Conheça o Google Recipe

No final de fevereiro o Google lançou mais um serviço ao seu mecanismo de busca e isso poderá influenciar bastante a maneira como buscamos receitas na rede, Google Recipe View.

Por enquanto a funcionalidade está disponível para as buscas dos EUA e Japão, mas acredito que em breve poderá chegar no Brasil também. Por outro lado, fico um pouco receoso quanto a vinda.

De uma maneira empírica sinto que o serviço faz mais sentido para os americanos do que para nós. Tenho a impressão que esse segmento de procura não é tão forte aqui como lá fora. Quero dizer, é forte, mas não o suficiente.


[Link do video]

No video é explicado de maneira bem rápida e suscinta como funciona. A apresentação é feito por Scott Giambastiani um dos chefs executivos do Google. Sim, no complexo googlístico tem chefs e outras coisinhas mais: What do they eat at google.

Então, para que serve essa nova funcionalidade? Basicamente filtra a sua busca no Google para receitas. Por exemplo, se você fizer uma busca para camarão nem todos os resultados vão ser receitas, certo? Com Google Recipe, você verá apenas as receitas.

O lado não tão legal assim, para que o Google consiga indexar corretamente a receita publicada por blogs e afins o sistema se baseia em microformats que dizem aos bots o quê é o quê e assim fazer a indexação. O código-fonte fica uma sopa de letrinhas:

Código Google Recipe

Fazer isso na unha não seria nada legal, mas nada mesmo. Porém, como sempre irá existir algum dev/programmer para criar uma solução bacana, assim surgiu o plugin RecipeSEO, para WordPress, que faz o trabalho pesado para nós. Foi desenvolvido por Allison Day, codeSwan.

Existe uma versão online com a mesma funcionalidade para quem usa Blogger e Tumblr: RecipeSEO Application.

O plugin é bem promissor, gostei da ideia e da extrema boa vontade da desenvolvedora. Só teria alguns pitacos aqui e ali, mas no geral é a melhor solução que existe no momento. Por enquanto, estou testando ainda para ver se vale a pena investir nisso, como ainda não existe a certeza que irá vingar e se virá a Brasil.

E você, o que achou? Vai cair de cabeça na ideia do Google ou deixar batido?

[ATUALIZAÇÃO – 27/03/2011]
Surgiro a leitura do artigo da Amanda Hesser sobre o tema: Google’s New Recipe Search.

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

11 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Por enquanto, vou deixar batido. No fouet…Abs!

  2. Oi Vitor,

    Além do RecipeSEO, tem um outro plugin pra Worpress que me pareceu interessante também que é o hRecipe, não sei se vc já conhece: http://wordpress.org/extend/plugins/hrecipe/

    O hRecipe tem umas opções a mais de configuração. Por outro lado a nova versão do RecipeSEO permite você editar a receita criada.

    Vamos ver como isso tudo vai caminhar.

    Abraço,

    1. Eu vi o hRecipe, mas achei feio :x Explicando melhor, não senti que seja tão user friendly como são as coisas do WordPress, em geral. Na verdade, a versão anterior (1.2) já permitia, a nova (1.3) adicionou outras características. Até chegar num modelo que mais me agrada irei fazer um híbrido entre os formatos, o duro é saber se vai chegar aqui no Brasil.

  3. Adorei seu blog. Parabéns.
    Usei este artigo no meu blog citando a fonte, claro.
    Espero que não se importe de mencionar vocês.
    Sou jornalista e sei da importância de citar fontes.

    Depois dê uma olhada no meu, faz pouco tempo

    1. Agradecemos a preferência :) Visitei o seu blog, mas não achei o post.

  4. seria legal se desse pra pesquisar receitas apenas com os ingredientes que temos em casa.

  5. Que comentários tecnológicos… fiquei perdido :)
    Mas como mero morta que não entende de programação, mas gosta de encontrar uma receita “supimpa” na internet, eu achei sensacional a iniciativa.

  6. Como simpatizante do Tio Berners-Lee e da Web Semântica, aplaudo qualquer coisa que incentive o uso de microformatos.
    Mas concordo que pra coisa “pegar” o ônus não pode ficar com o produtor de conteúdo. Achei bem interessante esse plugin!
    Esses metadados fazem parte de algum tipo de especificação para receitas ou são recomendação do Google?

    1. O conceito é muito interessante, mas vai dar um trabalho monstro! :P Lá nos EUA vai ser “fácil”, os principais portais de receitas já estão adaptados para isso, enquanto aqui no Brasil apenas um (dos mais grandes). Sem falar no quesito blogs, lá fora tem um vibe serious business bem maior do que aqui.

      Também gostei do plugin, ruim dele é que ele cria duas tables novas na database do blog para armazenar as informações da receita, ao invés de apenas incluir dos metadados. Mas é melhor do que nada.

      Os metadados são híbridos, digamos. A base segue as especificações do hRecipe do microformats.org, porém no do Google existe mais propriedades, no FAQ dão uma explicada: Recipe.

  7. Ótima a dica dos plugin RecipeSEO para microformats. Depois conte aqui se deu certo.

    1. Ué, mas eu meio que já contei, não? heheheh

«

»