Cupcake de Chocolate, Cream Cheese e Menta

Este ano entrei numa vibe por causa do Saint Patrick’s Day (dia de São Patrício), patrono irlandês comemorado em 17 de março. Começou como um feriado católico, mas com o passar do tempo a ligação ficou maior com a cultura irlandesa de modo geral.

Cupcake de Chocolate, Cream Cheese e Menta por PratoFundo.com

Não entendi lá muito bem a relação religiosa que fez Saint Patrick virar são. Pelo que busquei ele havia sido capturado e virado escravo na Irlanda, conseguiu fugir depois de 6 anos. Voltou ao país como bispo e nas suas lições usava o trevo de três folhas (Shamrock) para ensinar o princípio da sagrada trindade.

De qualquer maneira, simpatizo bastante com a festividade. Assim, resolvi fazer cupcakes tendo a data como tema. O ideal seria fazer alguma coisa com cerveja irlandesa (meio batido, diga-se), mas desejava algo mais cute doce.

Casei um cupcake de chocolate com frosting cream cheese clássico com um fio de licor de menta por causa do verde radioativo que ele tem. E sim, o licor sozinho parece que está comendo pasta de dente, mas como aromatizante final fica mais suave.

Cupcake de Chocolate, Cream Cheese e Menta por PratoFundo.com

Não recomendo acrescentar o licor ao frosting, mesmo em pequena quantidade foi suficiente para amolecer a ponto de impedir a modelagem com o bico de confeitar. A coloração fica delicada por ser apenas um fio de licor, é possível usar corante alimentício, mas não queria algo tão berrante assim.

Ah sim, uso licor, logo, tem álcool. Caso crianças forem comer, a quantidade é pequena. Mas pode ser retirado, e ao invés dele usar essência de menta no frosting mesmo (a quantidade será bem pouca) e corante verde para dar o tom, acredito que não irá alterar a consistência. Vale lembrar que o cupcake (massa) não é doce-enjoativa.

A inspiração das tags veio da Bakerella (Queen of Cakepops). São círculos de ~4cm (~1-1/2 polegadas) cortados com um furador de papel (paper punch) do mesmo tamanho, e os furos menores com um 1/8 polegada para passar o palito de pirulito. A miss B usa um punch alicate em formato de gota para fazer esses furinhos, mas como eu já tinha o 1/8 fiquei com ele. Sem falar que no país essas ferramentas para scrapbook e cia são meio carinhos. Então, usar o que temos.

Cupcake de Chocolate, Cream Cheese e Menta por PratoFundo.com

Tags Saint Patrick (em .PDF), dentro do arquivo tem 3 folhas: duas fazendo o melhor uso do espaço interno (para gerar mais tags/folha) e uma com 12 tags que normalmente é o número de cupcakes das assadeiras. Recomendo que imprima em papel com gramatura elevada, creio que entre 90-180g/m² seja o suficiente.

Se animaram com o projeto? Ainda dá tempo, hein? Para ver mais fotos: St. Patrick’s Day Cupcakes.

Cupcake de Chocolate, Cream Cheese e Menta por PratoFundo.com

Cupcake de Chocolate e Cream Cheese

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 20 minutos
Total: 30 minutos
Rende: 22 mini unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: CUPCAKE

  • 100 g farinha de trigo
  • 85 g açúcar cristal
  • 60 manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 85 mL leite integral (morno)
  • 1 ovo (temperatura ambiente)
  • 20 g cacau em pó (50-100% cacau; peneirado)
  • 4 g fermento químico em pó (ou 1 c. chá)
  • 0,5 g sal refinado (pitada)

Ingredientes: COBERTURA DE CREAM CHEESE

  • 215 g açúcar de confeiteiro impalpável (peneirado)
  • 115 g cream cheese (gelado)
  • 60 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 1/4 colher de chá sal refinado (pitada)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Modo: CUPCAKE

  • Pré-aqueça o forno em 180ºC. Preparar a fôrma de mini cupcakes, use forminha de papel nº3.
  • Junte a farinha de trigo, fermento químico em pó e o sal. Peneire e reserve. Quando o leite estiver morno, misture o cacau em pó peneirado nele, reserve.
  • Numa tigela, bater em velocidade média açúcar e a manteiga até obter um creme liso e pálido (5 minutos na batedeira). Acrescente o ovo. Então, intercale entre os ingredientes secos e o leite até acabar.
  • Transfira a massa para as forminhas preenchendo cerca de 2/3 dela, ou seja, deixe um espaço de 1/3 sem massa, pois ela irá crescer. Asse por 15-17 minutos, faça o teste do palito.
  • Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos na assadeira. Transfira para uma grade para esfriar completamente.

Modo: COBERTURA DE CREAM CHEESE

  • Numa tigela junte a manteiga, açúcar de confeiteiro, sal. Bater (batedor tipo raquete) até combinar bem, ~4 minutos. Em seguida, adicione o cream cheese gelado e bata apenas o suficiente para incorporar, 2 minutos. Não bata demais. Armazenar na geladeira até a hora de usar.
  • Para o detalhe da cobertura usei bico nº22 estrela aberta (Wilton). Um pouco antes de servir, derrame um fio do licor de menta sobre a cobertura. Não precisa ser muito, o gosto é bem pungente.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria americana
Cupcake de Chocolate, Cream Cheese e Menta por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




29 Comentários (Deixe o seu!)
  1. marilia:

    oii! Amei a receita.
    Será que eu poderia acrescentar colorante alimentício verde em GEL NA MASSA?

    1. Vitor Hugo:

      Poder, pode. Mas a massa é escura, então, o verde não vai aparecer.

  2. wania:

    Para limpar as manchas das forminhas de cupcake, e só colocar um pouco de “acetona” no fundo da forminha …isso mesmo, acetona. Deixe de molho uns minutinhos e comece a esfregar com um cotonete que as manchas vão clareando… Se for preciso repita a operação até clarear completamente. Após lave com vinagre e sabão para nao ficar com cheiro. Wania

    1. Vitor Hugo:

      @Wania: uia, gostei da dica! Brigado, Wania

      1. Juliana:

        Será q funciona mesmo?

  3. Talita:

    Oii, td bem?? faz tempo q vi essa receita e ontem qnd fiz red velvet e cobertura de cream cheese me lembrei dessa receita, na hora a cobertura ficou bem boa, mas com medo deixei os cups na geladeira até de manhã, e mais tarde a cobertura começou a “derreter”. alguma dica pra ela não desmanchar?

    1. Vitor Hugo:

      @Talita: derreteu dentro da geladeira? Estranho… se ficarem fora, podem derreter dependendo da temperatura ambiente. Afinal, cream cheese não foi feito para o nosso clima tropical.

  4. junior:

    A minha forma manchou alguma dica para tirar a mancha da assadeira????

    1. Vitor Hugo:

      @Junior: não sei, mas minha continua manchada.

  5. Carina:

    Bom dia Vitor.. comecei a ler seu blog a pouco tempo, e ontem tentei fazer essa receita… o sabor do cupcake é maravilhoso… porém, não sei se foi o tempo.. quase todas as minhas forminhas soltaram! só posso pensar que foi por causa de umidade… e ainda coloquei as forminhas no microondas antes de usar, para tirar a umidade… mas não teve jeito… Vou tentar de novo hoje a noite!! rsrsrs.. tem que dar certo!
    Abraço!

    1. Vitor Hugo:

      Pode ter sido a forminha em si também. Nem todas as forminhas são forneáveis, quero dizer, que podem ir ao forno.

  6. Karla Maria:

    Vitor,
    ficaram lindos, lindos, lindos e com menta deve combinar muito bem.
    Parabéns!!

  7. Patricia:

    olá, gostaria de perguntar de que modo vc usou a forminha,
    colocou so as de papel no forno ou colocou em alguma própria, como de cupcake ou empada?
    Pergunto isso pq sempre uso somente a de papel.. e ficam feias,
    e essas ficaram maravilhosas *-*

    1. Vitor Hugo:

      Como eu disse lá no modo de fazer, uso fôrma própria para cupcakes. A fôrma de metal é necessária para dar suporte para a de papel, caso contrário, o treco vira arte abstrata mesmo. Um paliativo é forminha de empada, mas o tamanho não é igual da forminha de papel e ela não encaixa aquela maravilha.

  8. Glau:

    Gostei mto, meu caro Vitor. Além de um maravilhoso cozinheiro vc está saindo um belo crafteiro. Tudo isto vira vício! :) Bjos, gRau

  9. João Gabriel Margutti Amstalden:

    Fala Vitor!

    Muito boa a sua idéia, eu comemorarei tomando um pint de guinness ou de murphy´s ajoelhado mesmo e comendo um pedaço de guinness pie!

    1. Vitor Hugo:

      Usei a Murphy’s para cozinhar, nossa! Bem melhor que a Guinness, mas muito.

  10. meire:

    Vitor, percebi que em suas receitas é utilizado o açúcar cristal. Existe alguma diferença em se usar açúcar cristal ou açúcar refinado numa receita?
    Abraços.
    Meire

    1. Vitor Hugo:

      Dependendo da receita creio que terá diferenças no resultado. Prefiro o açúcar cristal por ele ser, digamos, o meio tempo. Não é “bruto” demais (açúcar mascavo, por exemplo) e nem refinado demais (açúcar de confeiteiro). Como eles tem formas diferentes, o cristal é um cristal maior e o refinado são cristais menores, acho que na hora do peso poderá ser diferente.

  11. Dayane Bastos:

    Olá Vitor, tudo bem?

    Essa receita parece maravilhosaaaa…..
    Só uma perguntinha…rsrsrs …. posso tirar o cacau em pó e colocar chocolate 50%?
    Não sou muito fã do gosto amargo do cacau.

    Essa cobertura de cream cheese eu já fiz com açúcar impalpável e tbém confeiteiro normal… acredito que no sabor, o confeiteiro ganhaaaa … mas o impalpável deixa mais firme mesmo.

    Um super beijoooo

    1. Vitor Hugo:

      Poder, você até pode. Mas vai ficar menos escuro e mais doce, creio. Também já fiz com o confeiteiro normal, no quesito gosto não notei tanta diferença, mas na textura…

  12. nilse:

    Amei o cup para o S. Patricio. grata, Nilse.

  13. Simone - Jour de Macaron:

    Adorei tudo! Também sou fá da Bakerella!
    Os cupcakes estão perfeitos!
    Parabéns!

    1. Vitor Hugo:

      Também gosto das Miss B! Viu que ela está doente, deu mó pena! :(

  14. igor gonçalves:

    muito bom

  15. NamorandoNaCozinha:

    No meu blog queria fazer alusão ao st.patty’s day, ai até pensei nos cupcakes, mas como moro só, não ia dar conta de comer todos sem ganhar quilos extras! uahauha Então fiz tb uma homenagenzinha ao dia… mas em forma de almoçp… só a lembrança! Mas o seu ficou ideal! Bjus

    1. Vitor Hugo:

      Isso que fiz meia receita e dos minis, mas claro que uso da máxima “distribuo as calorias”, dou de presente pros amigos. Todo mundo engordando junto, hahahah

    2. Vitor Hugo:

      Isso que fiz meia receita e dos minis, mas claro que uso da máxima “distribuo as calorias”, dou de presente pros amigos. Todo mundo engordando junto, hahahah

  16. Camila:

    Ola Vitor, a tempos que venho acompanhado seu blog, gosto bastante das suas receitas ^^

    Adorei estes cupcakes, porque além de ser fã de cupcakes sou viciada em menta XP

    Tenho uma dúvida quanto ao açúcar de confeiteiro impalpável, caso eu não o tenha, há como acrescentar amido (amido de milho, por exemplo) no açúcar de confeiteiro normal? Em que proporção seria?