Semana Mesa SP: Mesa Ao Vivo 2009

No último texto falei, no geral, do evento todo. Porém, o enfoque recaiu no Tendências, então, segue alguns comentários sobre a segunda parte da semana.

Infelizmente, não seria fisicamente possível assistir todas as aulas-degustações, pois aconteciam quase que ao mesmo tempo umas com as outras (ok, havia um certo tempo entre elas), porém, era simultâneo ao Tendências no dia 28 e 29.

Tentei dar uma espiada nas várias aulas, no geral. Pude acompanhar, de fato, as seguintes aulas: Patricia Fontana, Damien Montecer, Mara Salles, Flavia Quaresma e Mari Hirata.

Semana Mesa SP 2009

Algumas foram mais inspiradas do que outras, caso não me falhe a memória do Damien era de macaron de chocolate para ser feito em casa. Assim, nada contra o chef… mas de todas as pessoas que estavam assistindo creio que nem dez teriam em casa um forno que atinja 120ºC, considerando os modelos mais básicos disponíveis no mercado. Ou seja, muitas vão fazer, vai dar errado e vão se frustrar. E não é praga não, é fato!

Semana Mesa SP 2009 Com a Patricia conheci o spaghetti feito com palmito da pupunheira (pupunha é o fruto) comercial, ele vem pré-cozido e congelado. Lembro a muito tempo atrás o Alex Atala tinha feito um no Mesa pra Dois, mas usava o palmito em si. Achei bem diferente, a textura e o gosto diferem do palmito “normal”. E a Patricia tirou meu trauma de aspargos e me deu uma certeza, o resultado que obtive quando os fiz foi uma falha extrema, hahahahah. Ah, sigam a Pat no twitter: @patyfon.

Semana Mesa SP 2009 Mara Salles apresentou dois pratos: uma sobremesa com graviola e suspiro de jabotá e gnocchi de pupunha (o fruto). Só consegui provar a sobremesa, estava muito boa graças a graviola absurdamente madura e doce. Uma aula de produtos brasileiros, não é à toa que a chef é referência no assunto. Já a Quaresma foi bom ver a chef novamente (tudo bem que ela nem sabe quem eu sou, hahahah) desde que encerrou as atividades do Carême. Apresentou pratos com pitadas marroquinas e muçulmanas.

Semana Mesa SP 2009

E por fim, a aula de Mari Hirata ficou baseada em: ovos! Fez um tipo de ovo “quente” semi-cozido que é bem comum no Japão, a clara cozinha levemente e a gema fica bem mole. Acompanhou legumes e foi regado com flor de sal e fio de azeite trufado. Ah, e o chiffon cake! Tinha de matchá (chá verde), baunilha, pasta de gergelim preto e yuzu (limão japonês). Quero yuzu na minha cozinha, alguém sabe se vende em algum lugar?

Semana Mesa SP 2009

No circuito “O melhor da Cidade” que acontece dentro das cozinhas do Senac, não tive coragem de entrar, isso que eu não precisava entrar na fila. Muita gente e pelo que pude ver, gente sem lá muita noção da palavra degustação. Isso que se eu entrasse era para tirar mais fotos do que comer de fato. Sério, tinha parte do público parecia que nunca tinha visto comida. Em alguns momentos batia aquela vergonha alheia bem forte…

Semana Mesa SP 2009

Como disse da outra vez, foi ótimo assim mesmo! Conhecer esse pessoal e conversar com as pessoas ao vivo e a cores é outra coisa, colocar o papo em dia ou criar um! Sem falar nas degustações de vinhos e cervejas por lá, deu para conhecer várias linhas e importadores. O jeito, agora, é esperar pela próxima edição!

Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência de Alimento. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. ops, quero dizer, molhinho :P

  2. eu acho que tem yuzu espremido em vidrinho lá na liberdade. vou ver e te falo .
    eu sempre compro o molinho ponzu, que é a base de yuzu, é clássico com guioza.

  3. Vitor, boa noite!!estive hoje com a patricia Fontana e ela comentou da foto que vc tirou da aula dela com nosso fios de pupunha congelada…entrei aqui para conferir e AMEI!!! Suas fotos do evento estão lindas!!!!!!!!!! PARABENS!!!!
    Vou virar uma leitora assidua sua!
    um beijo
    Carolina

  4. Vitor, foi o maior prazer te conhecer pessoalmente.
    Só vi a aula da Flávia Qauresma e achei razoável. Acabei gostando do restante lendo a tua cobertura.
    Parabéns pelas fotos. Estão excelentes!!
    Conforme o combinado, aparecerei mais vezes.
    Quem sabe você não aproveita pra acertarmos um Inter Blogs e fazermos um menu de “cientista maluco”?? rsrs

    Abs e bom final de semana.

  5. Adorei saber da mara salles. vou futucar mais informacões.

  6. Vitor! Valeu pela foto! E meu convite continua em pé, venha conhecer Aguas, tenho certeza que você vai gostar muito!
    Prometo te fazer um aspargos delicia!
    bj

  7. Que lindas as fotos! Acho que nem ao vivo tava tão bonito assim :o)
    Abração.