Bolo Suzy do Pierre Hermé

Última atualização: 7 de julho de 2012

Por em

Bolo Suzy do Pierre Hermé

Já comi melhores. Mas vamos por partes, a história é longa! Bolo Susy era para ter sido apenas um simples bolo de chocolate, poucos ingredientes e quase nada a ser feito. Só misturar e assar. Deveria.

Esta receita foi em resposta a um desafio que a Ana Elisa (do La Cuccinetta) lançou, pois o danado não deu certo mesmo seguindo a receita ponto-por-ponto. Isso que a fonte dela nada mais, nada menos é que o famoso chef Pâtissier Pierre Hermé, além de estar na Larousse do Chocolate.

São três pessoas e lugares diferentes (Ana, Fer e eu) seguindo as mesmas instruções… o veredito: tem alguma coisa equivocada na receita! Principalmente na hora de assar que pede que a porta do forno fique entre-aberta. Impossível que asse em 25 minutos. A massa só foi dar sinais que estava no forno no final desse tempo e ainda estava crua, assim, fechei a porta do bicho e assou por mais 20 minutos.

Assar, assou… mas o resultado? Já comi bolos de chocolate bem melhores na vida. A massa lembra quase um brownie ou um fudge que não deu certo. Ruim não é propriamente dito, mas pela carga de fama de quem o indica e de onde veio deveria ser bem melhor, não?

Acha que é só isso? Não, pode ficar ainda mais inusitado.

Ana que ficou “P” da vida com o livro foi atrás de outras pessoas que já tivessem feito o bolo.. e caiu no blog da Valentina (do Trem Bom), sendo que a origem da receita é um outro livro do Pierre: Chocolate Desserts. Até aí tudo bem, repetir a mesma receita sem problema nenhum. Porém, o modo de fazer é totalmente diferente do encontrado na Larousse! Isso está com uma cara de “Hahah! Pegadinha do Pierre Hermé” com quem compram livros de comida para que se sintam péssimos cozinheiros e desistam, só para comprar seus quitutes! E como o meu lema “nada está ruim, que não possa ser piorado”: seguindo as instruções do outro livro (o que a Valetina tem) parece que dá certo a receita! Ao menos, a Valetina gostou do bolo.

Caso queiram um bolo de chocolate excelente fiquem com o da Nigella: “Bolo Quádruplo de Chocolate da Nigella“, este foi aprovado. Nas próximas semanas devo trazer um bolo denso de chocolate que não faço há séculos que nem sei de quem é, mas é uma delícia.

Compre pelos links abaixo. O valor não muda e você ajuda o PratoFundo:
SubmarinoWalmartShoptimeExtraAmericanasPontoFrioSaraivaLivraria CulturaFnacSephora

Confira outras ofertas e promoções na XEPA!

Após 600 dias os comentários são fechados automaticamente. Qualquer coisa, entre em contato.

7 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Sem Avatar Taty - Chocotaty:

    Oiii Victor,
    Tambem quero fazer parte desse desafio…posso?
    Tenho o livro e prometo que no final de semana faço o “danado ” do bolo e posto as fotos no meu Blog (http://www.chocotaty.blogspot.com) Ok?
    Conto com a força de todos!!! Cruzem os dedos!
    Um beijo
    Taty – CHOCOTATY

  2. Vitor mau amigo, eu sou viciada, doente mesmo por chocolate!
    E quando vejo uma receita com chocolate que não dá certo quase que vou ás lágrimas!
    Vou a correr espreitar esses bolos todos de que falas.

    Beijocas

  3. É minha gente, na verdade achei o bolo gostoso, tem mesmo uma consistência de brownie só que mais molhadinho por dentro e depois que gelou então (pois o da Valentina mandava colocar na geladeira) ficou ainda melhor, mas com certeza devem existir bolos melhores que farei em breve, pois amo chocolate.
    Beijos

  4. A-HÁ!!!!! Eu sabia que não podia ser só minha mão! (Olha eu me achando a melhor cozinheira do mundo.) Pombas, esse livro é mesmo zicado, então. Vou dizer que o bolo até que ficou gostoso, e o Allex até comeu; e olha que ele não gosta de bolo de chocolate e disse “hmmm, gostoso”. Mas tenho receitas muito mais apetitosas desse mesmo estilo de bolo, e muito mais dummy proof. E “bolo com cara de brownie”… Sou mais fazer brownies, não? Hehehe… Muito mais gostosos e mais fáceis!!!

    Vitor, muito, muito obrigada por ter se arriscado a desperdiçar ingredientes só para tirar um pouco da minha aflição. Valeu! E esse bolo da Nigella é de fato beeeeem bom.

    Beijos!

  5. Sem Avatar Luciana Macedo:

    Estas receitas muito diferentes me deixam nervosa, por isso vou no meu bolo de chocolate mesmo que é muito bom. Mas fiquei curiosa para saber porque não ficou bom, acho que vou arriscar …

  6. @Taty: claro que pode! Quem sou eu para proibir? heheheh Mas no seu caso, não vale! Você faz aquelas torturas do blog, uheuehueheu Não é mais um mero normal, heheh

    @Marizé: somos dois! Gostaria de comer mais chocolate do que como, mas não posso! :(

    @Fer: não que tenha ficado horrível, mas existem opções mais saborosas e a prova de erro!

    @Ana: é ruim mesmo não fica, ainda mais usando chocolates de boa qualidade, mas… como você diz é nhé! uheueheuheu

    @Luciana: ficar bom ele até fica, mas as instruções do livro (Larousse do Chocolate) estão no mínimo equivocadas. E como a mesma receita pode ter duas maneiras de serem feitas publicadas pela mesma pessoa. Não é um resultado excepcional, heheheh

  7. Já me aconteceu seguir receitas de tipos conhecidos no meio e ser impossível aquilo dar certo. No outro dia, segui uma receita de petit gateau de um conhecido cozinheiro português. E apeteceu-me insultá-lo. Era impossível, com aquele tempo de forno.
    Eu já fiz duas vezes a receita que a Valentina publicou e devo dizer que resulta e o resultado é francamente bom. Faço apenas um ajuste ligeiro na temperatura e resulta. Vou experimentar o da Nigella!

«

»