Frango Vegetal da Fazenda Futuro: Pule a versão beta

A linha de produtos de origem vegetal da Fazenda do Futuro não para de crescer, a novidade é o frango que não é frango.

Embalagem do Futuro Frango da Fazenda Futuro.

Lá vamos nós provar mais um produto que promete ser uma alternativa à carne animal. A Fazenda Futuro começou com os hambúrgueres, passou para carne moída, almôndegas, linguiça e… agora frango.

O motivo de produtos à base de plantas cresceu bastante com a chegada de marcas tradicionais nesse filão. O detalhe, agora, é ver quem realmente vai continua ou será apenas uma moda passageira. Mas voltando ao frango.

Resolvi experimentar o Futuro Frango por ser o terceiro tipo de carne alternativa da marca: bovina e suína já estão no repertório.

Visualmente, antes e depois do preparo (como a marca recomenda), lembra bastante peito de frango. Ao cozinhar, tem uma mudança de coloração no produto.

Nas imagens abaixo: não preparado e cozido, respectivamente. Evito usar a palavra cru, pois acredito que não esteja cru de fato.

Infelizmente, como já comentei em outras resenhas: os dizeres na embalagem continuam errados quanto aos termos gosto e sabor que não conceitos diferentes. E uma empresa no ramo do foodtech tem obrigação de saber.

Futuro Frango Fazenda Futuro

Frango vegetal da Fazenda Futuro dentro da embalagem.
  • Marca: Fazenda Futuro
  • Origem: Brasil
  • Preço: r$17,89
  • Embalagem: 200g
  • Calorias por 100g: 166,2kcal
  • Desjoinha: o principal de todos, o preço. É um produto caro pela quantidade apresentada, não sendo necessariamente democrático. Não tem sabor de frango (mesmo com o tal preparado sabor frango), o sabor das proteínas de soja e ervilha ainda se sobrepõem, e textura lembra um peito de frango que cozinhou demais que ficou seco e duro. O texto da embalagem continua errado ao chamar de gosto e não sabor de frango, e as instruções de preparo são insuficientes.
  • Joinha: apesar de não ter o sabor de frango, o sabor no geral é suave e “neutro”, o que facilita para pode temperar de fato o produto. Mais uma opção no mercado de alternativas à carne.
  • Ranking: #4/#10 Bonitinho

Existe uma perda de cerca 7,92% depois do preparo. Antes de ser preparado tinha 202g, e após 185g.

Ao preparar com outros ingredientes (tomate, cebola e páprica) visualmente fica muito parecido com frango. Mas o sabor ainda entrega que não é.

Frango vegetal refogado com tomate e páprica doce
Lista de ingredientes e tabela nutricional do Futuro Frango da Fazenda Futuro.
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.