Geleia de Morango, Baunilha e Gengibre

Chegou a época de morango! Como no ano passado, repito: não sou tão fã do fruto in natura assim, mas como está dando sopa e o preço ajuda, vamos aproveitar!

Geleia de Morango, Baunilha e Gengibre por PratoFundo.com

Havia cogitado uma combinação clássica com um pequeno twist: Crème pâtissière com chá verde e morangos numa torta ou folhado. Mas sabe como é, receitas é o que não faltam.

Assim, conversa vai, conversa vem… aliás, tweets trocados. Com a Patricia Scarpin (Technicolor Kitchen) e a Paula Cookie (The Cookie Shop). Até que a tal geleia apareceu na conversa.

E fiz…

Não dá para explicar, a geleia é absurda de boa. Realiza a combinação de morangos, fava de baunilha, cítricos e o ar da graça de gengibre. Dá vontade comer de colher. Sério. Combina com iogurte que é uma beleza.

Não realizou? Faça e depois nós conte. A receita segue abaixo que a Patricia Scarpin gentilmente me autorizou o uso :)

Geleia de Morango, Baunilha e Gengibre

Geleia de Morango, Baunilha e Gengibre

Pré-preparo: 15 minutos
Tempo de preparo: 25 minutos
Total: 40 minutos
Rende: 640 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 650 g morango (limpos e sem a parte verde)
  • 250 g açúcar refinado (utilizei 215g)
  • 2 colheres de chá gengibre fresco (ralado)
  • 1 fava de baunilha (raspada)
  • 10 cm casca de laranja
  • 5 cm casca de limão siciliano
  • 1 laranja (tipo lima; suco)
  • 1/2 limão siciliano (suco)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Recomendo que os morangos estejam cortados ao meio no sentido do comprimento. O peso indicado na receita é com eles já limpos, ou seja, sem a parte verde.
  • A fava de baunilha deve estar cortada ao meio no sentido do comprimento e as sementes raspadas.
  • Em uma panela grande junte todos os ingredientes: morangos, suco dos cítricos e suas cascas, fava de baunilha, gengibre e o açúcar. 
  • Leve ao fogo médio-baixo e mexa para dissolver o açúcar. Cozinhe por 15-20 minutos, a quantidade de líquido deve reduzir e ficar mais espesso. 
  • Amasse o morango de tamanho.
  • Transfira para um recipiente com tampa e deixe esfriar. Use como desejar.
  • Lembrando que a durabilidade não vai ser tão grande assim, como tem pouco açúcar ele não funciona como conservante. Se não for consumir rapidamente, congele. Creio que irá durar até uns 2 meses, se o seu congelador for bom (mantenha a temperatura) e não esteja abarrotado de coisa.

Dicas

  • Açúcar: a quantidade pode variar de acordo com o dulçor dos seus morangos. Boa parte dos que usei estavam no auge da maturação, bem vermelhos por fora quanto por dentro, e mais doces do que eu me lembrava. Como usei laranja lima que é doce também, preferi colocar menos açúcar. Comece com, no mínimo, 150-200g.
  • Baunilha: raspei as sementes das duas metades da fava para usar na receita. Uma das metade também foi usada, a outra foi para o vidro de extrato
  • Gengibre: seja uma pessoa de fé. Combina, sim. Mas caso tenha receio, deixe preparado a quantidade descrita e coloque aos poucos na panela e vá experimentado para ver se você gosta.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 50kcal (3%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: geleia
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




12 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Carol Jardim:

    Mais uma receita sua que eu testo! =) adorei a combinação do gengibre com o morango e a baunilha. Mexi um pouco nas quantidades, mas ficou divina! Segue o link do post sobre essa receita no meu blog: http://caroljardim.com/gengibre/?p=575

    Até a próxima!

  2. Carolina:

    Que geléia mais linda!
    Eu faria, se gostasse de geléia… e de morangos. Heh.

  3. Vitor Hugo:

    Pérola: Sem açúcar nenhum, de nenhum tipo, não creio que ficará tão boa assim. Querendo ou não, os nossos morangos não são a coisa mais doce do mundo.

    Se for escolher, penso que o melado ficará melhor em comparação ao açúcar mascavo que tem um sabor próprio pronunciado o que poderia mascarar os outros sabores.

    Beta: Em mercado normal, você não vai achar fava de baunilha que é um produto relativamente caro dentro dos padrões do país. É mais comum encontrar em empórios gourmet.

    Rosana: A essência até dá pra usar, mas o resultado não será o mesmo. Pois a essência é uma imitação sintética da baunilha de verdade que é infinitamente superior.

  4. Silvia:

    Ai VH, deu agua na boca…

  5. Carla Nogueira:

    Hummm Vitor, adoro todos os ingredientes, inclusive já fiz geléia de gengibre para usar no pudim de pão (receita da Nigella).
    Com certeza irei fazer.

    Obrigada, bjs

    Carla

  6. Rosana:

    Meu Deus! Não sou muito chegada em geléia, mas essa… huummm… Imagino o perfume que deve ter ficado a sua cozinha.
    Vitor, poderia substituir a fava por essência de baunilha? Não sei se aqui onde moro encontro favas pra vender… *pout*

  7. Priscilla:

    ADOREI!
    Quero mto testar isso…sou fã de geléias e nunca tentei fazer em casa…vamos ver no que dá!
    bju

  8. Beta Tiossi:

    Deve ter ficado um absurdo de bom! Vai tudo que eu gosto, vou ter que testar. Nunca comprei fava de baunilha, é fácil de encontrar em grandes supermerdados? bjs

  9. andrea:

    oba ! todo ano faço geléia de morango básica. este ano usarei a sua receita :)
    bj

  10. Patricia Scarpin:

    Eu fiquei tão, mas tão feliz quando vc me contou da geléia – a revista de onde tirei a receita é maravilhosa, as receitas dão sempre certo.
    Linda a tua geléia e as fotos estão fantásticas, Vitor!
    xx

  11. Pérola:

    Oi Vitor!
    Vc acha que dá certo sem açúcar nenhum?
    Ou com melado, mascavo?
    Beijo!

  12. Lia:

    Que maravilha e a cor, tão vibrante e maravilhosa!!
    Sucesso garantido!
    Beijinhos,
    Lia.