Como se faz: Açúcar com Baunilha

Mais uma dica bem básica, mas muito bacana. Açúcar com baunilha, the real deal (a coisa de verdade). Ah, acho feio “açúcar baunilhado” e não me pergunte o porquê… também não sei, heheh.

Como se faz: Açúcar com Baunilha

Já havia comentado sobre em Como Usar Fava de Baunilha. A “técnica” é simples: açúcar + fava de baunilha. E só. Ok, não é tão assim…

No caso, as favas utilizadas eram novas, ou seja, separei justamente e apenas para esta finalidade. Ao contrário de muitas instruções que não pedem para abrir a fava, aqui peço. Indo além, abrir e raspar as sementes e distribuí-las no açúcar. Afinal quero muita baunilha nesse meu açúcar.

E depois do tempo de maturação, segui um dica vista no Food52. É um video com a chef Shuna Lydon falando o que ela faz com a fava depois de usava. Estavam fazendo um butterscotch pudding.

Ela faz o seguinte: lava a fava, seca e desidrata. Depois moí com açúcar. Isso, a fava é moída.

Bom, não precisei lavar e nem secar. Depois do tempo de espera a fava ficou bem seca, então, só precisei moer. Isto foi feito no liquidificador, no mini processador não ficou aquela coisa.

Afinal, qual seria o uso desse açúcar? Isso vai depender de você. Na teoria daria para usar em toda preparação que vai açúcar. Eu concordo com a teoria! :) Assim como o Hot Chocolate Mix, é uma sugestão de prenda.

Açúcar com fava de baunilha dentro de um recipiente de metal sobre mesa azul

Açúcar com Baunilha

Pré-preparo: 10 minutos
Tempo de preparo: 10 minutos
Total: 20 minutos
Rende: 800 g
Autor: Vitor Hugo

Ingredientes

  • 800 g açúcar cristal (ou qualquer outro tipo de açúcar)
  • 2 fava de baunilha
Use as quantidades nas unidades de medidas em peso e volume quando presentes. As medidas em xícaras/colheres são apenas uma cortesia do sistema e menos precisas .
1 xícara: 250mL | 1 colher de sopa: 15mL.

Modo de Preparo

  • Colocar o açúcar num recipiente com tampa.
  • Cortar as favas no sentido do comprimento e raspar as sementes. Misturar as sementes no açúcar dispersando bem.
  • Juntar as favas ao açúcar, cobrindo-as
  • Tampar bem. Guardar em local seco, protegido da luz e umidade por no mínimo 2 semanas.
  • Processar parte do açúcar com as favas de baunilha para que elas sejam pulverizadas. E misture de volta ao restante do açúcar. Pode ser feito no liquidificador.
  • Guardar em recipiente com tampa.

A receita tem links para programa de afiliados, se comprar, o PratoFundo pode receber uma comissão sobre a venda que ajuda a manter o site no ar.
Informações nutricionais
Calorias: 400kcal (20%)
As infos nutricionais são apenas uma cortesia do sistema e geradas automaticamente; podem não refletir a realidade nutricional da receita.
Vem me acompanhar!Confira mais novidades no meu Instagram @PratoFundo!
PALAVRA-CHAVE: tecnica basica
Pote de vidro com açúcar e pedaço de baunilha em cima sobre uma mesa azul
Vitor Hugo

Mestre em Ciência de Alimento, Farmacêutico-Bioquímico e Gastrônomo. Atua como Produtor Gastronômico e Comunicador de Ciência. Criou o PratoFundo para ser o portfólio de gastronomia e ciência.

Fez ou tem uma dúvida sobre a receita? Comente!

Por causa das mudanças de privacidade feitas na Comunidade Europeia, o seu comentário não irá aparecer imediatamente, caso a opção de salvar os dados não for marcada.

Seu email não será publicado. *Campos obrigatórios.

Avalie a receita:




3 Comentários (Deixe o seu!)
  1. Wair:

    Eu nunca tinha processado as favas com o açúcar, sempre raspava o interior e depois jogava as cascas fora – ótima, excelente dica, muito obrigado. Abraços.

  2. Luna:

    Vitor, você me inspirou a fazer, fazia tempo que não fazia açúcar de baunilha, fiz até pra presente. E já quero fazer o Hot Chocolate também por esses dias. Bj!

  3. Renata:

    Ahhh eu fiz açúcar com baunilha desse jeito que vc falou, fiz assim que vi naquele post dedicado ao usa da fava de baunilha. :)
    E ainda coloquei um pouco de canela, e agora uso pra tudo!!!! Uma delícia! ;D