Mousse de Chocolate Vegano

Em uma primeira olhada pode parecer loucura misturar chocolate com tofu, mas calma. É com um tipo bem diferente de tofu do usual: Mousse de Chocolate Vegano.

Mousse de Chocolate Vegano com tofu

A ideia veio do Mark Bittman, uma receita super fácil e de liquidificador: só bater tudo. Além disso, ele diz três motivos para tentar a sobremesa: 1) se for intolerância à lactose; 2) vegetariano/vegano; 3) porque é gostoso demais.

Gostoso demais? Será?

Para a realidade americana, onde o Mark vive, é relativamente fácil encontrar chocolates sem lactose. No Brasil é um pouco mais difícil no caso dos meio amargos. Talvez os amargos possam não ter leite ou derivados na fórmula. O jeito mais fácil será ler o rótulo.

Embalagem do tofu extra soft azul e rosa

O tofu usado é o Soft/Silk Tofu. Para quem é da comunidade asiática em geral está acostumado com o mais rústico e com grumos, o soft é liso e sem grumos. A textura lembra um flan ou gelatina, dependendo da sua lembrança gustativa. E o sabor, claro, é de tofu! Porém, mais suave também.

Tinha minhas preocupações quanto ao tofu, por mais que o seu sabor não seja forte, ele poderia se sobressair. Porém, com o uso das especiarias e chocolate amargo de boa qualidade, ficou mascarado.

Colherada do tofu extra soft

Afinal, é bom ou não? E não é que gostei! Mas só depois de gelado, hahahahah Não é fácil descrever o gosto e não dá para comparar com outros cremes. A receita original chama de pudding, mas a textura lembra mousse, mas sem o peso da gordura do creme de leite e misteriosamente depois de gelado ficou bem areado.

Durante a execução da receita, modifiquei a quantidade do xarope de açúcar. Pense comigo, já pede chocolate meio amargo e vai colocar um monte de açúcar? Fica um pouco sem contexto, não? Fui experimentando para saber se precisava mais ou não.

Colherada do Mousse de Chocolate Vegano mostrando a textura interna

Mousse de Chocolate Vegano

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 2 horas
Total: 2 horas 20 minutos
Rende: 6 porções, 80mL/cada
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 200 g açúcar cristal
  • 250 mL água
  • 400 g soft/silk tofu
  • 220 g chocolate meio amargo
  • 15 mL extrato de baunilha (ou 05mL essência)
  • 1 colher de chá canela em pó
  • 1/2 colher de chá molho de pimenta
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Xarope de açúcar: em uma panela em fogo baixo dissolva açúcar e água. Deixe ferver por 5-8 minutos sem mexer. Reserve.
  • Derreta o chocolate picado em banho-maria (ou no microondas), reserve.
  • No liquidificador coloque o tofu, as especiarias, cerca de 2/4 a 3/4 de xícara da calda e o chocolate (aos poucos).
  • Bata até ficar homogêneo, mas cuidado que fica bem espesso, o liquidificador pode não aguentar, então, bata aos poucos.
  • Ajuste as especiarias e a calda de açúcar, se necessário.
  • Transfira para recipientes individuais, levar para geladeira por 2 hora, no minimo.
  • Fica melhor de uma dia para outro, o sabor da canela fica mais suave. Se quiser, salpique chocolate antes de servir.

Dicas

  • Chocolate meio amargo: para ser vegano, o chocolate não deve ter leite na composição.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 350kcal (18%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana, mousse de chocolate
Foto dupla mostrando a textura do Mousse de Chocolate Vegano
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




12 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Patt Kamei:

    Oi Vitor! Amei a receita. Fiz e deu super certo. Publiquei no meu blog (www.paginamarela.com) e muitas amigas falaram que vão fazer tb. Obrigada! Adoro seu blog. Abraços.

  2. Denise Garay:

    Olha, não é propaganda para a Nestlé, não, mas eu descobri barrinhas de 22 g no supermercado aqui em Porto Alegre. O nome é Nestlé Classic Zero Açúcares e 0% lactose, com 50% de cacau, de acordo com a embalagem. E é bem parecida com a barrinha que ele usa no vídeo. Só vou substituir o açúcar, por intolerância. Vou experimentar porque acredito na delícia!
    Ótima dica!

  3. EU MULHER:

    Lendo sua discrição do pudding e fiquei com muita vontade de provar. Provavelmente não encontrarei por aqui esse tipo de tofu, mas vou procurar ver outro e tentar fazer essa delícia.

    Um abraço

  4. neuza:

    oi Vitor, estou morando no japão.aki tem desse tofu em todos os mercados. rsrsrsrs. vou tentar essa receita, me parece muito deliciosa. ate hoje só comi tofu com shoyu e cebolinha. e tbm vi na tv japonesa, uma receita de trufa com tofu, mas não pude anotar a receita, era um programa de variedades, e a pessoa fez tudo muito rápido. se eu achar na net te envio. abração

  5. Vitor Hugo:

    @Claudia: é puro mesmo, só importado e olhe lá! Para ser totalmente vegetariano e lactose free tem que ser os de soja ou de alfaroba. O tofu, creio que lugares maiores, em pequenas cidades ainda mais se for do interior é mais complicado, né? Tofu meio que estraga do nada :/

    @Nathy2: hahahaha, depois dá um share!

    @Andrea: usei o meio amargo da Garoto, aquelas barronas de confeitaria (1kg). Só com cacau, creio, deve ficar BEM mais espesso do que já fica.

    @Alysson: hahahahaha, fala isso não! Tava bom :D

    @Lu Lucena: bom, não é para simplesmente engolir, tem que degustar.

    @Luiza: aaaaeeee, tenta e depois conta pra gente!

    @Claudia: uia, que coisa! :O Valeu pelo link, mas ali tem mais opções para a época de pascoa :/

  6. Claudia:

    Oi Vitor!
    Nossa, essa receita veio bem a calhar! Meu bebê só mama no peito, e se eu consumo leite, ele vomita. Muito complicado arranjar um doce bom, mas bom mesmo, sem leite… acho que eu sou viciada nesse trem. Hahahahahahahaha!!!
    Quanto ao chocolate sem leite, tem uma listinha nesse link: [link quebrado removido]
    Abraço!

  7. Luiza:

    Olá Vitor!
    Realmente suas fotos me deixam com água na boca :D
    Hum… deve ficar mto bom, e a textura é impressionante.
    Tentarei essa receita, aqui na minha cidade compro sempre o outro tofu mais rústico, mas descobri que onde eu compro também tem esse da receita.

    Já to morrendo de vontade de comer! =X
    Um abraço,
    Luiza

  8. Lu_Lucena:

    Te falar que eu fui criada pelo meu pai que come de tudo. Estranho pouca coisa, mas isso aí tá difícil de engolir…

  9. Alyson Duarte:

    Nus Vitão olha isso… putz deve ser muito bom, minha boca ta aguando, bem q vc podia fazer e levar pra um de nossos encontros kkkkkkkkkkkkk abraçao amigo continue assim vc é 10

  10. andrea:

    qual marca de chocolate meio amargo você usou ? será que rola com cacau em pó ? vou tentar porque tenho uma pacote em casa que precisa ser gasto…

  11. Nathy²:

    Se tudo der certo, nesse fds rolam as experiência com matcha!
    Ahh adorei as suas fotos, não consegui fotografar como ficou a textura – as cobaias comeram tudo antes ;D

  12. Claudia Regina:

    Primeiro quanto ao chocolate: realmente é difícil de achar sem leite. Na dúvida dá para tentar aqueles chocolates feitos especialmente para intolerantes à lactose, à base de soja. Encontrar chocolate “puro” só em lugares mais especializados mesmo (no mercado não tem jeito rs).

    Quanto ao tofu suave: aqui em Curitiba é bem fácil de achar, nesses empórios orientais (acredito que existem em todas as cidades, né?) sempre tem. Aqui tudo se encontra no Mercado Municipal (o lugar mais feliz da cidade, na minha opinião kkk – posso passar um dia inteiro comprando coisas pra cozinhar de lá).

    Beijos!