Fôrma para Bolo Chiffon

Fôrma de Chiffon Cake

Depois que cai de amores pelo Chiffon Cake: um bolo leve, suave e macio. Parece que é uma nuvem de tão aerado que é, mas isso engana bastante. Convenhamos, vai uma quantidade interessante de ovos.

Fiquei a procura da fôrma em questão. Fuça daqui e ali, encontro basicamente duas opções: 1) fôrma de grife da Wilton; 2) fôrma genérica.

A diferença essencial entre elas: preço. Da Wilton é muito mais cara que a comum, pagar quase r$100 numa fôrma não é algo que eu considere aceitável ou corriqueiro.

Então, a gente opta pela comum mesmo que vai fazer o mesmo serviço! Mas… encontrar a dita cuja não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Passei quase uma tarde na rua Paula Sousa e não encontrei em nenhuma loja para se ter uma ideia.

Como diz o ditado: quem tem amigos, tem tudo. No caso, fiéis leitores e seguidores do twitter é possível obter informação precisa e rápida.

Onde encontrar?

Recebi algumas dicas em quais lugares em São Paulo e Curitiba podem ter.

  • Barra Doce (Av. dos Eucaliptos, 301 – Moema): sim, lá tem! Vi com meus próprios olhos. Eu sei, no site só tem listado da Wilton, não são nada bobos, né. Mas tinha a genérica na loja física deles. Dá uma ligada para não perder a viagem. Achei por acaso quando visitei a loja.
  • Cristamar (Rua São Benedito, 28 – Santo Amaro): a minha veio deles e o proprietário me disse que é comum eles terem a fôrma.
  • Doural (R. 25 de Março, 595 – Centro): eu passei lá, mas não vi quase nada de fôrma para ser bem sincero. De qualquer modo, pergunte para algum atendente se for lá.
  • Casa do Confeiteiro (Av. 7 de Setembro, 1923 – Centro / Curitiba): fôrma um pouco menor que a minha, de alumínio.

Sei que Planeta das formas vendia a fôrma também, porém durante a produção do texto o site estava em manutenção, assim não foi possível confirmar a informação.

A variação de preço, para a comum, vai de r$40-55 em média. Pode existir também diferenças no tamanho da peça, a minha por exemplo tem 25cm de diâmetro. Numa busca por receitas notei que tem tamanhos menores, tudo bem que eram em blogs estrangeiros.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o tamanho do seu forno ou a altura da fôrma com os pézinhos. Sério. Por muito pouco a fôrma não coube, hahahahah.

O meu forno tem apenas duas grades de altura fixa, ou seja, não consigo mexer na localização delas. E assar na grade mais baixa, logo mais próxima do calor, resulta em pratos queimados no fundo e crus no meio.

p.s.: sim, vai ter receita de um chiffon cake logo, logo! Só preciso testar mais uma vez a formulação :)

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

4 Comentários (Deixe o seu!)
  1. ingrid:

    Esse bolo e muito doido gostei fica igual quando eu faça duro como uma pedra que nen sai da forma

  2. AndreaDomingas:

    Vou aguardar alguma visita do Brasil para pedir a forma! Sou maluquinha por formas! :) Aqui na Alemanha, não encontro esta. Ah, e aguardo a sua receita para o Bolo Chiffon!

    Bjs

  3. Tati:

    Olá Vitor Hugo,
    Acompanho seu blog há algum tempo e adoro.
    Tenho uma receita de Chiffon de chocolate maravilhosa.
    Quer dizer, quando é a minha mãe quem o faz fica um bolo maravilhoso, ela muitas vezes usa até forma normal de bolo (redonda grande, com a lateral um pouco mais alta +- 7 cm).
    Agora, todas as vezes que fiz esse bolo deu errado é trágico. Preparo tudo, separo os ingredientes, me concentro… e dá errado…acaba virando brownie… hahaha…
    Chiffon pra mim é um conflito de sentimentos sou capaz de comer meio bolo de uma vez só (bolo da minha mãe) ou ficar deprimida por não conseguir repetir a receita.
    Bom me empolguei no comentário!

    bjs,
    Tati

  4. Silvana:

    Caro Vitor Hugo, como vai?
    Realmente é um absurdo o preço desta forma, principalmente a da marca Wilton. Aí vai uma dica muito legal que é o site “planetadas formas”, você vai ver que ela é bem mais em conta e faz o mesmo efeito. Tenho uma e uso bastante. Tente fazer o chifon de cupuaçu, é magnífico. Se quiser passo a receita.
    Um grande abraço
    Silvana