Pão de Minuto: Scones de Blueberry e Cranberry

O que fazer com um restinho de cranberries (ou oxicoco) e um pacote de mirtilos secos dando sopa no pedaço? Scones!

Scones de Blueberry e Cranberry

E não, não está vendo errado. Ficaram meio azulados por causa do mirtilo, soltou bastante pigmento no suco de hidratação. Parecia de uva, mas com gosto de laranja.

Particularmente, scone não tem um gosto bem definido. Bom, nunca provei o original britânico para ter um parecer melhor, mas das receitas que já vi não mudam muita coisa uma da outra. Sempre com pouco açúcar e o que agrega mais sabor é o acompanhamento em si. Geleias, manteigas e afins. A receita original, por exemplo, não leva açúcar. Acabei colocando por conta.

Mesmo sendo classificado como um pão rápido, a casca externa lembra biscoito. E de pão não tem muita relação, só vai fermentos químicos, nada do biológico. É uma opção rápida e fácil de fazer.

O mirtilo-passa foi presente e atente em finlandês. Alguém já viu a venda em terra brasilis? E o cranberry veio da Casa Santa Luzia (é um supermercado com ingredientes mais refinados em São Paulo).

Scones de Blueberry e Cranberry

Scones de Blueberry e Cranberry

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 25 minutos
Total: 35 minutos
Rende: 10 - 11 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 110 g mistura de mirtilos e cranberries secas
  • 2 laranjas (para hidratar)
  • 450 g farinha de trigo
  • 120 g manteiga sem sal (cubos; temperatura ambiente)
  • 2 ovos
  • 5-6 colher de sopa iogurte sem sabor
  • 2 colher de sopa açúcar demerara (ou cristal)
  • 2-1/2 c. chá fermento químico em pó
  • 1/4 c. chá bicarbonato de sódio
  • 2 pitada de sal (~0,5g/cada, divididas)
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Aqueça forno em 200ºC, prepare uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.
  • Hidrate as frutas secas com o suco de laranja.
  • Numa tigela, misture a farinha de trigo, fermento químico em pó, bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Acrescente a manteiga nessa mistura e amasse com as mãos até virar uma farofa. Não deve ficar uma massa sólida e única. Junte o açúcar demerara.
  • Drene as frutas secas do suco de laranja com uma peneira, aperte para remover o excesso de líquido. Acrescente as frutas aos ovos batidos e adicione a segunda pitada de sal.
  • Misture a mistura de ovos com a farofa de manteiga e farinha, adicione o iogurte aos poucos, mexa até obter uma massa homogênea, mas seca. Não mexa demais, não é preciso sovar. A quantidade de iogurte pode variar de acordo com o tipo da farinha de trigo usada. Nesta receita acabei utilizando 6 colheres de sopa.
  • Numa superfície limpa e enfarinhada, abra a massa com 2cm de espessura e corte com um cortador de 7 ou 8cm de diâmetro e disponha sobre a assadeira preparada. Não precisa deixar muito espaço entre os scones. Repita o processo até acabar a massa.
  • Com o restinho de ovo batido que sempre sobra, passe sobre os scones. E se desejar, polvilhe com açúcar.
  • Asse por cerca de 20-25 minutos em 200ºC ou até ficarem dourados.
  • São melhores servidos mornos acompanhados de geleia.

Dicas

  • Açúcar demerara: em tese, é um açúcar cristal que não passou por todo o processo de refinamento e branqueamento. Porém, existem relatos que a produção também pode ser feita com açúcar cristal normal acrescido de melado de cana. Tem o aspecto do açúcar cristal comum, porém com a cor diferente. Um tom âmbar/dourado e o gosto tostado/caramelo.
A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria inglesa
Scones de Blueberry e Cranberry Scones de Blueberry e Cranberry
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Lau V.:

    Os scones me lembram um pãozinho, apesar de não serem feitos com fermento próprio.
    Fiz esses dias uma ótima receita e já repeti várias vezes. São deliciosos. Puros, com mascarpone e geleia ou só com geleia como sugeriu, ficam muito bons.
    Os meus vão creme de leite fresco no lugar do iogurte e são pincelados com creme de leite também, fica com um dourado bem diferente, lindo. Crocantes por fora e super macios por dentro…
    fiquei com vontade de comer de novo, só de lembrar.
    Já fiz com gotas de chocolate e com Amarenas.
    Sem dúvida com mirtilos e craberries ficam divinos, bela sugestão.
    Abraços

  2. Andréa Potsch:

    Lindos scones Victor, como tudo o que você faz!
    bjs

  3. caroliny!!:

    olá!!adorei..uma receita maravilhosa,uma versão,sem sempre scones,tradicionais,gostaria de ver o passo a passo ,para ver a texturas da massa,mas pelo visual,esta deliciosi,suas receitas sempre me surpreence,seu coração fala por elas,sua fã
    carol..