O que é Açúcar Invertido? Basicamente um xarope de açúcares

Sempre quis saber o que é esse tal de açúcar invertido que viu, talvez, em embalagens ou receitas. É simples e complicado ao mesmo tempo.

Açúcar invertido escorrendo de uma colher.

O que é açúcar invertido?

De maneira mega simples: um xarope (ou calda) feito de água, glicose, frutose e pode ter um pouco de sacarose também, o açúcar comum.

Sim, só isso e nada mais.

Agora, a explicação do nome é bem cabeçuda. Envolve luz polarizada, ângulo de rotação, atividade óptica e isomeria óptica. Podiam ter chamado de Açúcar líquido? Poderiam, mas nããão. Tinha que complicar!

Para chega nela, precisamos entender como é a produção do açúcar invertido.

Como é feito o açúcar invertido?

É feito a partir de um xarope de açúcar comum (sacarose) e para virar em açúcar invertido existem algumas maneiras:

  • com uso de enzima (invertase);
  • com adição de ácido (cremor de tártaro, ácido cítrico ou clorídrico);
  • junto com cozimento, ou seja, tem que colocar calor também.

Tudo isso para quebrar o açúcar (sacarose) que é formado pela união de glicose e frutose que são açúcares simples.

Esquematização da estrutura molecular da sacarose.

A enzima quebra a ligação entre a glicose e a frutose que formam a molécula de sacarose. O método que usa ácido e cozimento tem a mesma função, só por um mecanismo diferente.

Na internet, você encontra tutoriais que ensinam a fazer de maneira caseira… o detalhe é: você não terá certeza a proporção dos açúcares presente no xarope feito, vai ter uma mistura de sacarose, glicose e frutose. E diferenças na quantidade deles podem influenciar as funções que o açúcar invertido tem.

Açúcar invertido e a luz polarizada

Ao passar uma luz especial (luz polarizada) pelo xarope de açúcar comum (sacarose), a luz se desvia para a direita.

E ao fazer o mesmo, passar a luz especial pelo pelo açúcar invertido (xarope de glicose e frutose), a luz se desvia para a esquerda. Ou seja, houve uma “inversão” na direção da luz e assim dando origem ao nome.

Esquematização simplificada mostrando o desvio da luz polarizada quando passa pelo xarope de sacarose, e pelo açúcar invertido.

Essa mudança na direção é devido as diferenças nas propriedades químicas (e estruturais) dos açúcares envolvidos.

  • Xarope de açúcar comum (sacarose) tem ângulo de rotação +66.5 (sentido horário, direita)
  • Açúcar Invertido tem ângulo de rotação -19,7° (sentido anti-horário, esquerda).

Para que serve e funções do açúcar invertido

O açúcar invertido é mais usado no comércio (padaria, confeitaria) e indústria. Poderia ser usado em casa também, mas não é tão comum e nem vendido em qualquer loja.

Açúcar invertido sendo escorrendo de uma colher.

As funções básicas do açúcar invertido:

  • substituto ao açúcar (é ligeiramente mais doce)⁣
  • fonte de alimento para fermentos⁣
  • auxilia na consistência e textura⁣
  • controle na cristalização do açúcar e água⁣
  • retenção de umidade⁣
  • favorece a reação de Maillard

A quantidade usada do açúcar invertido depende da receita e qual o principal objetivo do seu uso, está sendo usada para modificar qual característica da receita.

Dois substitutos mais usuais e fáceis de encontram são mel (tecnicamente, é um açúcar invertido natural por causa da composição) e glicose líquida (vendida em loja de confeitaria). No caso do mel, dependendo da quantidade pode adicionar sabor na receita.

O que é açúcar invertido?

Um xarope (ou calda) feito de águaglicosefrutose e pode ter um pouco de sacarose também, o açúcar comum. Sim, só isso e nada mais.
Agora, a explicação do nome é bem cabeçuda. Envolve luz polarizadaângulo de rotaçãoatividade óptica e isomeria óptica. Podiam ter chamado de Açúcar líquido? Poderiam, mas nããão. Tinha que complicar!
Para chega nela, precisamos entender como é a produção do açúcar invertido.

Por que açúcar invertido tem esse nome?

Agora, a explicação do nome é bem cabeçuda. Envolve luz polarizadaângulo de rotaçãoatividade óptica e isomeria óptica. Podiam ter chamado de Açúcar líquido? Poderiam, mas nããão. Tinha que complicar!
Para chega nela, precisamos entender como é a produção do açúcar invertido.

Como é feito o açúcar invertido?

É feito a partir de um xarope de açúcar comum (sacarose) e para virar em açúcar invertido existem algumas maneiras: com uso de enzima (invertase); com adição de ácido (cremor de tártaro, ácido cítrico ou clorídrico); junto com cozimento, ou seja, tem que colocar calor também.

A enzima quebra a ligação entre a glicose e a frutose que formam a molécula de sacarose. O método que usa ácido e cozimento tem a mesma função, só por um mecanismo diferente.

Açúcar invertido e a luz polarizada?

Ao passar uma luz especial (luz polarizada) pelo xarope de açúcar comum (sacarose), a luz se desvia para a direita. E ao fazer o mesmo, passar a luz especial pelo pelo açúcar invertido (xarope de glicose e frutose), a luz se desvia para a esquerda. Ou seja, houve uma “inversão” na direção da luz e assim dando origem ao nome.

Para que serve e funções do açúcar invertido?

As funções básicas do açúcar invertido: substituto ao açúcar (é ligeiramente mais doce)⁣;
fonte de alimento para fermentos⁣; auxilia na consistência e textura⁣; controle na cristalização do açúcar e água⁣; retenção de umidade⁣; favorece a reação de Maillard

Referências

  • BELITZ, H.-D.; GROSCH, WERNER; SCHIEBERLE, PETER. Food Chemistry. Springer Science & Business Media, 2009
  • FENNEMA, Owen R. Food chemistry. 3rd ed. New York: Marcel Dekker, 1996. (Português, link de afiliados)
  • McGEE, Harold. On food and cooking: the science and lore of the kitchen. New York: Scribner, 2004. (Português, link de afiliados)
  • Khan Academy: Atividade óptica

Nota de transparência: o artigo tem links para programa de afiliados, caso compre, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar. Variações nos preços podem acontecer.

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

6 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Silvia:

    Entendi! Nunca ia sequer pensar que seria inversao da direção da luz. Pra que simplificar se pode complicar ?

  2. ADENILDO C AQUINO:

    Gostei da explicacao … sempre quis saber o que era esse tal de açucar invertido. Uma duvida: ele é tao nocivo para o nosso organismo quanto o açucar comum nè? Ou nao?

    1. Vitor Hugo:

      Vai depender da quantidade consumida, como qualquer outro ingrediente.

  3. Ranerio Vieira:

    Que legal. Não fazia idéia. E olha que sou técnico em química (mineração)… Detestava esses lances de carbono quiral, mão esquerda …

    Eu nunca iria imaginar que seria isomero optico o xarope de açucar, se me perguntasse eu ia dizer mistura racêmica na hora!!

  4. Sueli Guimarães Figueiroa:

    Gostei da explicação qdo faço algumas receitas add o mel para substituir o açúcar invertido. Gosto do resultado final é por ser em qde pequena não agrega sabor !

  5. Dilma:

    Adorei saber, esclareceu todas as minhas dúvidas
    Obtigada!