Sorvete de Melancia e Manjericão

A vontade de fazer este sorbet veio depois que provei o mesmo sabor no coquetel do Semana Mesa SP 2010 produzido pelos alunos do Senac/SP.

O perfil de sabor ficou bem parecido, só a textura diferiu um pouco, além da coloração. Como podem comparar com esta foto. Talvez o que provei era sorvete ao invés de sorbet, porém não lembro de ter percebido nenhum gordura. Ou o modo de fazer tenha sido diferente. Por exemplo, não uso claras no meu.

De qualquer maneira, a combinação dos sabores funciona! É o que importa e o que me levou a fazer o sorbet. Ainda bem que melancia está na época.

Uma bola de sorvete de melancia com uma folha de manjericão por PratoFundo.com

Sorvete de Melancia e Manjericão

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 6 horas
Total: 6 horas 20 minutos
Rende: 900 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 75 g açúcar cristal
  • 50 mL água
  • 1 kg melancia madura (em cubos sem semente gelada)
  • 25 folhas de manjericão limpas
  • 50 mL vodka
  • 5 mL suco de limão siciliano
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Junte a água e o açúcar cristal, leve ao fogo baixo até dissolver. Reserve.
  • Processar a melancia com mixer de mão ou liquidificador até virar um suco bem homogêneo. Adicione a calda de açúcar e misture bem. Reserve.
  • Processar as folhas de manjericão, vodka e o suco de limão siciliano, acrescente cerca de 100mL do suco de melancia apenas para aumentar volume. As folhas devem ser bem processada para liberarem o aroma e gosto de manjericão.
  • Acrescente a mistura de manjericão ao suco de melancia e misture bem. Experimente, caso necessário ajuste. A quantidade de açúcar e de manjericão podem variar de acordo com o seu gosto pessoal. Passar por uma peneira fina, usar o suco coado.
  • Levar para a sorveteira, caso ela seja apta a fazer sorbet. Depois do processo na máquina, transfira para recipiente adequado e leve ao congelador.
  • A cada duas horas, quebre os cristais de gelo com um garfo para deixar a textura do sorbert mais suave. Processo realizado duas vezes. Caso não tenha a sorveteira, repita esse método umas 4 vezes.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 300kcal (15%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: sorbet, sorvete caseiro
Uma bola de sorvete de melancia com uma folha de manjericão por PratoFundo.com
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




10 Comentários (Deixe o seu!)
  1. maria de lourdes santos de araujo:

    Boa tarde ! olha trabalho com sorvetes artesanal mas faço pequenas porções .
    Faço por encomendas ,gostei dessa ideia do sorbet de melancia com manjericão !!!! ja faço o sorvete de melancia mas minha receita é diferente tb faço o de manjericão ,chamo os meus de gelato tenho ja 23 sabores diferentes registrei e vou patentear oque vc acha? devo patentea-los sou conhecida como lourdes sorvetão kkk ou lourdes dos sorvete exoticos,tb não uso claras nos meus .
    amei de verdade essas receitas, vou faze-lo todas amo experimentar ainda mais quando vem de uma pessoa tão experiente como vcs.

    beijos

    1. Vitor Hugo:

      Pelo que entendo de patentes e afins, não é possível patentear receitas. Mudou um detalhe mínimo, já é outra coisa. O que é possível é fazer marca registrada. Só uma coisa, gelato é sorvete em italiano, é diferente de sorbet. São produtos distintos.

  2. Daniel Magri:

    Fala Victor, blz?
    Essa combinação é realmente uma delícia, refresca até a alma. Em dias quentes é a melhor pedida. Se sobrou um pouco manda pra cá.
    Abs.

  3. Luisão:

    Caro Vitor, desculpe a pergunta tosca… mas tem um email de fazer o sorbet sem a sorveteira? Abs.

  4. Lais Negreiros:

    Fiz a receita aqui e ficou super delicioso, ar suave…sofisticado. Gostei mesmo. Adoro esse blog e o jeito como leva. Vou cursar agora gastronomia pelo IESB em Brasília e sempre fico bastante empolgada quando vejo espaços como este…além do mais, a escolha da faculdade é de suma importancia, tem que procurar aquela que dá uma atenção maior e respeito ao curso, por isso vou fazer no IESB…a estrutura e a qualidade são sensacionais. Parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando!

    ABraços

  5. wair:

    A cara do sorbet está ótima. E como adoro melancia, vodka e manjericão, a idéia de uni-los num unico momento vai para minha cozinha a.s.a.p! Abs

  6. Marilia:

    No senac a gente também nao usa clara de ovo, colocamos glucose e estabilizante nessa proporção:

    suco de frutas natural 250 g
    açúcar 80 g
    água 150 g
    glucose 30 g
    estabilizante 2,5 g

    E a maquina de sorvete é bem grande, o sorbet sai pronto, nao sendo necessario esse processo de quebrar os cristais,talvez isso mude a textura.

    1. nilton:

      Olá, Gostaria de fazer sorbet para vender, onde posso encontrar a máquina?!

      1. Vitor Hugo:

        @Nilton: máquinas industrias não saberia dizer, porém, normalmente em lojas que vendem equipamentos para restaurantes/hoteis podem informar melhor.

  7. Samara:

    Boa tarde Victor. Sou a professora responsavel pela produção das sobremesas do coquetel dos alunos no Semana mesa SP. O que vc provou era um sorbet sim!!!! penas utilizamos tecnicaas de balanceamento Adequadas
    Atenciosamente
    Samara