Simone Izumi: Aula de Temperagem de Chocolate da Chocolatria

Simone Izumi: Aula de Temperagem de Chocolate com Chocolatria

Pode ser uma tremenda besteira o que direi, mas para quem é da área gastronômica ou gosta sabe que chocolate é um dos ingredientes mais místicos, temperamentais e por vezes considerado um tabu.

Por quê? Pode perguntar o jovem padwan aprendiz. Simples. Chocolate te quebra as pernas em dois movimentos rápidos e certeiros. Leia-se: se ele não quiser secar, ele não vai secar, se ele quiser continuar fluído, ele vai ficar, se ele quiser derreter depois de seco, ele irá.

Nunca havia participado de aula de chocolate, de verdade. Então, nada melhor do que começar com quem entende do assunto e lida com o produto diariamente em terras tropicais. Assim, aproveitando a ida para São Paulo juntei o útil ao agradável, fui fazer a aula de chocolate da Simone Izumi do Chocolatria.

Simone Izumi: Aula de Temperagem de Chocolate com Chocolatria

Sendo bem piegas e clichê ao máximo, foi mágico ver ao vivo e a cores o chocolate secando — endurecendo — diante de mim. Sim, já havia trabalhado com chocolate antes, mas o modo como ele se comportou foi diferente.
Sério.

Se você já tentou mexer com chocolate e não deu certo ou o resultado ficou a desejar, e de repente ele obedece. Mágico.

As dicas e truques para lidar com o chocolate que foram ensinados deixou a turma (e eu, é claro) naquele coro: ooooohhhh! Entra naquela situação em que nós vemos o especialista fazendo e parece tão fácil para ele, não? Ao mesmo tempo é tão simples e complexo.

A aula é totalmente prática, colocamos a mão no chocolate literalmente. Você sai fedendo chocolate depois de passar o dia mexendo com o dito. Poderia ser classificada como um módulo inicial, a principal técnica ensinada e mostrada é temperagem o chocolate. Essa etapa é primordial para a continuidade. Além disso produzimos trufas, bombons, copinhos, fudge…

Nunca havia mexido em quantidade, assim de uma vez só! É o sonho de qualquer chocólatra, hahahah Porém, não se esqueça: é uma aula prática para aprender mesmo!

Simone Izumi: Aula de Temperagem de Chocolate com Chocolatria

Não é porque a Simone é minha amiga pessoal. Aliás, creio que a cobrança é ainda maior, justamente por isso. E, claro, não me decepcionei. Se você quer aprender a trabalhar com chocolate junto com uma visão de quem realmente vive disso (leia-se: faz a venda-comércio e sabe todos os pulos do gato para evitar perrengues): Simone é quem você procura.

Resumindo: profissionalismo na essência.

Serviço
Aula Prática de Chocolate de Simone Izumi
Informações: Chocolatria

Quando eu fiz este meu primeiro curso com a Simone, ele era apenas presencial. Afinal, foi em 2010! Mas agora em 2018, está disponível por tempo limitado Aula de Temperagem de Chocolate Online! Todas as informações estão no link!

Aula 2: Temperagem de Chocolate
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

9 Comentários (Deixe o seu!)
  1. duda lima:

    Terei aula com Simone no fim de novembro e não vejo a hora de me deliciar como você!

  2. Cecilia:

    Vítor

    Acompanho vc faz tempo, mas nunca fiz comentários. Mas eu tive de corroborar seus comentários. Eu fiz a aula da Simone e me adorei o aprendizado, a pessoa, as outras alunas, tudo foi muito bom.
    Parabéns pelo seu blog! Vc tem o nome do meu filho, por isso mais um motivo pra eu gostar de vc tb. (hehehe)

  3. Priscila Dal Bello:

    Olá, Vitor!!!
    Bom, eu nunca comentei aqui pq mentalmente estou escrevendo um e-mail gigantesco p/ vc, rsrsrs. Olha, eu trabalho com chocolate há um tempinho já e essa parte da magia é uma coisa inxeplicável. Quando as coisas são certo, é aquela felicidade. Agora, quando o chocolate não quer secar, putz, ele não seca mesmo. (Domingo agora, com o excesso de umidade e o calor em BH, fiz as raspas de chocolates mais úmidas da minha vida.)
    Também vou fzer essa aula com a Simone, diva do chocolate, na próxima semana, pq quem acompanha o Chocolatria se encanta com os posts dela, né?! Depois do seu post mesmo, então, a minha ansiedade só aumentou. E eu fico pensando já se ela não vai fazer módulo 2, 3 e assim por diante, hahahaha.
    Quanto ao e-mail gigantesco, um dia te mando,é ainda tô com vergonha do tanto que falo, hehehe (nem se nota, né?!). Ah! Só para adiantar, é que sou farmacêutica assim como vc e acho o máximo o seu trabalho.

    bjsss

  4. Claudia:

    Uau! Pode dizer que não fiz o curso ainda, mas já provei as delícias da Simone num casamento e já vi em fotos nas revistas de decoração de casamento e outras revistas facilmente.
    Fico feliz em vê-la crescer. Simone san, parabens e Victor, achei legal vc ter postado a aula do ponto de vista aluno amigo;

  5. Milena:

    Vitor , fiz o curso com a Si e nem preciso repetir todos os elogios citados acima. A aula foi SHOW!!!! Ja estou esperando os proximos modulos.
    Beijinhos e parabens!!

  6. beatriz diniz:

    Vitor eu fiz o curso agora no dia 06/11.
    Simone exala o amor ao chocolate, e este amor ela passa ao ensinar-nos técnicas e a degustar sabores e aromas diferentes,fiquei fascinada com tudo…eu me senti privilegiada por ter a oportunidade de aprender arte do chocolate com uma pessoa tão generosa e competente.

    um abraço

    BIA

  7. Renata Dabbur:

    Vitor, tambem fiz o curso da Si em outubro e voce usou a palavra certa: Magico! E aquele esquema de fazer tuuuudo ao mesmo tempo? rsrsrs E tudo com uma perfeição que eu quase nem consigo conceber…rsrsrs Só ela mesmo! Eu virei fã!!!
    Parabéns pelo post!
    Um abraço,
    Renata

  8. Juci Freitas:

    Tive o prazer de estar nesta aula no sábado passado. Além do contato “mágico” com o chocolate teve o encontro fã e ídolo.
    Sim, Simone é ídolo quando falamos em chocolate.
    Não é para qualquer um respirar chocolate o tempo todo criando maravilhas. E ela é isto aí. Vive o chocolate.
    Quem tiver a oportunidade, procure a Simone.
    Vale a pena!!
    O carisma dela associado ao mundo fantástico do chocolate formam uma dobradinha imbatível.
    Abs, Juci

  9. Simone Izumi:

    Vh-san,
    Sendo meu amigo e conhecendo o seu lado cri-cri…kkkkk…estou extremamente lisonjeada, honrada e emocionada com esta postagem.
    Fico muito feliz que tenha se envolvido por completo (poderíamos dizer “perfumar” ou “defumar” ao invés de feder a chocolate?hárara…) e espero do fundo do coração que seja um bom começo para você começar a produzir maravilhas na arte do chocolate.
    Realmente ela pode ser um tanto mística no começo, mas você viu ao vivo, em cores e com a mão na massa que o negócio tem que sair,né?
    Se não sair, a “gente”faz sair. Claro que sem o apoio moral da turma e sem o André para nos auxiliar a situação pode ser um pouco diferente, mas a união faz a força e você sabe que precisando de algo, é só berrar.

    Muito obrigada e aquele abraço,
    Si