Yuzu: Limão Japonês ou Asiático

De tempos em tempos, sempre consigo citar o maldito e amado Yuzu (Citrus ichangensis x Citrus reticulata var. austera). É uma variedade de limão — um híbrido na realidade — bem conhecida no oriente e ficou popular nos EUA.

Yuzu: Limão Japonês ou Asiático

Digo que é maldito, ao menos para nós, devido a dificuldade de encontrá-lo. E normalmente híbridos não produzem sementes viáveis, assim o plantio se torna complicado. Já amado, pelos aromas e sabores que agrega aos preparados. Porém, alguns lugares citam que conseguiram produzir o espécime através da semente. Pelo sim, pelo não, salvei as sementes.

Tem origem chinesa, mas boa parte da produção é feita no Japão. O seu uso é vasto indo da culinária até em cosméticos, o que eu acho um desperdício… Ao contrário da Neide, não achei o suco tão azedo assim. Para falar a verdade, adocicado diria. Mais suave que o limão siciliano até em relação ao gosto. Mas claro, é azedo/sour.

Yuzu: Limão Japonês ou Asiático

Algo que noto, visualmente a parte externa dos da Neide e dos meus são parecidos, mas internamente é diferente. Vai ver, as nossas variedades são distintas.

Sim, sementes. Isso mesmo, yuzu no Brasil! Yes, baby!

Corre na boca miúda que existe produção do fruto no interior de São Paulo e a época é justamente em maio. Beleza, não? Quase. Parece que um chef de SP compra a produção toda! Por isso que ninguém encontra.

Assim, apresento o tal yuzu.

Yuzu: Limão Japonês ou Asiático
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

17 Comentários (Deixe o seu!)
  1. marcia:

    Estou procurando muda do limão Shikuwasa (conhecido como limão de okinawa), alguém sabe onde encontrar essa muda ?

  2. Sueli Kohama:

    Eu consegui comprar uma muda de yuzu a 2 anos atras com o viveirista Edson Giacon da Ciprest, e este ano meu pezinho de yuzu cultivado em vaso, está com uma fruta. Então finalmente terei o prazer de experimentar algum prato ou receita feita com yuzu fresco. E vou separar as sementes para fazer novas mudas, mesmo sabendo q pode ter alguma alteração genética.

  3. O Vale do Ribeira:

    Consegui duas frutas e fiz umas trinta mudas que distribui com meus vizinhos de chácaras e sítios em Registro-SP no Vale do Ribeira (SP)

  4. Mabel Ota:

    Olá Hugo!
    Pelo que vi essa postagem é antiga mas…

    Encontrei o seu site enquanto procurava receitas de yuzu pois meus pais colheram uma caixa cheinha dele esse fim de semana!
    Eu não sabia que os frutos eram comercializados em São Paulo…!
    O yuzu que recebemos veio direto do produtor em Biritiba Mirim, que é amigo da família. Ele também fornece mudas crescidas para plantio, se não me engano saem por volta de 100 reais cada.

    Esses são o que recebemos! http://i.imgur.com/J5I9I.jpg
    Se for o fruto maldito pela falta de disponibilidade, seu problema pode estar resolvido! Hahaha!
    A plantação dá tantos frutos que eles chegam a doar o que sobra…estão realmente caindo de maduros agora!

    1. Vitor Hugo:

      Eita, 100 reais a muda? Gente… tudo nessa planta é caro, hahahahah

  5. Angela:

    Aquela laranjinha azeda que tenho no pomar é muito semelhante a esse limão.. Ela é comum por aqui, e só serve pra doce. Quem não tem cão…:-)

  6. Nyan:

    =O Nossa Yuzu!!!
    amo yuzu .<"
    o aroma nuss!! tah me dando agua na boca soh de lembrar XD
    agora quem sabe um dia encontre quando estiver em SP, pq aqui em Recife nem em sonho u.ú

  7. Andressa Sandri:

    Ufa!! Até que enfim descobri o que é o tão comentado Yuzu!! Obrigada Vitor!!

  8. Joyce:

    HuHUAHuhUAHuhUAHuhUAH
    Multirão!? ideia boa: cobro a entrada e povo colhe à vontade! hauhauhauhauahu
    brincadeirinha!
    Eu sou de Londrina \o/

  9. Vitor Hugo:

    Joyce,

    Onde você mora? hahahah A gente faz um mutirão pra colher toda plantação! Não ia sobrar nada! :O

  10. Joyce:

    Olá!
    Acompanho faz um tempo o prato fundo! Alias,… parabens!
    Poxa,… fico “de cara” com o yuzu,… aki em casa tenho umas 30 árvores que abarrotam de yuzu,… e muitas vezes acabam estragando no pé,…
    Pra mim é tão comum o yuzu, que depois que li essa sua materia sobre o yuzu fiquei impressionada com a dificuldade que as pessoas tem em comprar.
    Mas enfim,…. agora pelo menos tenho ideias de como usar o yuzu xDDD (consumo muito as raspas em sopas humm)

  11. Vitor Hugo:

    Zsuzsanna,

    1) Poder até poderia, mas o bolo iria colapsaria sobre si mesmo, ou seja, iria perder a leveza. Como usa pouca farinha de trigo, não conseguiria manter a estrutura.

    2) Sim. Limão siciliano fica excelente também.

    3) Olha para ser bem sincero, a chance de dar errado por não usar a fôrma certa é bem grande. Já fiz um Angel Food Cake que é similar ao Chiffon numca forma redonda normal sem furo no meio, e o bolo deu bem errado. Ao virar sobre uma grade, o bolo caiu. Ficou úmido, perdeu textura. Um horror.
    Porém, sei que já fizeram usando fôrma normal de “pudim”, essas com furo no meio. Dar certo, até deu. Ao menos visualmente, mas creio que o resultado não seja comparável.

  12. zsuzsanna:

    Adorei a receita e gostaria de experimentá-la o mais breve possível. Para isso tenho algumas perguntas: 1- Posso usar uma fôrma de bolo inglês? 2- caso não encontre o limão yuzu, é possível utilizar o limão siciliano? 3- onde de3vo apoiar o bolo assim que sair do forno, já que não tenho como encontrar a fôrma apropriada? Grata, Zsuzsanna.

  13. Edilma:

    Chef Hugo,
    amo seus comentários, dicas e receitas, mas sempre que vem com uma ótima dica segue a dificuldade em encontrar, produto, utencilio, ou ingediente…dificil não???
    Mas não desista duas dicas e receitas são preciosas.

  14. M.A.J:

    Bom Dia Vitor

    Curti muito tua matéria sobre o Yuzu. Há algum tempo tenho acompanhado a blogosfera e fico feliz ao ver tanta gente talentosa e apaixonada enriquecendo a gastronomia e culinária no Brasil. Estamos no mesmo barco e te parabenizo. Linkei uma chamada no nosso site para teu texto e teu blog, espero que mais pessoas possam conhecer teu espaço desta forma. Estamos preparando nosso site para em breve melhor acolher vocês blogueiros, para que tenham mais um espaço de divulgação do trabalho de vocês. Estou te enviando o link para a chamada: http://www.cozinhanet.com.br/Artigo.aspx/2108-PRAZER-YUZU-LIMAO-JAPONES-

  15. Dri Kanten:

    Ahh..q invejinha =)
    Vai sobrar yuzu pra fazer o yuzushu?
    Bjs!

  16. Verena:

    Vitor você encontra aqui: http://www.adegadesake.com/

    Só que a loja fica em São Paulo e muito provavelmente quejá tenha acabado, mas eles também vendem em conserva durante o ano.