Massa de Bolo Tipo Pão de Ló

O que não falta são receitas e mais receitas de bolos básico no mundo. Esta daqui é mais uma! É quase um pão-de-ló, bolo tipo esponja ou uma génoise. Ou seja, é básico mesmo, com sabor neutro, ideal para ser usado em bolos de camadas.

Bolo assado tipo pão de ló visto de frente

Não chega a ser a génoise clássica, pois algumas referências usam o método à quente. Eu já prefiro o frio. Traduzindo: é possível encontrar modos que indicam que os ovos e o açúcar devem ser batidos em banho-maria. Já fiz assim, mas é muito trabalho, :P Então, vou no frio mesmo e está ótimo.

Como pode ver, uso manteiga para deixar a massa um pouco mais úmida. De maneira geral, bolos desse tipo espuma/esponja a base de ovos, farinha e açúcar são naturalmente mais secos que outros. O uso de algum tipo de gordura (manteiga, óleo) diminuem um pouco essa secura toda. Ainda assim, é necessário algum tipo de calda para umedece-los.

A sugestão que ofereço resulta em dois bolos de 20cm (diâmetro) e por volta de 3-4cm de altura. Não recomendo assar toda a massa numa assadeira só, pois não testei assim e existem outras variáveis (temperatura, tempo, umidade) que podem interferir no resultado final. Caso queira apenas um bolo, deixo também as medidas dos ingredientes, mas lembre-se que fica um bolo baixo.

Massa de Bolo Tipo Pão de Ló

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 30 minutos
Total: 40 minutos
Rende: 2 bolos de 20cm
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 160 g farinha de trigo (peneirada)
  • 6 g fermento químico em pó (cerca 1 c. chá)
  • 0,5 g sal refinado (pitada)
  • 6 ovos (temperatura ambiente)
  • 160 g açúcar refinado (peneirado)
  • 80 g manteiga sem sal (derretida)
  • 10 mL extrato de baunilha (1-2mL essência, opcional)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aqueça o forno em 180ºC. Unte com óleo duas fôrmas de 20cm (diâmetro) e forre o fundo com papel manteiga, unte o papel também.
  • Misture farinha, fermento, sal e reserve.
  • Em uma tigela bata os ovos em velocidade média e adicione o açúcar. Continue batendo por 15 minutos (em média), este creme de ovos deve triplicar e ficar bem areado.
  • Acrescente a mistura de farinha de trigo em três etapas misturando com uma espátula (ou colher) grande. Não mexa demais, para que a areação dos ovos não se perca.
  • Coloque parte (cerca duas colheradas grandes) desta mistura de ovos e farinha sobre a manteiga derretida. Misture bem, deixe que fique homogêneo. Então, retorne para a mistura de ovos e mexa para incorporar. Lembrando de mexer somente o necessário. Junte a baunilha, se usar.
  • Transfira a massa para as duas fôrmas previamente preparadas em partes iguais, o ideal que a massa seja pesada. De modo geral, a quantidade total fica em torno de 734g, logo, em cada fôrma deve ter 367g. Mas estes valores podem variar por causa dos ovos.
  • Alise a superfície das massas e leve ao forno. Asse por 20-25 minutos a 180ºC, mas faça o teste do palito aos 20 minutos. Se saiu limpo, está bom.
  • Deixe esfriar para desenformar.

Dicas

  • Quantidades para um bolo de 20cm (diâmetro): 4 ovos (temperatura ambiente) 125g de farinha de trigo 125g de açúcar refinado 20g de manteiga derretida 1 colher (chá) de fermento em pó Pitada de sal 1 colher (sopa) de extrato de baunilha (opcional)
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 200kcal (10%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria brasileira, confeitaria francesa, tecnica basica
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. jayane:

    Jayane.
    Amei a dica, forma de 20cm. bjs

  2. Josi:

    Suas receitas são simplesmente incríveis, adoro o seu blog.
    Parabéns pelo trabalho impecável .
    Josi

  3. Giselle:

    Eu amei a receita….parabens!!!! Simples e fina…perfeita para rechear….um abraço e muito sucesso para o seu blog

  4. Ju Rocha:

    Se alguém puder me indicar onde posso encontrar no Rio o extrato de baunilia (bom), eu agradeço.

  5. Vitor Hugo:

    Olá Pauliana,

    Sem problema algum, só peço os devidos créditos pra cá, sim? :)

  6. Pauliana:

    Oi Victor!
    Usei essa receita pra fazer o bolo de aniversário da minha mãe. Ficou perfeito. Todo mundo amou.
    Gostaria de saber se tem algum problema se eu postar a receita do bolo no meu blog.

  7. Carla:

    Vitor,

    Um bolo básico é sempre um curinga na cozinha. Acrescentar uma calda ou comer assim com chá é tudo de bom.
    Seu site é super-gostoso de ser lido.

    Bjs

    Carla

  8. Taty:

    Vitor Hugo… é a taty da CHOCOTATY quanto tempo, que saudade…
    Sentimos sua falta aqui em Brasília no curso de mixologia e Gastronomia Molecular… em breve te mando algumas fotos e as receitas ok…
    Vê se da proxima vez vc aparece a casa esta de portas abertas.
    Beijos
    Taty

  9. Camila:

    Aí sem SP vc acha extrato de baunilha com facilidade? Aqui no RJ eu só achei um e foi difícil, mas parece que ele não é muito concentrado, o que eu comprei baratinho no Walmart dos Estados Unidos era bem melhor…e era de verdade tb

  10. Maura:

    Oi Vitor,
    Já acompanho o seu site há algum tempo, e hoje essa sua receita veio à calhar, estou querendo fazer um bolo de aniversário e estou na dúvida quanto a massa, preciso de um bolo básico como esse, mas e a manteiga? não está pouco? sempre me dizem que bolos para datas especiais, são do tipo Cordon Bleu, manteiga+açúcar+trigo em quantidades iguais. Você pode me ajudar???
    Obrigada
    Maura

  11. Adri (Nadeshiko):

    existe no mundo coincidência? acho que não… eu, dri simizo e ana sinhana combinamos de postarmos hoje nossa experiência com o bolo de chocolate com maionese – aquela mesma que você achou esquisita… depois dá uma conferida nos posts e olha se fizemos direitinho!
    beijos