Manteiga de Cacau em Pó

Mycryo: Manteiga de cacau em pó

Alguém já usou?

Tive a chance de ter esse produto em mãos — uma querida amiga comprou e me cedeu uma alíquota — não o conhecia até então. Bom, não ao menos nessa forma e muito menos para o uso que a empresa (Callebaut) preconiza: para refogados/frituras em geral. Uma vez que o uso básico da manteiga de cacau é na correção do chocolate derretido, se ele fica muito tempo na derretedeira ele vai “ressecando”, ao menos é o que eu sei.

Mesmo a embalagem e o hotsite reafirmando o uso no cozimento de carnes e afins, eu ainda queria usar no preparo de doces ou em pães. Já pensou brioche feito com parte dessa manteiga? Imagina o cheiro!

Discorrer sobre o produto em si ainda não posso, pois não testei efetivamente. Como é de praxe experimentei-o. Bom, tem gosto de manteiga de cacau (dã!), porém é mais suave do que a usada para proteção labial. Ou seja, as notas de baunilha/chocolate são mais fracas. Tá, eu sei que a comparação é esdrúxula, mas é a mais fácil de se fazer.

Resta minha pergunta, novamente, alguém já usou?

Mycryo: Manteiga de cacau em pó
Artigo por: Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico, Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Uma combinação diferente, né? Vem saber mais…

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

17 Comentários (Deixe o seu!)
  1. eu apenas uso em chocolate ja que sou chocolateiro. mas o produto é um tanto caro por ser importado.
    ele melhora um tanto o aspecto e viscosidade do chocolate mesmo q seja no 1ª derretimento.
    no uso de carnes e aves ele serve mais para ”selar” do que para temperar.

    por exemplo : no churrasco é de praxe fazer o corte da carne ,temperar e em seguida levar a brasa com a capa de gordura virada para cima. e rapidamente viramos para ”selar” a carne exato? neste caso a manteiga de cacau vai reproduzir este efeito mesmo q a carne seja feita na frigideira.

    ultimamente comprei uma peça de chouriço (ponta do contra)q na minha opnião é a melhor parte do contra e selei antes do tempero. fritei o alho,derreti manteiga extra na frigideira após 1 minuto virando a carne para selar a carne no fogo alto ,joguei sal (mediterraneo) e vinho branco e pronto ! lembrando q carne lavada e mto passada do ponto perde sabor e as propriedades nutricionais.
    em ocasiões especiais vale a pena usa-la ,pois fica mto bom ! esta receita q dei por exemplo faz o contra ficar mto melhor q qqr picanha barata q se ve por ai nos mercados.

  2. Olá, tudo bem?….eu tenho uma dúvida, essa manteiga em pó serve p/ temperar o chocolate?…já ouvi falar da manteiga 100% cacau granulada, seria p/ a mesma finalidade?…estou pensando em usar na páscoa, será que dá certo?
    Grata
    Sandra Roncato

    1. @Sandra: hum… não entendi muito bem. Essa manteiga da Callebaut, o principal uso é no chocolate (a empresa também diz que pode ser usado para outros fins, como refogar alimentos), mas não necessariamente para temperar na realidade. A manteiga de cacau em geral auxilia quando o chocolate ressecou demais: foi derretido e temperado muitas vezes ou ficou muito tempo na derretedeira/temperadeira. Vale lembrar que quanto mais manteiga de cacau, mais sensível ao calor o chocolate fica.

  3. eu sou confeiteiro
    e uso na preparação de ganaches e trufas, ele ajuda a dar concistencia, e realmente n altera o sabor é so para dar concistencia e apurar o sabor..

  4. Não usei mas, quero muito encontrar onder adquirir. Recentemente fiz um curso de “bombons” e é utilizada para temperar chocolate. faz descer a temperatura para que se torne fécil de manipular e trabalhar, ou seja, fundamenal para Bombons!
    Obrigada pela dica, vou certamente à loja dos cozinheiros…sei que é de referência extraordináriamente cara!

  5. Eu uso para temperar chocolate!! É fantástico!! Não precisa aquela melequeira de jogar na pedra. Simplesmente adiciona na temperatura certa ( No site da Callebaut explica direitinho)
    Foi uma descoberta limítrofe na minha produção de bombons e barrinhas de chocolate. Recomendo e assino embaixo!!!

    1. Olá, Andressa. Vc poderia nos auxiliar qual é essa temperatura? e qual a proporção desse Mycryo? EU apanho muito para temperar esse chocolate em dias quentes. Quer dizer que usando ele não precisa temperar nada?

    2. Oi, Andressa. Desculpa retornar, mas o site da callebault sempre em ingles, desanimo…Não li nada ainda sobre o mycryo.

    3. oi Andressa Sandri, qual a quantidade de manteiga q vc usa p temperar o chocolate e em q ponto vc coloca? obrigada

  6. EU USEI!!!
    Eu testei para temperar o chocolate Callebaut, simplesmente fantastico, deixa o chocolate macio, brilhoso, facil de manipular.
    Vale muito a pena para quem nao tem temperadeira de chocolate, facilita o trabalho!
    Quanto a embalagem sugestiva para carnes, se entrar no site da Callebaut, os chefs nem mencionam isso, apenas a facilidade na pre cristalizacao do chocolate.
    Pat
    PS: Adoro esse site, fiz hoje os cookies da Nigella com Triplo Chocolate callebaut… Adorooo!!!

  7. Ok, eu já usei!
    Trabalhei por um ano no SPA do Vinho, em bento Gonçalves, RS. Usamos ali chocolate CAllebaut, para as sobremesas, (não sou confeiteiro) e tinhamos a disposição a manteiga de cacau em pó. Usamos algumas vezes na cozinha, para grelhar, e saltear legumes. O melhor uso que fizemos(na minha opnião) foi fazer dourar a pele de confit de pato. Sinceramente não achei nada de mais. Nos filés não notamos alteração de sabor. Me parece que , isso é daquele tipo de produto que, se não for mencionado não fará diferença nenhuma no prato.
    Abraços a todos.

  8. Ohisashiburi, Vitor-sama!
    Eu tbm comprei em vaquinha um potinho dessa manteiga de cacau na Central do Sabor. A moça que nos incentivou a comprar disse que é ótimo para temperar chocolate, não precisa dar choque térmico. Ainda não usei minha parte mas tbm vou ficar aqui aguardando suas experiências! Abraços!

  9. Muito interessante….tanto o produto quanto as dicas comentadas aqui.Por mais essa informação do Prato Fundo (adoro!) o meu muito obrigada.

  10. Este é o meu primeiro comentário neste site : ) Venho seguindo as suas experiências pelo email… Sou aspirante a chef, e vivo em Portugal.
    Trabalho, para além da escola, num restaurante e numa loja de cozinha. Nessa loja (“alojadoscozinheiros”), há workshops de culinária onde já houve um sobre chocolate com o chef António Melgão.
    O mycryo, marca da callebaut e cacau-barry, vendido nessa loja, são os cristais beta da manteiga de cacau, o que faz com que seja utilizado para temperar o chocolate. Ou seja, para que o chocolate possa ficar rijo e brilhante e não derreta nas mãos. Assim, uma das maneiras de temperar o chocolate é com 1% M/M de mycryo.
    De facto já tinha pensado em utilizar a manteiga de cacau para cozinhar, pois é a gordura (para além de ser vegetal) que aguenta melhor a temperatura sem as gorduras saturarem, portanto é das mais saudáveis superando o azeite. Se não me engano o azeite aguenta 180ºC e a manteiga de cacau ultrapassa os 200ºC…

    Pouco mais sei :)

    Abraço

  11. Primeiramente respondendo a sua pergunta: como você, também não usei efetivamente, somente provei alguns pratos feito com Mycryo.

    Agora um conselho que tanto meu amigo que usou Mycryo nas receitas que provei e do próprio site da CAllebaut dão:

    Eu se fosse você não esperaria nenhuma adição dessa manteiga aos seus pratos em termos de sabor ou odor já que a proposta da Callebaut é de um produto que não deixa nenhum sabor ou odor.

    O Mycryo foi desenvolvido para que os sabore das carnes ou legumes sobressaíssem. E sabores delicados não fossem macarados pela manteiga ou óleo de oliva.

    Não desperdice o seu precioso Mycryo querendo adicionar o sabor da manteiga de cacao aos ingredientes pois isso não vai acontecer.

    No mais fico esperando uma recieta sua usando Mycryo para eu poder repetir aqui em casa, as dos meus colegas são gourmets demais para a minha destreza na cozinha

  12. Eu vi desse na casa da @thecookieshop! Ela usa…
    Eu fiquei com vontade de comprar tudo que ela tem de bom na casa dela – a kitchenaid, TUDO! até a Heleninha… hahahaha
    Não me sinto à vontade para falar como e em que ela usa sem a permissão dela… Mas eu particularmente utilizaria em várias coisas, da mesma forma que você pensou para testar. O problema é o INVESTIMENTO porque essa bagaça custa bem caro! Se não me engano, uns 80 pila!

  13. Nunca usei, mas vivo namorando o produto toda vez que vou na Central do sabor. Se você descobrir se é bom mesmo, por favor avise :)