Macarrão com Camarão e Alho Negro

Quando recebi o convite da Ana Franco (Cozinha de ideias) para participar desse meme de harmonização com cervejas fiquei apreensivo. Digamos que eu não seja o melhor degustador de bebidas que tenham álcool, uma vez que não bebo… Tudo bem, eu bebo. Porém, muito pouco graças a maldita a manca aldeído-desidrogenase 2 (ALDH2) que não funciona aquelas maravilhas. Mas essas divagações científicas não vem ao caso, hahahahah.

Macarrão com Camarão e Alho Negro

Aceitei participar do especial, como podem notar, para ver como me saia. Sabe como é, um desafio é sempre bem-vindo e por à prova o que a gente pensa que sabe é um bom exercício.

A escolha da cerveja foi totalmente aleatória. Havia ficado entre 3 tipos, caiu pra duas e me decidi por uma: Petra Aurum (r$8,40 – 500mL), cerveja puro malte tipo Pilsen. Não conhecia de antemão suas características, será que iria combinar com o prato?

Boa pergunta.

Para melhorar ainda mais, depois que adquiri as cervejas tive que adaptar o cardápio! A ideia original era ravióli de feta com alho negro. Para a minha surpresa, quando fui comprar o queijo não tinha mais! O que fazer? Mudar ali mesmo e ir atrás de outro ingrediente. Assim, veio o senhor camarão foi para a panela.

Acreditava que o salgado do feta junto com o dulçor toffee e caramelado do alho seriam uma boa combinação. Ainda acredito, mas só terei certeza na próxima vez. O alho negro é produzido pela Marisa Ono do Delícia.

E a harmonização?

Bom, para o meu paladar, harmonizou! Mesmo o camarão tendo um adocicado natural — suave — junto com o do alho combinaram. A Aurum no primeiro momento também tem um toque doce e depois vem o amargor.

Nesta combinação prevaleceu o semelhante. Porém, o que casou tudo foi o limão siciliano! Como monsieur Troisgros “QueMarravilha” diz: todo prato precisa de um toque de acidez. Ainda mais dessa vez, quando todos os ingredientes partiam para o dulçor.

Tagliatelle de massa fresquinha feita em casa. Sabe como, na hora da empolgação o modo de vamos-fazer-tudo-porque-a-gente-é-padeiro-roots, mas nada contra em comprar pronta.

Macarrão com Camarão e Alho Negro por PratoFundo.com

Macarrão com Camarão e Alho Negro

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 1 hora
Total: 1 hora 10 minutos
Rende: 2 porções
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: PASTA

  • 140 g farinha de trigo
  • 60 g semolina (farinha de trigo de grano duro)
  • 2 ovos ( tipo grande)

Ingredientes: CAMARÃO

  • 260 g camarão cinza inteiro (médio; cabeça e casca, cerca de 20 unidades)
  • 5 dentes alho negro (picado)
  • 1 limão siciliano (raspas)
  • 1/2 limão siciliano (suco)
  • 2 colheres de sopa azeite
  • manteiga sem sal (ou azeite para refogar)
  • sal refinado (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)

Ingredientes: MOLHO

  • Cascas do camarão usado
  • 700 mL água
  • 1/2 cebola
  • 3 dentes alho (com casca)
  • 8 grãos pimenta do reino
  • 1 cravo seco
  • 20 g manteiga sem sal
  • 20 g farinha de trigo
  • salsinha fresca (decoração)
  • sal refinado (a gosto)
  • pimenta do reino moída (a gosto)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

Modo: PASTA

  • Pasta: misture as duas farinhas de trigo, retire cerca de 1/4 de xícara. Acrescente os ovos batidos. Sove bem até ficar bem lisa (7-10 minutos). Pode ser necessário ir agregando a mistura de farinha retirada, a quantidade varia de acordo com o tamanho dos ovos e a umidade das farinhas. Forme uma bola, passe azeite e cubra com papel filme. Reserve por 30 minutos, mínimo.
  • Logo, abra a massa (metade por vez) com máquina de macarrão ou com rolo de macarrão. Corte no formato desejado, o escolhido foi o tagliatelle. Em ambos os casos, sempre enfarinhe bem a massa trabalhada para que não grude. Reserve.

Modo: CAMARÃO

  • Limpe o camarão removendo a cabeça (descarte), as “veias” do abdômen e casca do corpo (reserve). Faça um marinada com os camarões, alho negro, azeite, raspas do limão, sal e pimenta-do-reino. O limão siciliano será acrescentado praticamente na hora de refogar os camarões. Reserve.

Modo: MOLHO

  • Com as cascas dos camarões faça o caldo tendo a água, os dentes de alho, cebola, pimenta-do-reino e o cravo. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30-40 minutos. A casca muda de cor, é normal. Peneire e coe com filtro de café. Ao final é necessário 500mL de líquido, se evaporou muito coloque mais água.
  • Com a farinha de trigo e a manteiga será feito a beurre manié, uma pasta de manteiga e farinha. Ao contrário do roux, esta pasta não é cozida antes de acrescentar o líquido. Forme uma bolinha com ela.
  • Então, com o caldo de camarão na panela coloque a bolinha de manteiga de um lado da panela e vá mexendo o líquido do lado oposto. Tudo bem fogo baixo-médio. A medida que o caldo esquenta e a agitação, a bolinha vai dissolvendo. Continue mexendo ocasionalmente até a dissolver completamente. Deixe o molho cozinhar para que não fique com gosto de farinha de trigo. Acerte o sal e a pimenta-de-trigo, o gosto de camarão é sutil.

Modo: Finalização

  • A pasta e o camarão devem ser cozidos, praticamente, ao mesmo tempo. Para tal tenha uma panela com água fervente pronta (salgue depois que ferver) e uma frigideira. Acrescente o suco de limão siciliano aos camarões e misture bem.
  • Retire os camarões da marinada, tirando o excesso dela. Refogue os camarões na manteiga clarificada (ou azeite) até mudarem de cor, cerca um 40-60 segundos de cada lado. Acrescente os pedaços do alho negro da marinada aos camarões, sem o líquido.
  • Coloque o macarrão para cozinhar. Como a massa é fresca irá cozinhar bem rápido, 2-3 minutos.
  • Junte metade do molho preparado aos camarões. Misture para incorporar bem, acerte o sal. Então, junte o macarrão já cozido. Mexa bem, acerte o tempero.
  • Sirva imediatamente. Se quiser, salpique salsa picada.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 600kcal (30%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: pasta, salgado
Campanha Cerveja e Comida - Harmonização de Cervejas Especiais. Iniciativa Bierboxx e Botecagem

Este artigo faz parte do especial Cerveja e Comida – Harmonização de Cerveja Especial, uma iniciativa Bierboxx e Botecagem com curadoria da chef Ana Franco (Cozinha de Ideias). Onde diversos blogs e sites oferecem dicas de harmonizações perfeitas de cervejas especiais, artesanais e importadas com o melhor da gastronomia/culinária, toda semana. Acompanhe!

Harmonizações já publicadas na série Cerveja e Comida

  1. Harmonização de Guinness Draught e Costelinha Suína.
    Por Biso. No Botecagem (site fora do ar).
  2. Harmonização de Baden Baden 1999 e Azeitonas em Crosta de Parmesão.
    Por Ana Franco. No Cozinha de Ideias.
  3. Harmonização de cerveja e um espaguete com frutos do mar.
    Por Maria Capai, no blog Diga, Maria!
  4. A Loura e a Diaba – Harmonização Costelinha Thai e Steenbrugge Blond.
    Por Letícia Massula, na Cozinha da Matilde.

Próximos Convidados

Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Diego:

    Demais esse prato. Tô lambendo a tela quase. Parabéns pelo blog, tá cada vez melhor. Abraços

  2. Letícia Massula:

    Vitor,

    Além de ter ficado com água na boca, levei de quebra uma receita bacanuda para usar meus alhos negros!

    Depois te conto se acertei!

    um abraço,

    Letícia

  3. Jean:

    Olá Vitor Hugo
    Parabéns pelos trabalhos postados, muito bom-gosto!
    Particularmente, não vivo sem camarões…quer dizer, sou apaixonado por camarões – afinal, vivo à 700km de distância deles, não é todo dia que os tenho à mesa.
    Gostei dos produtos diversidicados que usa! Do estilo eclético à escolha dos pratos.

    Meu blog não possui lá…coisas diferentes, mas espero que goste – dê uma passada por lá!
    Abraços.

  4. Marina:

    Nossa, 8hs da manhã e fiquei com fome!!
    E sobre armonização, se um dia vier aqui pra Curitiba, passe no bar Saaz!
    Lá eles tem mais de 80 tipos de cerveja e tem um chef pra te explicar qual fica melhor com cada prato! Vale a pena!

  5. Ana Franco:

    Vitor querido,

    Ficou fantástico mas eu não esperava menos de vc!

    Quando vier à Sampa vou fazer questão q vc faça essa delícia pra mim!

    Beijos, parabéns e muito, muito obrigada por sua participação linda!

  6. Marcia Rosa:

    Vitor, sou como vc…não bebo e não saberia fazer a harmonização…mas seu prato está fantastico, pelos ingredientes tá tudo perfeito, para mim, uma escolha melhor do que o ravioli com feta (já provei e não gostei)
    abs

  7. Agulha3al:

    Pô Vitor!! Se tá de sacanagem Cara você saca muito de cozinha!! valeu por fazer esse blog!

    Sério, quando comecei a me interessar por gastronomia seu blog me encantou!! desejo sucesso cara!