova Culinary.

Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Gostei muito da proposta! Se chegar ao Brasil sem custar dois rins, parece ser um bom investimento para quem tem uma boa produção em casa. Oremos.

  2. Que sonho! Tomara que chegue ao Brasil!
    Hoje tenho um por convecção, mas esse aí parece muito muito melhor!

  3. Esse forno parece maravilhoso, hein? Eu tenho um forno doméstico com convecção da GE. Infelizmente ele começou a ficar impreciso esquentando muito mais no fundo 😔, porém eles fecharam as vendas no Brasil e não tem mais assistência técnica. Meu forno está uma b***a.