Semana Mesa SP 2011

Demorou um pouco para falar fa última edição da Semana Mesa SP 2011, mas tentando dar uma desculpa bem esfarrapada… até que foi bom essa demora. Senac disponibilizou em video algumas das palestras! O que deixa muito mais interessante, né.

Só vai ser necessário em alguns casos sabe italiano, como o tema do congresso foi Brasil-Itália muitos dos chefs/palestrantes são italianos. Não se pode ter tudo. Ah, no evento em si havia tradução simultânea via fone de ouvido.

Vou aproveitar os videos já disponíveis e tecer alguns comentários.

Bella Masano [link]: falou sobre a sua história junto com o restaurante da família, o Amadeus em Santa Catarina. E como foi o processo para os criadouros de ostras, um trabalho primoroso. Uma paixão praticamente tangível. Outro ponto alto foi: a dona Bella levou ostras frescas para a platéia toda. Sério.
Particularmente não sou tão fã de ostras assim, olha… adocicada, aroma suave e sabor de mar. Mais fresca impossível. Posso não ser fã, mas reconhecer a sua qualidade é meu dever.

Claude Troisgros [link]: Claude, é o Claude. Sempre é bacana assisti-lo, heheheh

Alex Atala [link]: estava visivelmente nervoso, aconteceu alguns problemas antes da sua chegada. Desceu a lenha nos estagiários… pais ligando reclamando que o filho foi maltratado e tal. Não deixou de dizer algumas verdades que muitos novos-deslumbrados esquecem da dura realidade dentro da cozinha.

Dario Cecchini [link]: açougueiro italiano… que nossa! Levou ao palco uma parte da traseira de um boi e foi destrinchando cada parte, além de sugerir o que poderia ser feito com cada uma delas. Não bastava isso, a faca! Nunca vi uma faca tão afiada assim, incrível. E quem é carnívoro saiu de lá com desejos nada púdicos por um belo pedaço de carne.

Helena Rizzo [link]: só uma coisa, quero o pudim de queijo da canastra com doce de leite e sorbet de goiaba.

Existiram outras palestras memoráveis, mas sem os respectivos videos ainda. Como: Julien Mercien e Rodrigo Oliveira (sim, os dois não se separam!), da Samantha Aquim (sobre os chocolates Q).

Oi, Eu sou o Vitor Hugo!

Cientista e Cozinheiro que juntou duas paixões Ciência e Comida: a melhor combinação que existe! Diferente, né? Vem saber mais…

Deixe um comentário

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

5 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Olá Vitor, também sou de Londrina, faço gastronomia e acompanho seu site faz um tempo. Tenho uma dúvida, se puder me contar onde você compra os potes e potinhos para geléias e afins, estou cansado de presentear reutilizando potes de outras coisas. Obrigado!

    1. Compro na HP Plásticos, na Maringá. Praticamente é o único lugar que vende :/

      1. bacana, obrigado! você está trabalhando no Empório Sato?

      2. Yeap, sou eu. hahahahah

  2. Vitor, descobri seu site no começo do feriado de carnaval e te confesso que, hoje, terminei de ler todos os posts (todas as 138 páginas). Amei o conteúdo e o modo como vc escreve.
    Cozinho por diversão, mas adoro umas produções mais caprichadas. E sim! Já sonhei (sonho) com a graduação em gastronomia.
    Vi sua briga para fazer tapioca. Te garanto que não é tão difícil e, se você quiser, te mando uma goma made in Ceará.
    Abraços e me tornei fã de seu site.