Semana Mesa SP 2010

Mesa Tendências 2010: Palestras

Tentei fazer a melhor cobertura que pude do maior evento gastronômico do país que se subdivide em vários outros eventos “menores” dentro do todo. Fiquei mais envolvido com o Mesa Tendências e Mesa Ao Vivo.

O tema geral deste ano era sustentabilidade, tendo como mote: o que a gastronomia pode fazer pelo planeta? Isso que foi debatido no Tendências pelos profissionais da área nas suas palestras.

Sempre fico receoso quando empresas/eventos resolvem bater na tecla da sustentabilidade, pois para cair no famoso greenwashing é fácil e por vezes acaba acontecendo. Greenwashing é o termo que designa quando a entidade proclama ao mundo que possui programas e projetos para com o meio ambiente, mas na realidade não faz nada do que prega. Em suma, uma propaganda enganosa.

Mesa Tendências 2010: Pratos

De um modo geral, como em todo mercado alguns sabem ou tem consciência enquanto outros não tem a mínima ideia. Ou melhor, idealizam demais a teoria e, infelizmente, a prática não reflete muito bem aquilo escrito. E em alguns casos caí num viés de assistencialismo que, ao meu ver, é uma tremenda cilada. É preciso lembrar que é comércio e não filantropia.

Espero que essa inciativa dos organizadores se perpetue nas próximas edições e gere frutos. Durante o Jantar da Terra deu início a Carta São Paulo com princípios em que os profissionais da área se comprometem trabalhar para melhorar o planeta. Assim que encontrar o texto na íntegra disponibilizo.

Adoraria ter as respostas para as várias questões acerca da sustentabilidade, mas não tenho. Porém, acredito que não é meu papel fantasiar que tudo vai dar certo. Torcer pelo melhor, claro. Mas de modo coerente e concreto.

Mesa Tendências

Semana Mesa SP 2010

Quanta informação, muita mesmo. Ao contrário da edição de 2009, as estrelas desse ano foram sem dúvida nenhum os chefs brasileiros e os adotados. O compromisso em colocar o ingrediente no seu melhor momento, com produtos daqui e mostrando que a gastronomia brasileira é multifacetada.

A apresentação do Rodrigo Oliveira (Mocotó) e do Julien Mercier (Hotel Ceasar Park) foi um desses casos. Um simples torresmo servido no Mocotó, um dos petisco mais triviais que existem tem tanto estudo e dedicação para — por que não? — honrar o porco e deixá-lo ainda melhor.

O trabalho do José Barattino (Hotel Emiliano) para melhorar a produção dos fornecedores e aumentar a demanda. E claro, nas apresentações do Tsuyoshi Murakami (Kinoshita) e Roberta Sudbrack (Restaurante Roberta Sudbrack). Na apresentação da chef, o cheiro de goiabada invadiu o auditório. Muita fome.

Outra apresentação que surpreendeu, e ao menos, não faz parte da minha realidade foi do Viko Tangoda (Viko Culinária) mostrando a realidade de um buffet num evento grande: 5000 pax! Leia-se: 5000 pessoas sentadas. O plano de ataque, o planejamento… dava vontade de chorar.

Agora, as palestras do Hervé This e Yoshihiro Narisawa (Les Créations de Narisawa) para mim fogem de comparações, únicas por si. Um dia antes da palestra do This, encontramos ele no prédio do auditório, muito simpático e solícito já disparou: gastronomia molecular está morta! E quando crescer quero ter 1/10000 da mentalidade criativa de Narisawa-sama, criou sopa de terra, dashi de cedro e eucalipto, carvão de alho-poró. Parece estranho, e realmente é, mas é inegável o processo criativo e estudo em cada prato.

Mesa Ao Vivo

Semana Mesa SP 2010

Não fiquei tanto nele quanto ano passado, não encontrei a fórmula para me desdobrar em dois para cobrir os eventos ao mesmo tempo. Mas tentei!

Esse ano consegui passar pelo coquetel montado pelos alunos do Senac no primeiro dia e no Melhores da Cidade (bares/botecos e banqueteiros, de restaurante não consegui). Mas infelizmente, os workshops não vi nenhum. Cheguei no final da aula do Flavio Federico (Só Doces), uma pena.

No último dia foi quando aconteceu o Melhores da Cidade de banqueteiros e quem estava entre eles? A Paula Cookie (The Cookie Shop) Alexandre (Xan Xan Chocolates)! Fui dar um alô para eles.

Gostaria de agradecer a Caroline que estava de apoio imprensa, sem o auxilio dela não teria conseguido registrar as imagens. Para mais fotos, veja Semanamesasp.

Acredito que tenha ficado óbvio que gostei do evento. Mas de nada seria sem as pessoas que pude conhecer ao vivo, finalmente, e reencontrar tantas outras! Prefiro me abster da indelicadeza de tentar citar todas, foram tantas, alguém poderia ficar de fora. Entretanto, tenham certeza: me diverti horrores!

Semana Mesa SP 2010: Produção dos alunos do Senac

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Adorei conhecer vc! Pena que foi aquela correria! Vamos mantendo contato. Quem sabe na proxima vez batemos um papo sem pressa!!Adoro seu blog!!
    bjao
    Luciana

  2. Vitor, não pude ir ao Evento esse ano, nada de aula e muito menos assistir as palestras, mas foi por uma boa causa! Estive em Paris dando uma reciclada e fazendo cursos bem bacanas! Mas como sempre você pode nos brindar com lindas fotos e texto deliciosos! Continuo te esperando em Aguas de São Pedro! Um grande beijo
    Patricia

  3. Esse ano não fui, mas acompanhei pelos twitters .
    Fico feliz em ler seu parecer sobre a “sustentabilidade” em seu blog.
    Vi a foto da simpática chef Bené que sempre esta entre os melhores banqueteiros.
    bj
    Claudia

  4. Quais dias vcs foram?
    Eu fui no dia 27, fiquei duas horas e meia na fila pra entrar, passei muita raiva. Não só eu, todos que ficaram na fila comigo.
    Perdemos muitas palestras e quando eu finalmente consgeui minha credencial e pude entrar no evento, não consegui me escrever nas palestras que eu queria [ no meu dia, a Juliana Motter ia fazer um panetone de brigadeiro. Mas nem vi :( ]
    Cheguei lá as 13:30 e só entrei as 16:30.
    Revoltante.
    Mas fora isso o evento foi otimo xD

  5. Meu sonho ir na Semana Mesa SP !!! Pelo que li deve ter sido pouco fascinante!!

  6. Hugo, eu adorei conhecê-lo pessoalmente.
    Você é um cara super legal.
    O dia que eu conseguir tirar essas fotos, ih…
    Parabéns
    Viu a Ciça Roxo?

  7. Foi legal mesmo, né? Adorei ter te encontrado, pena que vc ficou pouquinho – no próximo já está escalado pra ficar na barraquinha!