Trufa? Brigadeiro de Wasabi

Trufa? Brigadeiro de Wasabi / Truffle? Wasabi Brigadeiro

Uma leitora muito simpática, Daniella, entrou em contato alguns dias atrás e perguntou sobre brigadeiro de wasabi. Num primeiro momento, achei um pouco estranho. Mas nunca se sabe, gostei muito do chantilly.

Wasabi é um condimento utilizado na culinária oriental (japonesa, chinesa, etc) principalmente. Normalmente consumido quando se serve sashimi (peixe cru) e devido a sua propriedade picante deve ser usado com moderação para quem não está acostumado. A tradução seria “raiz forte”, porém esta seria a variedade japonesa, existe outra planta da mesma família com o mesmo nome (raiz forte). Mas são espécies diferentes.

Numa busca rápida soube que confeitarias mais refinadas fazem esse tipo de doce, e existem também trufas e macaron com a especiaria. Porém, receita não encontrei.

Consultando alguns amigos dos blogs de comida chegamos num consenso que é a receita básica de brigadeiro acrescido do wasabi. O ideal seria o em pasta, mas não tinha no mercado. Usei a versão em pó que eu já possuía. Meus agradecimento para Simone (Chocolatria) e Nina (Gourmandise).

O meu brigadeiro básico é diferente do clássico, uso creme de leite também, de caixinha mesmo. Eu sei que o normal já é super calórico, mas a gordura a mais do creme de leite faz toda a diferença. Com isso demora mais para chegar ao ponto, diria que entre 15-20 minutos em fogo baixo. O ponto é o mesmo sem o creme de leite, ou seja, quando desgrudar da panela.

Para colocar o wasabi é ao poucos, como a picância/amargor (nem sei se existe a palavra) podem variar, além do seu paladar. Vá devagar. Na receita coloquei 4-5 colheres (chá), na verdade deve ficar em 4 e 1/2. Como o meu era em pó, retirava uma pouco o brigadeiro da panela (antes de dar o ponto) e misturava a parte com um fouet. Tudo isso para evitar grumos de pó no doce.

Não aconselho colocar tudo logo de primeira antes de ter cozinhado (um pouco) a mistura de creme de leite e leite condensado, pois o creme dará uma reduzida o que pode concentrar os sabores. Acredito que o wasabi em pasta deva ficar melhor, o em pó pode dar um retrogosto amargo.

Como cobertura optei por raspas de chocolate branco, também daria para banhá-los em chocolate derretido. Porém, ficaria quase uma “trufa” mesmo, o que não seria ruim. Mas a intenção aqui é o bom e velho brigadeiro. Pensei em passar no wasabi em pó, mas é um pouco forte para isso… hahahah E definitivamente, não é doce para criança! Bom, se elas forem orientais até que seja possível gostarem.

O gosto? Tem gosto de wasabi, mas sem ser ardido. Não deixa de ser doce, devido ao wasabi e o creme de leite adicional “cortam” a doçura do leite condensado. Ou seja, não fica enjoativo e você acaba comendo mais do que o ideal! :P Quente não é muito gostoso e com o passar dos dias senti que fica mais suave o gosto.

Atualização em 17/06/2009
Refiz a receita usando wasabi em pasta, fica melhor e o retrogosto amargo é menor. Outra sugestão de sabor, ainda, com o pé no oriente é: “Brigadeiro de Chá Verde (Matchá)

Brigadeiro de Wasabi

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 200mL de creme de leite (1 caixa)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 4-5 colheres (chá) de wasabi em pó* OU de 1/2 colher (chá) a 1 colher (chá) de wasabi em pasta

Cobertura: raspas de chocolate branco (1 barra de 180g é suficiente)

Modo: numa panela em fogo baixo, coloque o leite condensado, creme de leite e a manteiga. Vá mexendo para ajudar a derreter a manteiga e misturar os “leites”.

Quando começar a ficar mais grosso, separe um pouco do creme numa tigela a parte e misture com wasabi usando um fouet. Mexa bem para evitar a formação de grumos. Então, retorne essa mistura do creme com wasabi para a panela, mexa e experimente. Para cada colher de wasabi deve-se repetir a operação. Faça isso até que o sabor fique do seu agrado. Você tem que experimentar, e sim, quente não fica nada gostoso. Tome mais cuidado nas últimas colheres.

Depois de adicionar o wasabi e ficar do seu agrado, continue cozinhado até chegar no ponto. Quando desgrudar da panela.

Transfira para outro recipiente, deixe esfriar. Pode levar a geladeira para facilitar na hora de moldar.

Para moldar não tem mistério, fazer bolinhas como se fosse o brigadeiro normal (se quiser passar óleo nas mãos para facilitar) e passar nas raspas de chocolate branco. O rendimento deve ficar em torno de 15-20 unidades, dependendo do tamanho que moldar.

Observação
Ponto do brigadeiro: tenha paciência, demora mais! Caso retire antes do tempo o brigadeiro ficará mole. Acredite-me.

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Será que funciona com gengibre? Sou baiana e gengibre é bastante comum por aqui… Abraço!

    1. @Luiza: acredito que daria sim! Só a quantidade de gengibre pode variar, vai colocando aos poucos e experimentando.

  2. Comi um dia desses uma trufa de grapefruit, chocolate branco, cha verde e wasabi, e achei sensacional! O chef que fez ainda cobriu o chocolate com um pozinho verde brilhante que parecia maquiagem (tem foto aqui: http://pastrynetwork.wordpress.com/2009/02/27/gianluca-fusto-valrhona-on-the-gulffood-09/ )

    Acho que foi a combinacao mais maluca (e gostosa!) que ja provei ate hoje.. mas claro que nao consigo reproduzir em casa… vou tentar o brigadeiro com wasabi, tem cara de ser bem gostoso!!

  3. Parece bommmmm

  4. essa receita de wasabi já aguçou a minha mente…
    várias idéias surgindo…
    bjos

  5. Oi Vitor,

    MUITO OBRIGADA pela receita!!!! Vou testar com certeza!!! Estou muito curiosa para saber o gosto, ainda mais depois do seu comentário! Achei uma receita de trufa de wasabi c/ gengibre em inglês mas ainda não experimentei, vou fazer depois do carnaval e aí conto como ficou!!!

    Beijos,

    Daniella.

  6. AÊ! Como diriam os finns, “que exótico”! Fiquei com vontade de experimentar… ei!! Funciona usar creme de leite fresco instead? ( porque aqui.. nao tem caixinha :/)
    Agora fiquei na dúvida em gastar minha latinha de leite condensado ( e russa ainda por cima) .. mas se você me garante que ficou bom :)
    Mui legal, gostei da sua coragem!

  7. Hummm, deve ter ficado ótimo!
    Uma vez, a pedidos, fiz o de chocolate mesmo com pimenta e ficou mezzo, depois um sem chocolate e com curry em pó pra agradar mamãe que adora curry, só ela gostou e acabei não repetindo.
    Feriadão de carnaval vou experimentar fazer todos que eu conseguir imaginar, você cutucou o meu espírito de invencionices!

  8. Vh-san…muito louco mesmo!!!!!
    Bom, alguém tinha que testar um dia,né??Fico feliz que tenha sido você!!
    Ficou tão interessante que já estou começando a ficar com vontade e curiosíssima….
    bjaoo
    si

  9. EU acho que vou gostar deste brigadeiro, mas so de pensar em passar as bolinhas no wasabi ja senti arder a boca, rs ! Acho que com o chocolate branco deve dar o eauilibrio, bj

«

»