Chocolate Com Tofu: Um Pudding-Mousse Diferente

Última atualização: 19 de janeiro de 2014

Por em

Chocolate Tofu Pudding = "Mousse" de Chocolate de Tofu

Numa primeira olhada pode parecer loucura misturar chocolate com tofu, mas calma é com um tipo bem diferente do usual.

No vídeo (versão dublada, pisaram na bola na tradução, diga-se) Mark Bittman demonstra como é feito o prato: tudo batido no liquidificador. E geladeira. Além disso, ele diz três motivos para tentar a sobremesa: 1) intolerância à lactose; 2) vegetariano (desculpe, mas vegano é feio demais); 3) porque é gostoso demais.

Gostoso demais? Será?

Soft/Silk Tofu Aqui no Brasil teremos dois problemas quando aos dois primeiros motivos. Os nossos chocolates meio amargos, que fariam as vezes do bittersweet da receita original pede, possuem leite, derivados ou traços dele. Até mesmo os ditos gourmets. E no exterior não tem um consenso total quanto a isso (na legislação do FDA não contempla esse tipo), o único que não teria seria o dark (amargo). Mas a essa altura do campeonato, vai saber. O método mais fácil é ler o rótulo e pronto.

O tipo de tofu usado é o Soft/Silk Tofu. Para quem é da comunidade asiática em geral está acostumado com o mais rústico e com grumos, o soft é liso e sem grumos. A textura lembra a de um flan ou gelatina, dependendo da sua lembrança gustativa. E o gosto, claro, é de tofu! Em tempo, tofu é queijo de soja. É difícil descrever o seu gosto, é característico, mas sem um sabor forte.

Acredito que nas grandes cidades que possuam comércio de produtos orientais é possível encontrar esse tipo soft/silk. E sinceramente, não creio que exista muitas marcas disponíveis, quando fui comprar só tinha desse “azul”. Não aconselho a fazer com o mais comum, não vai dar certo.

Soft/Silk Tofu

Tinha minhas preocupações quanto ao tofu, por mais que o seu gosto não seja forte, ele poderia se sobressair. Porém, com o uso das especiarias e chocolate amargo de boa qualidade, ele ficou mascarado.

Afinal, é bom ou não? E não é que gostei! Mas só depois de gelado, hahahahah Não é fácil descrever o gosto e não dá para comparar com outros cremes. Como a Nathy bem apontou, também não sei qual é a ideia de pudding dos americanos, pois a textura lembra mousse, mas sem o peso da gordura do creme de leite e misteriosamente depois de gelado ficou bem areado.

Durante a execução da receita, modifiquei a quantidade do xarope de açúcar. Pense comigo, já pede chocolate meio amargo e vai colocar um monte de açúcar? Fica um pouco sem contexto, não? Fui experimentando para saber se precisava mais ou não :P E numa próxima vez, colocaria menos canela do que o pedido. Ficou um tanto quanto expressivo demais. Mas o Tabasco verde ficou no ponto :D!

Ingredientes
Adaptado de New York Times: Mexican Chocolate Tofu Pudding

Rendimento: 6 porções em ramekin de 80mL.

  • 400g de soft/silk tofu
  • 3/4 xícara de xarope de açúcar (coloquei 2/4)
  • 220g de chocolate meio amargo de boa qualidade
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 1,5 colher (chá) de canela (teria colocado menos, uma só deve ser o suficiente)
  • 1/2 colher (chá) de chili em pó (usei Tabasco verde no lugar)

Xarope de açúcar

  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 1 xícara de água

Modo: primeiro, fazer o xarope de açúcar. Numa panela em fogo baixo, coloquei o açúcar e água. Mexa para ajudar a dissolver bem o açúcar. Deixe ferver por 5-8 minutos sem mexer, não é para a calda adquirir cor de caramelo. Deve ficar levemente mais espessa. Reserve.

Derreta o chocolate picado em banho-maria (ou no microondas), reserve.

No corpo do liquidificador, coloque o tofu, as especiarias, a calda e o chocolate (aos poucos). Bata até ficar homogêneo, mas cuidado que fica bem espesso, o liquidificador pode não aguentar, então, bata aos poucos. Para evitar que o chocolate fique grudado na parede do corpo, coloquei em duas etapas.

Experimente! Só assim saberá se precisa colocar mais ou não especiarias e açúcar.

Transfira para recipientes individuais, deve gelar por no mínimo umas 2 horas. Fica melhor de uma dia para outro, o sabor da canela ficou mais suave. Se quiser, salpique chocolate antes de servir.

Chocolate Tofu Pudding = "Mousse" de Chocolate de Tofu

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

12 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Primeiro quanto ao chocolate: realmente é difícil de achar sem leite. Na dúvida dá para tentar aqueles chocolates feitos especialmente para intolerantes à lactose, à base de soja. Encontrar chocolate “puro” só em lugares mais especializados mesmo (no mercado não tem jeito rs).

    Quanto ao tofu suave: aqui em Curitiba é bem fácil de achar, nesses empórios orientais (acredito que existem em todas as cidades, né?) sempre tem. Aqui tudo se encontra no Mercado Municipal (o lugar mais feliz da cidade, na minha opinião kkk – posso passar um dia inteiro comprando coisas pra cozinhar de lá).

    Beijos!

  2. Se tudo der certo, nesse fds rolam as experiência com matcha!
    Ahh adorei as suas fotos, não consegui fotografar como ficou a textura – as cobaias comeram tudo antes ;D

  3. qual marca de chocolate meio amargo você usou ? será que rola com cacau em pó ? vou tentar porque tenho uma pacote em casa que precisa ser gasto…

  4. Nus Vitão olha isso… putz deve ser muito bom, minha boca ta aguando, bem q vc podia fazer e levar pra um de nossos encontros kkkkkkkkkkkkk abraçao amigo continue assim vc é 10

  5. Sem Avatar Lu_Lucena:

    Te falar que eu fui criada pelo meu pai que come de tudo. Estranho pouca coisa, mas isso aí tá difícil de engolir…

  6. Sem Avatar Luiza:

    Olá Vitor!
    Realmente suas fotos me deixam com água na boca :D
    Hum… deve ficar mto bom, e a textura é impressionante.
    Tentarei essa receita, aqui na minha cidade compro sempre o outro tofu mais rústico, mas descobri que onde eu compro também tem esse da receita.

    Já to morrendo de vontade de comer! =X
    Um abraço,
    Luiza

  7. Sem Avatar Claudia:

    Oi Vitor!
    Nossa, essa receita veio bem a calhar! Meu bebê só mama no peito, e se eu consumo leite, ele vomita. Muito complicado arranjar um doce bom, mas bom mesmo, sem leite… acho que eu sou viciada nesse trem. Hahahahahahahaha!!!
    Quanto ao chocolate sem leite, tem uma listinha nesse link: [link quebrado removido]
    Abraço!

  8. @Claudia: é puro mesmo, só importado e olhe lá! Para ser totalmente vegetariano e lactose free tem que ser os de soja ou de alfaroba. O tofu, creio que lugares maiores, em pequenas cidades ainda mais se for do interior é mais complicado, né? Tofu meio que estraga do nada :/

    @Nathy2: hahahaha, depois dá um share!

    @Andrea: usei o meio amargo da Garoto, aquelas barronas de confeitaria (1kg). Só com cacau, creio, deve ficar BEM mais espesso do que já fica.

    @Alysson: hahahahaha, fala isso não! Tava bom :D

    @Lu Lucena: bom, não é para simplesmente engolir, tem que degustar.

    @Luiza: aaaaeeee, tenta e depois conta pra gente!

    @Claudia: uia, que coisa! :O Valeu pelo link, mas ali tem mais opções para a época de pascoa :/

  9. Sem Avatar neuza:

    oi Vitor, estou morando no japão.aki tem desse tofu em todos os mercados. rsrsrsrs. vou tentar essa receita, me parece muito deliciosa. ate hoje só comi tofu com shoyu e cebolinha. e tbm vi na tv japonesa, uma receita de trufa com tofu, mas não pude anotar a receita, era um programa de variedades, e a pessoa fez tudo muito rápido. se eu achar na net te envio. abração

  10. Lendo sua discrição do pudding e fiquei com muita vontade de provar. Provavelmente não encontrarei por aqui esse tipo de tofu, mas vou procurar ver outro e tentar fazer essa delícia.

    Um abraço

  11. Sem Avatar Denise Garay:

    Olha, não é propaganda para a Nestlé, não, mas eu descobri barrinhas de 22 g no supermercado aqui em Porto Alegre. O nome é Nestlé Classic Zero Açúcares e 0% lactose, com 50% de cacau, de acordo com a embalagem. E é bem parecida com a barrinha que ele usa no vídeo. Só vou substituir o açúcar, por intolerância. Vou experimentar porque acredito na delícia!
    Ótima dica!

  12. Sem Avatar Patt Kamei:

    Oi Vitor! Amei a receita. Fiz e deu super certo. Publiquei no meu blog (www.paginamarela.com) e muitas amigas falaram que vão fazer tb. Obrigada! Adoro seu blog. Abraços.

«

»