Sonho de Padaria de Doce de Leite

Fritura é um dos tipos de cozimento que dificilmente faço em casa. Nem de longe é devido as questões de saúde, adoro uma fritura. É de ordem mais prática mesmo: fritura suja deus e o mundo. Como sou eu quem vai limpar depois, evito sempre.

Sonho de Padaria deDoce de Leite

Nunca havia feito sonho, sabia o básico que é uma massa fermentada e frita. Mas os pormenores da sua produção, necas. A ideia de fazer o doce surgiu, novamente, de um coletivo. Igual ao Panettone. Desta vez o culpado é o Diego do ThinkFood<, o senhor pode vir limpar a cozinha, viu? E chamou mais gente, olha: A Cozinha Coletiva, MammaFoodie e The Cookie Shop. Não vale flopar, hein?

Procura aqui e ali, encontrei a receita da vovó dazamiga, Palmirinha Onofre, feita no especial de natal no programa do Olivier Anquier ano passado. A premissa já era boa e lendo o modo de fazer, ficou ainda melhor. Relativamente fácil e rápida mesmo sendo fermentada. Não mudei praticamente nada, a não ser (como sempre) a quantidade. Reduzi para 1/3 em relação a original, e o meu rendimento foram 15 mini-sonhos.

A massa pronta e sem recheio não é doce para contra-balancear a doçura do recheio que normalmente é bem mais doce. Caso tenha um ataque de formiguismo acrescente mais açúcar na massa.

Falando no dito, a massa aceita praticamente qualquer um dos recheios clássicos: goiabada, creme, doce de leite… e quais mais desejar. Optei pelo doce de leite por ser o mais fácil, estava com um potinho aberto e precisava usar. Junto dele havia um restinho de creme de leite fresco, que também entrou na dança. Será que devo chama de chantilly de doce de leite ou doce de leite aerado? Bom, só sei que a junção funcionou.

No caso, usei uma versão diet do doce. Ou seja, ela não tem açúcar, mas o gosto de doce de leite é alcançado. Não me olhe assim, foi a menor versão que encontrei. E era bem bom até, considerando a situação. Ah, o fato de não ter a açúcar não significa que não seja doce. É sim, via adoçante.

Sonho de Padaria deDoce de Leite

Sonho de Doce de Leite

Pré-preparo: 20 minutos
Tempo de preparo: 40 minutos
Total: 1 hora
Rende: 15 unidades
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

Ingredientes: MASSA

  • 5 g fermento biológico seco instantâneo
  • 85 mL leite integral (morno)
  • 220 g farinha de trigo ( + para polvilhar)
  • 30 g açúcar cristal
  • 20 g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 1 ovo
  • açúcar de confeiteiro impalpável (para polvilhar)

Ingredientes: RECHEIO

Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Misture o fermento biológico seco ao leite, acrescente 1/3 da farinha de trigo (~70g). Reserve.
  • Numa tigela junte os demais ingredientes: açúcar, manteiga, 1/3 da farinha de trigo e o ovo. Acrescente a mistura do fermento, misture muito bem. O último 1/3 de farinha de trigo será adicionado aos poucos, a massa não deve ficar pegajosa. Pode ser necessário mais farinha de trigo.
  • Sove por cerca 5-8 minutos, a massa deve ficar lisa e uniforme. Reserve na tigela coberta com um pano por 20 minutos ou até dobrar de tamanho.
  • Após o fermentação, abrir a massa com 1cm de espessura e cortar círculos de 5cm de diâmetro. Dispor sobre uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Reserve, deixar crescer por 25 minutos ou até dobrar de tamanho. Cubra com um pano também.
  • Fritar com óleo suficiente (fritura por imersão). O óleo não pode estar muito quente, caso contrário irá dourar por fora, mas pode dentro estará cru. Frite até estar dourado, drene em papel-toalha.
  • Espere esfriar (ficar morno) para rechear.
  • Recheio: bater o creme de leite fresco em ponto de chantilly, acrescente o doce de leite aos poucos. Deixar na geladeira até a hora de usar.
  • Corte o sonho ao meio com uma tesoura, preencha com o recheio e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 250kcal (13%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: confeitaria brasileira, doce de leite, pao doce
Sonho de Padaria deDoce de Leite
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




24 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Michelle:

    Não deu certo, a massa não cresceu. Depois vi na receita da Palmirinha que o fermento e tablete e nao seco. Esse sonho virou pesadelo.

    1. Vitor Hugo:

      Existem dois tipos de fermentos secos: 1) instantâneo: não exige reativação e foi o utilizado na receita; 2) seco não-instantâneo: exige que seja reativo conforme o fabricante indica. Sabendo utilizar o fermento, os tipos são intercambiáveis entre si, apenas é necessário fazer a equivalência deles.

      O seu não cresceu, das duas um: usou o fermento não-instantâneo e/ou o seu fermento estava vencido/velho.

  2. Isadora Martins Pontalti:

    É este mesmo!
    Normalmente é vendido nas padarias melhores, que se dão o trabalho de assar E fritar.
    Já fiz na aula: é a mesma receita do sonho comum, mas vai ao forno até ficar uma casquinha por fora, e depois rapidamente pra imersão.

  3. Lelila:

    A minha tia sempre fazia, mas ela recheava antes de fritar. Não me pergunte exatamente como, mas ela fazia. Dessa forma, o recheio não escapava na hora de comer e não fazia sujeira!!!
    Adorei a receita!!!!

    1. Vitor Hugo:

      Gente, sua tia é ninja! Bom, com goiabada até consigo imaginar como… mas o creminho tradicional e doce de leite, acho que iria vazar legal.

  4. wair:

    Adoro sonho com recheio de goiabada.Quase não se encontra mais nas padarias de Sampa, quase sempre recheados com um creme esquisito…
    E também prefiro os sonhos menorzinhos, para poder comer mais com menos culpa. E uma vez comi um sonho com uma espécie de cocada como recheio, mas assim não vale – gosto de coco em quase tudo! abs

    ps – que grosseria a minha! esqueci de dizer que os seus sonhos estão com uma aparência deliciosa. Abs!

  5. AndreaDomingas:

    Sensasional! Adorei o deltalhe do doce-de-leite aerado! Uma novidade, pelo menos para mim, acostumada ao recheio amarelinho tradicional, Já está planejada para ser feita em breve aqui em casa!

    Bjs

  6. João Gabriel Margutti Amstalden:

    Com certeza farei! Deu água na boca!

  7. akemi:

    Esses dias mesmo estava com uma larica danada de comer sonhos. Tinha passado mas vendo os seus sonhos voltou de novo! Eita!
    Sabe que lendo os comentários, lembrei de um pão recheado com sorvete que era preparado assim no Japão? Era um pão assado em formato de corneta, como esses canudinhos para rechear com maionese (cafona??? rss). Na hora de servir, era rapidamente frito para ficar crocante e depois recheado com sorvete tipo soft, uma delícia!
    Agora fiquei com 2 laricas! kkkkk
    Obrigada por indicar o meu blog de comidas orientais!
    Abcs!

  8. Diego:

    Vou te mandar um desengordurante spray. UHAuhauH Mas a propósito, o sr gostou da desculpa pra comer uma boa e velha fritura né!? Abç

  9. leticia:

    Vitor…vc é “Flórida” mesmo….até sonho cara! Quando eu penso nessas gostosuras eu olho para meu fogão e penso: “hummmm, vou na padoca!”
    Mas adorei a receita me abriu o apetite, principalmente com esse recheio nham nham nham!!!

  10. Anna Raquel:

    Ficaram lindos!!

    Qual é a consistência do doce de leite com chantilly? Fica mais leve que o doce de leite comum, né?

    Também me interesso por uma receita de sonho assado!!

    1. Vitor Hugo:

      Ai, é difícil de descrever. Tem gosto do doce de leite só que mais leve?! Fica… aerado mesmo, não chega a ficar como mousse.

  11. NEUSA MITSUKO:

    Vitor conheço um sonho que é assado, fofinho, delicioso.Não deve fazer sujeira né!
    Será que vc e sua turma não conseguem a receita?
    Aqui na vila Sonia, SP, encontro só às sextas-feiras, na loja de fábrica da Casa Victoriana. Segundo a atendente só um dos funcionários sabe fazer, os outros não conseguiram aprender ainda….Ele vem besuntado com óleo e depois rolado numa mistura de açúcar com canela em pó,que nem os pretzels dos shoppings.São moreninho igual aos primos fritos.
    Beijo

    1. Vitor Hugo:

      Essa eu não conheço. Ué, é assado e vem besuntado em óleo? Como assim? Será que não é assado e depois frito como a Isadora disse? Pode ser né!

  12. Isadora Martins Pontalti:

    Realmente um sonho.
    Tenho um receita que é assada e depois frita por imersão: ficar super interessante, mais sequinho e bem cozido no meio.
    *;

    1. Vitor Hugo:

      Deve ser bem bacana, mas dá mais trabalho, hein? Assa e depois frita? heheheh

  13. Sandra Peres:

    Estou acompanhando essa blogagem coletiva, fiz sonhos na semana passada, também não gosto de frituras, por todos os motivos, de saúde, de sujeira, de medo de ficar crú por dentro.
    Vou repetir a receita depois de ver todas da blogagem, ainda não encontrei uma que mninha mãe fazia de um livro da união.
    Gostei do seu recheio, pra ser honesta gostei do sonho todo.

    Beijos

    1. Vitor Hugo:

      Recentemente esse livro voltou a ser editado, quem sabe ele não esteja lá?

  14. Carol Rodarte:

    Oi, vim parar aqui indicada pela Perola, do Pe na Cozinha. Amei a receita. Parabens pelo site, é otimo!

    bju

  15. Raquel de Meneses:

    Eu só vim dizer que tô sofrendo. Certo que engordei só de olhar.
    Estão lindos, Vitor! Surpresa nenhuma aí, você sempre arrasa. Beijo.

    1. Vitor Hugo:

      Ah, quem mandou você morar tão longe! :P

  16. marina mott:

    Que delícia. Adoro sonhos. Vou experimentar esse recheio, muito embora meu sonho mesmo é conseguir fazer uma creme de confeiteiro para rechear os sonhos que tenha o gosto do que eu comia quando criança. O mais perto que eu cheguei foi com uma mistura de vários, contando, inclusive, com um pouquinho de chantili. Beijo!

    1. Vitor Hugo:

      Provavelmente esse creme da infância não é o creme de confeiteiro clássico, heheheh Tenho lá minhas dúvidas que padaria normal faria do modo clássico.